TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Monografias: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Introdução:

Surdez é o nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. A deficiência auditiva pode variar de um grau leve ao profundo, onde a criança pode não ouvir apenas os sons mais fracos ou até mesmo não ouvir som algum.

A surdez pode ser dividida em dois grupos:

• Congênitas: o indivíduo já nasceu surdo;

• Adquiridas: o indivíduo perde a audição no decorrer de sua vida.

Os Números da Surdez No Brasil, estima que existam cerca de 15 milhões de pessoas com algum tipo de perda auditiva.

Os surdos apresentam uma perda auditiva, problema de ordem sensorial, o que dificulta sua comunicação pelas línguas orais, determinando a necessidade de recorrer a outro modo de se expressar, a língua de sinais. As línguas de sinais são de modalidade visual, que é recebido pelos olhos e sua produção é realizada através das mãos. A visualidade é o principal canal de processamento de pensamento que propicia a aquisição, construção e expressão de conhecimento, valores e vivências que levam a uma concepção de mundo muito particular.

As línguas de sinais são reconhecidas enquanto línguas pela linguística, que lhes atribui o conceito de línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo. E não como problema do surdo ou como patologia da linguagem. As línguas de sinais são um sistema linguístico altamente estruturado tão complexo como as línguas faladas, estruturando-se neurologicamente nas mesmas áreas cerebrais das línguas orais.

E de fundamental importância de reconhecer que é por meio da língua de sinais que essas pessoas conseguem realmente participar do mundo, expressando seus desejos e suas vontades e assumindo realmente seu papel na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com