TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS CIENTÍFICOS RESUMO

Por:   •  8/12/2021  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia de Pesquisa

AULA 2: Métodos Científicos

O QUE É?

        São regras relacionadas aos procedimentos que produzem o conhecimento cientifico, “um caminho para chegar a verdade”. Envolve sujeito e objeto.

        O método científico é composto por:  observar um fato, formular um problema, propor uma hipótese, realizar uma pesquisa para testar a validade da hipótese.

Hipótese: Explica um fato previamente, como se estivesse prevendo uma resposta final, e essa resposta pode ser equivocada ou pode estar correta. Portanto ela deve ser testada, se comprovado, se torna uma teoria.

TIPOS DE MÉTODOS CIENTÍFICOS

  • Método Indutivo: Parte da observação de casos particulares e estabelece uma hipótese de caráter geral. Ex: Vi uma cobra comendo um elefante, logo todas as cobras comem elefantes. É o método mais provável de trazer conclusões precipitadas.
  • Método Dedutivo: é aquele que observa o contexto geral, e a partir da lógica, chega-se a conclusões particulares. Ex: Todo mamífero é vertebrado, todo homem é mamífero, logo todo homem é vertebrado
  • Método Hipotético-Dedutivo: Cria uma hipótese inicialmente, e através da observação dedutiva, isto é, uma análise geral, testa-se o fenômeno abrangido pela hipótese, assim tendo uma conclusão no final. Segue a ordem: acontece um problema, cria uma hipótese, cria-se deduções das consequências observadas e tenta-se derrubar a própria hipótese, caso contrário, há a corroboração, onde confirma-se a hipótese.
  • Método Dialético: Procura contestar uma realidade posta provando contradições.
  • Método Fenomenológico: Investiga e busca interpretar fenômenos que foi perdendo relevância ao longo do tempo, esse método valoriza a interpretação do mundo.
  • Método Histórico: Consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar sua influência hoje.

MÉTODOS X TÉCNICAS

        Métodos e técnicas são dois itens distintos:

Método: é o caminho utilizado para chegar a um determinado resultado, sendo um conjunto de dados e regras para proceder, permitindo atingir um fim previamente determinado.

Técnica: é o jeito de caminhar, sendo o modo de proceder, a operacionalização do método.

PERGUNTAS

PERGUNTA 1

A _____________ é uma resposta provisória e antecipa algo que será ou não confirmado com a pesquisa.

PERGUNTA 2

As duas afirmações abaixo, dizem respeito a qual método científico?

I. De premissas que encerram informações acerca de casos ou acontecimentos observados, passa-se para uma conclusão que contém informações sobre casos ou acontecimentos não observados;

II. Passa-se pelo raciocínio, dos indícios percebidos, a uma realidade desconhecida por eles revelada.

PERGUNTA 3

É um procedimento de investigação e controle que se adota para o desenvolvimento rápido e eficiente de uma atividade qualquer.

A afirmação acima se refere:

PERGUNTA 4

O método científico é composto pelas seguintes fases:

( ) Observação de um fato;

( ) Formulação de um problema;

( ) Proposta de uma hipótese;

( ) Realização de uma pesquisa para testar a validade da hipótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com