TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS BÍBLICOS

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

DANIEL RIBEIRO DA LUZ

A CURA INTERIOR DE JOSÉ

CHAPECÓ

2015

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

DANIEL RIBEIRO DA LUZ

A CURA INTERIOR DE JOSÉ

Trabalho apresentado à disciplina de Pentateuco, do curso Livre em Teologia, à distância, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

CHAPECÓ

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇAO.....................................................................4

OQUE É CURA INTERIOR..................................................5

O SURGIMENTO DA CURA INTERIOR..............................6

OS FUNDAMENTOS BIBLICOS..........................................6

OQUE ACONTECEU COM JOSÉ.......................................7

CONCLUSÃO......................................................................9

REFERENCIAS....................................................................9


INTRODUÇÃO

A cura interior de Jose realmente ocorreu? Existe cura interior dentro da bíblia? O que é cura interior? Ela realmente existe? Essas e outras perguntas são deixadas de lado quando alguém de status, cargo e titulo fala sobre cura interior.
Simplesmente todo mundo, adere tudo o que o neo-pentecostalismo traz, sem examinar as escrituras ou consultar o Espírito Santo, ou seja, o que é moda e novo estou dentro. 
Então veremos o que é cura interior, onde surgiu, quais os fundamentos bíblicos, e enfim um hebreu de cultura e criação diferente da que nós conhecemos, poderia ter “ferida na alma” e ser curado
interiormente?

 2.0 OQUE É CURA INTERIOR

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 
Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que a vida sempre segue para frente, não devemos nos prender a nada, ou seja, viver acorrentado ao passado.
Segundo a doutrina de cura interior: Cura interior é a cura do nosso homem interior:- da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos. É o processo pelo qual, por meio da oração a Deus Pai, em nome do Seu filho Jesus Cristo, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, auto- piedade, depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo de inferioridade, auto-condenação e senso de desvalorização, etc. Em Romanos 12.2, lemos o seguinte: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..." A cura interior é a renovação de nossa mente.
Cura interior é a cura das feridas emocionais, e é o processo da conscientização da nossa situação. Certas áreas da nossa vida precisam de um toque especial do Espírito Santo de Deus.
Dentro de você existem pequenos compartimentos onde foram armazenados muitos fatos que te feriram durante toda a sua vida, que só você e Deus sabem.
Segundo o que se lê acima, fica claro que a parte psicológica (psicoterapia) do ser humano é o que mais é trabalhado.
Más se uma pessoa é uma nova criatura, as coisas velhas já se foram e passaram, por que ainda se procuram relembrar as coisas que se passaram e remói tudo aquilo que já foi apagado? E pergunta-se: como foi apagado? Simples vamos ao batismo.
A primeira pergunta feita no ato do batismo para o catecúmeno é a seguinte: “você declara estar arrependido de seus pecados?” onde o catecúmeno responde “sim” então em seguida nós vamos para Isaias 43:25 ‘Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” Se Deus não se lembra das transgressões por que o homem vive a remoer o que ficou no passado uma vez que temos que, “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Fp 3:14 Alguém já viu o alvo atrás de alguém? Alvo fica na frente!
E ignorando tudo isso, o cristão procura desenterrar sentimentos, que muita das vezes está morto, ou alimentando sentimentos recentes, ignorando a palavra de Deus que diz para perdoar e amar. Ou seja, um dos trabalhos da igreja que é forjar um caráter de Cristo no povo de Deus fica de lado, para ficar desenterrando e remoendo coisas do passado, para assim o cristão ser liberto de
tais sentimentos.
Então se entende com isso que cura interior é um trabalho que ignora a bíblia e o papel da igreja em forjar um caráter de Cristo.

3.0 O SURGIMENTO DA CURA INTERIOR

Se perguntarmos para os cristãos mais velhos, se havia cura interior na época deles, ou se eles se lembravam de algo a respeito de feridas na alma, logo a resposta será NÃO. Estão porque a resposta é negativa? Vamos aos fatos que norteiam o surgimento desta doutrina. 
Segundo o site Jornal gospel news: “Esse movimento começou na Igreja Católica, depois perpetuou para as Igrejas Evangélicas, o pessoal do Alto escalão das Igrejas adotou isso e até escreveram sobre isso, e os que não buscam informações, os fracos, aderiram ao movimento.”1 Já o site letters vitae: “Cura interior surgiu em 1972, num grupo católico chamado Jesus Senhor, depois ganhou força em 1991 no grupo Água Viva.”2
Com isso já nos basta para compreender um pouco da origem de tal doutrina.

4.0 OS FUNDAMENTOS BIBLICOS

Se procurarmos referências bíblicas dizendo algo a respeito o mais perto que chegaremos é a oração de Davi em arrependimento, pelo adultério com Bate-Seba, que está escrito em salmos 51. Porém, foi uma oração de arrependimento como todo Judeu que se arrepende faria.
Segundo o site Anti-Heresias: Se analisarmos a doutrina da salvação à luz da Bíblia, concluiremos que salvação é “restaurar o que a queda causou”. Ora, somente com a salvação vinda de Deus o homem pode ser restaurado. Se houvesse alguma ferramenta humana para isso Deus não teria enviado seu Filho ao mundo para nos salvar. A Bíblia nos aponta que Jesus é o salvador: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lc.19.10). Seu nome é a expressão da salvação de Deus, que vem do hebraico “Yehovshua”. Quer dizer “o SENHOR é a salvação”. Toda a ajuda vem do alto e não da terra. Quando Jesus falava de novo nascimento a Nicodemos (Jo.3.3,5), a palavra empregada no texto grego para nascer “de novo” é “anothen”, que quer dizer: de cima, do alto, de coisas que vem do céu. 3 Então sendo salvo, a pessoa se torna uma nova criatura, que por sua vez as coisas velhas ficam para trás e tudo se faz novo, sem ir atrás de coisas enterradas pelo sangue de Jesus.
Se perguntarmos entre todos os milagres de Jesus se houve cura interior de alguém veremos que Ele não trouxe isso e sim o arrependimento e a mudança de caráter, como aconteceu com Zaqueu que ao ter um encontro com Jesus, mudou seu estilo de vida, disse que SE tivesse defraudado alguém iria restituir em dobro. Arrependimento e mudança de caráter tudo que se pode ver.
Não podemos anular o que Jesus fez na cruz, e vivermos colocando a culpa em fatos do passado para dizer que temos feridas na alma, rejeitando assim a mudança de caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com