TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade Infantil Causa, Tratamento e Prevenção

Por:   •  16/9/2016  •  Artigo  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 12

Obesidade Infantil

Causa, Tratamento e Prevenção

Ananda Luísa Sales de Lima

Estudante de Ciências Contábeis

Resumo

O sobrepeso e a obesidade infantil são fatores preocupantes em todo o mundo. Os índices estão crescendo de forma alarmante. No Brasil não é diferente, a medida que a desnutrição está sendo erradicada em nosso país, a obesidade está aumentando. Se continuarmos nesse ritmo de crescimento, em pouco tempo alcançaremos os Estados Unidos, que é tem um dos maiores índices de obesidade em todo o mundo. Esse dados no Brasil é graças a mudança no hábito alimentar do brasileiro que a cada dia que passa está trocando o prato típico(feijão, salada, arroz e carne) pelos famosos fast-food (comidas-rápidas). Tudo isso pode ser evitado se houver uma grande reeducação alimentar começando pela mãe, ainda na gravidez.

Palavras-chaves: Obesidade, Infantil, Causas, Hipertensão.

Abstract

Overweight and obesity in children are worrisome factors worldwide . The indices are growing alarmingly. Brazil is no different, as malnutrition is being eradicated in our country , obesity is increasing. If we continue at this rate of growth, soon we reach the United States , which is has one of the highest obesity rates in the world . This data in Brazil is due to change in the Brazilian food habit that every day is changing the typical dish (beans, salad, rice and meat) by the famous fast-food ( food -fast ) . All this can be avoided if there is a nutritional education starting with the mother, even in pregnancy.

Keywords : Obesity , Children , Causes Hypertension

Nos últimos 30 anos, o Brasil reduziu drasticamente os índices de desnutrição infantil, mas em contraste a obesidade e o sobrepeso infantil aumentaram na mesma proporção em que a desnutrição diminuiu. Esse é um fenômeno recente da má educação alimentar e nutricional que se expressa na população independente de idade, cor, sexo ou classe social.

A obesidade é definida quando uma criança está acima do peso normal de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC). Esse excesso de peso pode desencadear diversas complicações na saúde física como por exemplo diabetes, hipertensão, colesterol alto; como na saúde mental, por exemplo, baixa autoestima, depressão e consequentemente queda no rendimento escolar.

Dados do Estudo Internacional de Obesidade Infantil afirmam que a obesidade e o sobrepeso afetam 39% das crianças brasileiras, isso representa um aumento de 1000% em relação há 1974, por exemplo. Essa taxa é considerada extremamente alta, mas que pode continuar subindo se nada for feito. Isso acontece porque existem muito mais crianças com sobrepeso do que com a obesidade propriamente dita.

Segundo a pesquisa de Matsudo, Víctor “ a atividade física praticada pelos adolescentes é maior que a realizada por crianças na puberdade, e estes ainda praticam mais exercícios do que os que estão na escola primária.” Isso significa que quanto menores são as crianças, menos exercícios elas praticam. O grande e descontrolado acesso a tecnologias faz com que crianças e adolescentes deixem ainda mais de praticar esportes.

De acordo com o Ministério da Saúde uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso, o que caracteriza uma situação de epidemia da doença no país. Pensando nisso a Amil criou em 2015 o Prêmio Amil de Combate a Obesidade Infantil, essa iniciativa faz parte do movimento Obesidade Infantil NÃO, lançado em 2014 para conscientizar pais e crianças. Eles receberam milhares de inscrições de todas as partes do Brasil. O grande vencedor foi o projeto Super Liga Gastronomia da Comida, da ONG Gastromotiva, do chef David Hertz. A sua iniciativa cuida da alimentação das crianças em comunidades carentes, ele também desenvolve seu projeto em escolas da periferia.

Obesidade Infantil: Causas

A obesidade infantil segundo a OMS  é um dos problemas de saúde mais graves do século XXI. Em 2010 havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo. A causa da obesidade está relacionada a fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Isso não é um problema somente estético, pois muitas crianças sofrem bullying por parte de seus colegas de escola.

Algumas causas da obesidade podem ser:

  • Consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar

Refrigerantes, doces, sanduíches, batatas fritas, bife passado na manteiga tudo o que uma criança ou adolescente mais gosta de comer. Tudo isso pode ser ingerido por crianças saudáveis desde que seja feito um controle pois se consumido em excesso além da obesidade outros problemas como diabetes podem aparecer. Lembrando que as crianças imitam o que os pais fazem, portanto para seu filho ter uma alimentação saudável ela deve começar por você !

  • Distúrbios Hormonais

A obesidade pode ter relação com distúrbios hormonais como: excesso de hidrocortisona, excesso de insulina, deficiência do hormônio de crescimento. Para descobrir se essa é a causa leve seu filho ao médico endocrinologista só ele poderá passar os exames e consequentemente o tratamento adequado para cada tipo de distúrbio.

  • Sedentarismo

A vida sedentária é bastante facilitada pela tecnologia (smartphones, tablets, notebooks, vídeo games), eles fazem com que as crianças tenham a diversão que precisa sem ter que fazer nenhum esforço. Antigamente era tudo bem diferente, as crianças tinham que brincar se movimentando de brincadeiras como esconde - esconde, pega – pega, tudo isso as tirava do sedentarismo. Não é somente a tecnologia a causa desse sedentarismo, outra causa é a violência urbana que impede as crianças de brincarem por exemplo no meio da rua, isso também leva a elas ficarem horas na frente de uma tv, de um computador.

  • Doenças genéticas

Pesquisas apontam que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chance de desenvolver a doença. E se os dois pais tiverem a obesidade esse risco aumenta para 100% no filho. A criança que tem os pais obesos pode ter a doença porque ela pode ser transmitida através dos genes.

  • Depressão

Pessoas com sintomas de depressão sofrem com alterações no apetite, podendo comer mais ou menos. Pesquisas apontam que geralmente pessoas com depressão tendem a não praticar exercícios físicos e consomem mais doces, o mais comum é o chocolate que possui um alto teor de gordura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (324.8 Kb)   docx (240.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com