TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Para manter uma empresa funcionando bem e gerando lucro é fundamental fazer uma boa administração. Muitos donos de empresas conhecem as ferramentas de gestão e como executá-las, porém esquecem que a boa administração exige mais que executar tarefas, é preciso planejar com rumo direção bem defenidos, como: "Qual será missão da empresa", ''Qual será meu público alvo'', ''Quanto devo investir na empresa'', ''Como irei divulgar os meu produtos e meu serviços'', ''Enquanto tempo terei de volta o investimento realizado'', ''Quais serão os custos fixos variaveis da empresa, qual será meu lucro baseado nas expectativas de  vendas''. Estas são questões basicas que devem ser respondidas antes de se iniciar qualquer negócios, de acordo com os estudos do Sebrae vinte sete porcento das empresas fecham suas portas antes de completar o segundo ano de vida e uma das causas principais é a falta de planejamento.

É importante conhecer todas as áreas da empresa e o segmento de mercado que esta inserido. O empresário precisa realizar um plano de negócio, lembrando que este plano de negócio não é estático, mas dinâmico, acompanhando as tendências do mercado.

Existem dez pontos importantes para se ter uma boa administração mais conhecidos como os dez mandamentos da administração que são:

  • Elabore um plano de negócio: Descreva e planeje a viabilidade mercadológica e financeira da empresa; também apresente o valor do investimento a ser realizado, a localização e o layout da empresa, o enquadramento tributário, a forma jurídica, a expectativa de vendas os estudos de mercado ( fornecedores, parceiros, concorrente) as estratégias de divulgações e as metas de longo prazo.
  • Divulgue sua empresa: Sempre realize divulgações de acordo com as caracteristicas do públoico,visando demais áreas como prefências do público e não somente as questões financeiras.
  • Crie um clima organizacional favorável:Cada empresa tem seu jeito organizacional baseado no perfil de funcionários e público alvo a ser atendidos.Quando a empresa proporciona um bom ambiente para seus funcionários ela proporciona aos mesmo que consigam produzir um bom trabalho com qualidade e atinjam as metas propostas.
  • Treine e motive os funcionários:Os funcionários devem sempre estar capacitados e motivados para o trabalho na empresa,lembrando que funcionários motivados igual á empresa em crescimento.
  • Conecte-se à internet:Divulgue sua empresa, a internet é um ótimo e excelente meio de divulgação para apresentar a sua empresa.
  • Realize pesquisa de satisfação do cliente:Faça pesquisas de satisfação dos clientes quanto aos seus produtos oferecidos,realize avaliações pós vendas e sugestões de novos produtos a serem oferecidos.Lembre se cliente gera cliente.
  • Acompanhe e adapte-se às mudanças do mercado:É  de extrema importância que o empresário acompanhe as tendências do mercado para o segmento em que trabalha.Seja ela tecnológica,social ou ambiental.
  • Crie uma rotina de trabalho: Crie um sistema de organização para sua empresa.Descreva suas principais atividades dos departamentos ou dos profissionais envolvidos,tanto os operacionais quanto da parte gerencial da empresa.
  • Contabilidade:Sua empresa sua administração,não coloque sua empresa nas mãos de seu contador,sem sua supervisão,lembre-se o olho do dono é quem engorda o gado.
  • Controle administrativo/financeiro:Realize controles de estoques,inventários,fluxos de caixas,contas a pagar e a receber,cadastro de clientes,controles de orçamentos e pedidos.  

O administrador deve conduzir suas práticas sempre pensando na preservação do meio ambiente. Ressaltando  que as questões ambientais são abrangentes que possuem forte relação com outras áreas do conhecimento, além da administração. Isso demonstra a sua social. Importante importância registrar, que o profissional de administração que entende a importância  da gestão ambiental, terá ao seu lado um importante instrumento de diagnóstico do potencial de crescimento de sua organização.Uma vez que gerindo a questão da sustentabilidade ele poderá identificar algumas limitações de ordem social, de regulação e de mercado, que possuem impacto direto no fator produção prestação de serviço. De acordo com Corazza (2003), na esfera estratégica, a gestão ambiental possibilita avaliações sobre os potenciais de desenvolvimento e sobre as restrições ambientais emergentes.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Existem muitas formas de comunicações sejam elas verbais ou não,vamos ver as formas de comunicação existentes e seus conceitos que usadas corretamente trazem grande beneficios para todos.

Comunicação Verbal:
Comunicação Oral: são as ordens, pedidos, conversas, debates, discussões.
Comunicação Escrita: são as cartas, telegramas, bilhetinhos, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revista.

Comunicação Não-Verbal:
Comunicação por mímica: são os gestos das mãos, do corpo, da face, as caretas.
Comunicação pelo olhar: as pessoas costumam se entender pelo olhar.
Comunicação pela postura: o modo como nos sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente, até mesmo a posição dos pés. Tudo isso na maioria das vezes é o nosso subconsciente transmitindo uma mensagem.
Comunicação por gestos: pode ser voluntária, como um beijo ou um cumprimento. Mas também pode ser involuntária, como por exemplo, mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo. Isso é sinal de tensão e, ou nervosismo.

Interpessoal: Uma pessoa se comunica com outras pessoas. Quanto mais pessoas envolvidas neste tipo de comunicação, maiores chances de ocorrer problemas de comunicação.
Interfuncional: Uma Área da empresa se relaciona com outras áreas da própria empresa. A comunicação pode ser verbal, escrita, telefônica ou por e-mail.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com