TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NOVOS MÉTODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Por:   •  17/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

NOVOS MÉTODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA

TEÓFILO OTONI

2017

KATIA GONÇALVES LEMOS

NOVOS MÉTODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Uberaba – curso de Matemática - como requisito básico para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática.

Orientador Profa. Me: Soraia Abud Ibrahim

TEÓFILO OTONI

2017

APRESENTAÇÃO

Desde os primórdios aos tempos atuais, o homem sempre precisou da matemática para solucionar determinadas situações no seu cotidiano.

Muitos estudantes especulam o porquê de aprender matemática e em que a mesma vai ser útil na vida. Buscando assim, uma explicação para esta questão, o presente projeto apresenta uma reflexão quanto aos métodos existente no ensinamento da matemática nas escolas, explorando a necessidade de implantação e contextualização de técnicas dinâmicas e aprimoradas, mudando o conceito a respeito do saber e ensinar Matemática. Desta maneira, o professor deixa de ser apenas um analista dos avanços tecnológicos, tornando-se um dominador apto a fazer que os alunos aprendam de forma mais satisfatórias, usando novas ferramentas.

O mesmo veio da preocupação que a autora, futura educadora de matemática, percebeu durante os estágios quanto aos obstáculos e medos dos alunos enfrentam na interpretação desses conceitos. Neste sentido, respaldada em várias leituras e conversas com os demais professores da escola, e condoída pela deficiência deles na matéria em questão, propiciou a descoberta desta análise.

Tal fato propôs a autora, investigar alternativas nas quais o professor levasse para a sala de aula novas possibilidades de ensinar, despertando interesse do aluno, desenvolvendo no mesmo, gosto pela disciplina.

PROBLEMA

Como eliminar os obstáculos obtidos pelos alunos diante dos conceitos matemáticos, implantando métodos novos na hora de ensina?

HIPÓTESE

Ao implantar métodos diferentes na hora de ensinar, os obstáculos dos alunos diante dos conceitos matemáticos nas salas de aula, seriam superados satisfatoriamente!

OBJETIVOS

Objetivo geral: Implantar métodos diferenciados no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, eliminando os obstáculos dos alunos tem diante dos conceitos passados.

Objetivos específicos: 

  • Investigar as dificuldades dos alunos diante o modo que os conceitos matemáticos são transmitidos nas salas de aula;
  • Analisar dentre os obstáculos encontrados, quais providencias devem ser adotadas;
  • Propor inovação nas alternativas do professor ensinar e os alunos aprender com gosto pela disciplina.

JUSTIFICATIVA

A ideia dessa pesquisa surgiu da percepção que a autora teve durante o Estágio de Matemática realizado numa escola da rede pública dos anos fundamentais e ensino médio, no município de Teófilo Otoni, onde a mesma presenciou o medo dos educandos em relação à disciplina e a atuação totalmente desvinculada dos professores ao transmiti-la, tornando-se difícil a assimilação.

A análise deste trabalho pondera sobre a aplicabilidade de técnicas didáticas e aperfeiçoadas dos conceitos matemáticos nas salas de aula, a fim de interagir e amenizar o medo dos alunos quanto à disciplina. Nesse olhar, a união entre eles aplicaria maior desenvolvimento por parte dos alunos, onde os professores teriam mais flexibilidade em passar o conhecimento, e o aluno, mais motivação em aprender.

Sendo assim, esse tema se justifica conforme (BRASIL, 2006), onde o autor diz que, se 10 alunos captarem a educação matemática como uma composição do trabalho e a prática da cidadania, aumentaria a absorção dos processos produtivos, a formação ética e o progresso da autonomia intelectual.

Visto que a instituição superior de ensino tem como pilar de formação acadêmica, a pesquisa, o ensino e a extensão universitária, a elaboração dos pré-projetos e projetos finais de conclusão de curso são uma oportunidade em que acadêmico tem de analisar problemas expostos no dia a dia, e consequentemente sugerir alternativas a fim de cumprir o seu papel social.

REVISÃO DE LITERATURA

Este trabalho terá como suporte teórico autores como Alceu Júnior Cotta, (2002); Brasil, (2006); Juan Ignacio Pozo, (2002); Paulo Freire, (2011); Rubens Alves, (2006); entre outros.

De acordo com POZO, (2002), posteriormente às novas manifestações da tecnologia, uma nova cultura de aprendizagem foi confeccionada, onde não há um saber soberano, e devemos aprender a lidar com saberes particulares de conhecimento. Desta forma, se a verdade não é superior, automaticamente, a aprendizagem também não.

Ainda em seus estudos, o autor acima citado, exige modificações diretas em relação a esse ensino, afirmando que a lesão a qual a aprendizagem sofreu surgiu pelos desarranjos onde a sociedade implica o que as pessoas irão aprender e como devem proceder para conseguir.

Segundo ALVES, (2006), há muitos professores, porém, faltam professores educadores, aqueles que ensinam com amor e gosto pela profissão.

Muitas vezes os professores transferem o conhecimento que tem com base em um sistema de aprendizagem defasado, não tem bons resultados com os alunos, pois a forma de passar é retrógada e monótona.

Sendo assim se esse problema persistir, a educação cada vez ficará mais deteriorada e maior serão os obstáculos que esses educandos terão. Na tentativa de atenuar a situação, daí a necessidade de implantar nas aulas alternativas diferentes, que prendam a atenção dos alunos, passando com domínio e clareza a matéria e obtendo bons resultados.

A ideia é ministrar matemática utilizando jogos, brincadeiras, tecnologia e as artes, tornando as aulas mais agradáveis, onde professor irá inter-relacionar-se, aprendendo juntamente com os alunos. Afinal, como já dizia FREIRE, (1996), quem leciona aprende ao lecionar e quem compreende ensina ao absorver. É mútuo, onde ambos aprendem e ensinam juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com