TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: OS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  5.799 Palavras (24 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 24

OS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Marli de Almeida Nobre da Silva

Profª. Veruska Lima Rangel

RESUMO

Na formação de profissionais do ensino superior é preciso perceber que modelos seguir, que conteúdos transmitir, que classe defender e sob que ponto de vista está se pensando na educação. A docência aliada a uma constante formação e uma di-dática diferenciada pode trazer benefícios tanto para os discentes como os docen-tes. O objetivo dessa pesquisa de cunho bibliográfico é fazer um estudo acerca dos saberes para o exercício da docência universitária dando ênfase ao curso de admi-nistração O saber teórico é uma ferramenta imprescindível para a graduação. Sa-bendo-se que para a consolidação da prática, faz-se necessário a realização de uma analise da trajetória do profissional de educação mostrando que ele não é meramente um técnico, um especialista, é antes de tudo um profissional do homem, do social, do político. Todos esses princípios educativos estarão contribuindo para a construção da identidade do profissional de educação.

Palavras-chave: Docência universitária. Didática. Curso de Administração.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A reflexão sobre a docência no ensino superior tem mostrado a necessidade de estabelecer a identidade do professor, refletir a formação profissional, suas quali-ficações acadêmicas, pedagógicas tanto no âmbito do ensino, quanto da pesquisa e da extensão, uma vez que os mesmos são indissociáveis. Estas duas dimensões são bastante complexas na vida profissional do professor, em qualquer nível e em qualquer área, pois não se nasce professor e nem mesmo pesquisador.

A esse respeito Freire (1996, p.32) traz uma afirmação: “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Pesquiso para constatar, constatando , intervenho, intervindo, educo e me educo. pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.

O exercício de ser professor na atualidade pode ser considerado um ato de coragem, visto que as constantes transformações na sociedade trazem consigo a necessidade do docente repensar suas práticas. Gadotti (2000, p. 215) reforça que "Para mudar a prática, é preciso reconceituá-la, ou seja, buscar novos conceitos que possam explicitá-la de outra forma". Para isso é necessário que haja uma descons-trução de antigas metodologias tendo em vista a necessidade de garantir as compe-tências e habilidades dos educadores.

A Importância da pesquisa para a prática pedagógica dos professores que atuam na educação superior e o saber docente é constituída dos saberes oriundos de diferentes fontes, denominados de os “saberes das disciplinas, os saberes curri-culares, os saberes profissionais (compreendendo as ciências da educação e a pe-dagogia) e os saberes da experiência” (TARDIF; LESSARD; LAHAYE,1991, p.216).

No Brasil, o ensino superior caracterizou-se desde seus primórdios (1808) por oferecer cursos tradicionais como Direito, Medicina e Engenharia. “Quando compa-rados com esses cursos superiores, a formação de administradores tem uma história bem mais recente [...] somente em 1952 se iniciou o ensino da Administração no Brasil” (MENDES, 2004, p.1).

A partir de então, foram definidas por Fayol as funções básicas do Adminis-trador, que segundo o entendimento de Caravantes (1998, p.43) são explicadas da seguinte maneira:

Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçr o programa de ação; organizar é constituir o duplo organismo, material e social da empresa; comandar é dirigir o pessoal; coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os astos e esforços; controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regas estabelecidas e as ordens dadas.

Partindo desse pressuposto surge à necessidade de fazer uma analise acerca dos saberes necessários à docência universitária no curso de administração. Tendo como objetivo geral investigar a prática pedagógica dos professores, no que se refere aos conhecimentos adquiridos para a sua formação; e específicos analisar os saberes necessários ao exercício docente do ensino superior, dando maior relevância ao curso de Administração; avaliar os saberes específicos para a formação e atuação docente; diferenciar os saberes específicos da área de formação com os saberes pedagógicos para o exercício profissional docente.

Diante do exposto e consciente de que as universidades são produtos das re-lações humanas, faz-se necessário fortalecer o debate sobre as possibilidades de estabelecer uma política de formação continuada para os professores universitários. Portanto, o professor precisa ter coragem para assumir o desafio diário de trazer pa-ra o ambiente de ensino uma aprendizagem inovadora que desperte a curiosidade e fomente o prazer de um conhecimento eficaz.

Assim, para alcançar o conteúdo apresentado neste trabalho científico, a me-todologia utilizada foi inicialmente precedida de leitura exploratória e em seguida foram selecionadas opiniões embasadas cientificamente, e, por conseguinte pesquisados vários autores. A pesquisa tem cunho bibliográfico e qualitativo, utilizando como material didático: livros sobre a temática abordada, sites especializados e artigos científicos, através da exploração do tema no qual foi levantado todo o referencial teórico necessário, fichando as opiniões mais importantes sobre o assunto e trabalhando-as na construção desse trabalho.

2 DIALOGANDO COM OS TEÓRICOS SOBRE “SER DOCENTE”

Para a construção deste trabalho será feito um diálogo com alguns autores, dentre os quais cita-se: Edgar Morin, Jacques Delors, Paulo Freire, Piaget, Pimenta, Tardif, Drucker, Masetto, dentre outros autores que tratem do tema em análise.

O professor no contexto atual passa por uma séria crise, retratada pelo des-crédito da sociedade no sistema formal de ensino em todos os níveis, sendo neces-sária, a ultrapassagem de rupturas e conflitos de ordem individual, profissional e so-ciocultural.

O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina e deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com