TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade: atualização em sua etiologia, morbidade e tratamento

Tese: Obesidade: atualização em sua etiologia, morbidade e tratamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  398 Visualizações

Autor: Francischi, Rachel Pamfilio Prado de; Pereira, Luciana Oquendo; Freitas, Camila Sanchez; Klopfer, Mariana; Santos, Rogério Camargo; Vieira, Patrícia; Lancha Junior, Antônio Herbert.

Título: Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento / Obesity: updated information about its etiology, morbidity and treatment

Fonte: Rev. nutr;13(1):17-28, jan.-abr. 2000. tab, graf.

Idioma: pt.

Resumo: As tendências de transição nutricional ocorridas neste século direcionam para uma dieta mais ocidentalizada, a qual, aliada à diminuição progressiva da atividade física, converge para o aumento no número de casos de obesidade em todo o mundo. Isso representa aumento na morbidade e na mortalidade associadas à obesidade, já que esta é fator de risco para várias doenças como diabetes tipo II, hipertensão, doenças cardiovasculares e cálculo na vesícula biliar. A obesidade se apresenta não apenas como problema científico e de saúde pública, porém como grande indústria que envolve o desenvolvimento de fármacos, de alimentos modificados e estratégias governamentais estimulando a prática regular de atividade física e a orientação alimentar a fim de promover melhores hábitos. Assim, o conhecimento das causas e estratégias preventivas da obesidade é o objeto de estudo de pesquisadores de diferentes centros. Esse artigo tem como objetivo rever esses estudos, abordando o aumento na prevalência e incidência da obesidade, doenças relacionadas ao excesso de peso e os tratamentos para redução da gordura corporal (AU)

Descritores: Obesidade/etiologia

Dietoterapia

Obesidade Mórbida/etiologia

Diabetes Mellitus Tipo 2/etiologia

Limites: Humanos

Tipo de Publ: Revisão

Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com