TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CINCOS PARÂMETROS DO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS

Trabalho Escolar: OS CINCOS PARÂMETROS DO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  3.569 Visualizações

Página 1 de 2

A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil. Ganhou esse status porque surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro.

O aspecto considerado fundamental na fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais é o intercâmbio entre as duas dimensões linguísticas: a língua oral e a língua de sinais pois, elas não têm significado isoladamente. Um sinal pode ser constituído por mais de uma unidade mínima, por exemplo, o sinal de “televisão” envolve, simultaneamente, configuração de mão, ponto de articulação, movimento e a orientação de mão, ou seja, na formação dos sinais, a mudança de um desses parâmetros altera o significado do sinal, pois eles são traços distintivos, além de não terem nenhum significado se produzidos isoladamente ou fora de algum contexto. Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.

Dessa forma, nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros: Configuração das Mãos, Pontos de Articulação, Orientação, Movimento, Expressão Facial e/ou corporal.

Configuração das Mãos

São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais aprender, laranja e adorar têm a mesma configuração de mão.

Configuração das Mãos (CM)

Pontos de Articulação (PA)

Movimento (M)

Ponto de Articulação

É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais trabalhar, brincar, consertar são feitos no espaço neutro e os sinais esquecer, aprender e pensar são feitos na testa.

Movimento

Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados acima tem movimento, com exceção de pensar que, como os sinais ajoelhar, em-pé, não tem movimento.

Orientação

Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais querer e querer-não; ir e vir.

Expressão facial e/ou corporal

Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração tem como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais alegre e triste. Há sinais feitos somente com a bochecha como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com