TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DOS SEUS PROFISSIONAIS NESTA ETAPA

Por:   •  22/6/2016  •  Artigo  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 5

OS DESAFIOS  DA APRENDIZAGEM DA  EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DOS SEUS PROFISSIONAIS NESTA ETAPA

Ludimilla Alves Correia

João José Loiola Mendonça

RESUMO: Este artigo tem como finalidade apresentar características dos desafios da educação infantil, levando em consideração que está fase é construída  as primeiras bases de aprendizagem humana.Com base nesta afirmação, é importante que venha-se debater através desta pesquisa, métodos que ajudem a corrigir algumas deficiência tanto na aplicação do conteúdo voltado para a área quanto na compreensão dos assuntos pelos alunos.Sendo assim  procura-se pesquisar novas metodologias de ensino que possam acrescentar  valores positivos que gerem conhecimento as crianças e satisfação e melhoria no desempenho nos profissionais da área.

Palavras Chave: Aprendizagem, Educação Infantil, Melhorias.

 

  1. INTRODUÇÃO

A primeira interação que as crianças têm com assuntos voltados a educação infantil é na chamada pré-escola. Onde passam a descobrir uma nova forma de ser educada, a educação escolar. Nesta fase a criança aprende e depreende sobre a realidade circundante, acumulando conhecimento de várias áreas e de maneiras diversas, no processo de absorção muito importante para sua formação enquanto individuo.

Neste período, a família, elemento chave neste processo, e a escola que é responsável pela adequação desses infantes ao mundo exterior são os principais consolidantes desta fase. Em relação aos profissionais da educação, sabe-se que há algum tempo esta classe luta em prol de métodos educacionais que consigam preparar de forma satisfatória os pequenos, porém ainda há bastante dificuldade em relação a este fator, visto que as teorias pedagógicas e algumas práticas da docência muitas vezes não se encontram.

O objetivo deste artigo é exatamente saber os fatores que podem ajudar  a vencer  esse déficit de ensino e que se relaciona com  as dificuldades da aprendizagem das crianças.

  1. CONCEITO DA APRENDIZAGEM

Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender, quem aprendem modifica e quem se modifica acaba de certa forma agindo de acordo com os resultados daquelas aprendizagens. No processo de aquisição da aprendizagem, são vários fatores que devem fazer parte do mesmo, para que o novo conhecimento se ocorra de forma eficaz, são elas: boa saúde física e mental, motivação, maturação, inteligência e afetividade.

Aprender é um processo que se dá no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade. De acordo com Campos (1979),

 A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto físicas, quanto mentais e afetivas, isto significa que aprendizagem não pode ser considerada somente como um processo de memorização ou que emprega apenas o conjunto das funções mentais ou unicamente os elementos físicos ou emocionais, pois todos estes são aspectos necessários.

3. RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA

É imprescindível para o sucesso escolar  que a criança  note que seus pais buscam motivá-lo para obter este sucesso, de certa forma , os pais são a força motriz para o estudo das crianças e seu bom desempenho. De acordo com Sergio Antônio da Silva Leite, no que desrespeito a está relação:

                            Quando a família e a escola mantêm boas relações, as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança podem ser maximizadas. Assim pais e professores devem ser estimulados a discutirem estratégias conjuntas e especificas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua.

O envolvimento dos pais com a escola é essencial para a aprendizagem de sucesso dos alunos. Não basta que os pais saibam que o filho vai a todas as aulas e realizam as tarefas, eles precisam ter interesse no que cada tarefa consiste, e mostrar que estarão ali, apoiando a criança ou adolescente de seu desempenho.

4.O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESTA FASE

Constatando que cada indivíduo é único e seus desenvolvimentos variam, onde uns aprendem com mais facilidade que outros, entra o papel indispensável do psicopedagogo, pois somente com a importância de ser tratado como único, será possível suprir a necessidade individual conforme a necessidade.

O profissional desta área desempenhará uma docente pratica, atuando dentro da escola. Caberá também a esse profissional encontrar possíveis dificuldades no processo de aprendizagem, realizando dinâmicas com a sociedade educativa com o intuito de estabelecer o processo de troca e interação. Os estudos do psicopedagogo alcançam a sua meta quando consegue compreender as dificuldades do aluno, para que a escola abra espaço e crie recursos para trabalhar com essas dificuldades de aprendizagem. Mas para que isso aconteça é necessário, sobretudo analisar sua forma de ensino e o que considerado como aprendizagem. Vale lembrar que o trabalho do psicopedagogo quando transformado, pode transforma-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com