TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operação de terminais e armazéns para obtenção e atribuição de um diploma

Projeto de pesquisa: Operação de terminais e armazéns para obtenção e atribuição de um diploma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.788 Palavras (20 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Atividade Pratica Supervisionada em (nome da matéria)

Professor Me:

Nomes dos Acadêmicos e R.A:

Unidade de Ensino: Pólo de Apoio Presencial Uni Educação Catalão - Goiás

Catalão - GO

Setembro/2012 

Atividade Pratica Supervisionada em Operações de Terminais e Armazéns

Professor Me: Luiz Manuel Palmeira

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da matéria Operação de Terminais e Armazéns para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Catalão - GO

Setembro/2012

Conteúdo

Resumo 4

1 - Introdução 4

2. Apresentação da Empresa 5

3. Histórico e Perfil 5

4. Missão Visão e Mercado 6

5. Produtos e serviços 6

6. O papel dos estoques na empresa 7

6.1 Movimentação e Armazenagem 9

6.1.2 Curva ABC ou Curva de Paretto 10

6.1.3 Atividade de Picking 11

6.1.4 Giro de Estoque 12

6.2 Definição e Cálculo de Estoque Máximo 12

6.3 Definição e Cálculo do Giro de Estoque 13

6.4 Modelos de Estoque 15

7. Conclusão 15

8. Referencias 16

Resumo

Esta atividade prática tem por objetivo analisar quais são as vantagens competitivas nos custos logísticos gerados na alocação de uma linha especifica de produtos denominada Linha Branca em um Centro de Distribuição, e a tomada de decisão em uma rede de lojas que atua no segmento de varejo. Serão aqui discutidos os elementos de colaboração logística que são destaque na gestão de estoques e armazéns e que geram um melhor relacionamento entre o varejista, seus fornecedores e o principal, um bom relacionamento com o cliente. Partindo deste contexto apresentaremos aqui uma análise dos custos com estoque existentes no processo em um Centro de Distribuição de uma rede de lojas, a Rede Eletrosom. Será realizada também uma análise de proposta para a melhoria nos processos de gestão e redução com custos operacionais especificamente voltados para a gestão de estoques, com a possibilidade de reestruturações em seus processos logísticos a fim de reduzirem seus custos estoque.

1 - Introdução

Em qualquer processo de movimentação de produtos físicos, propriamente ditos, o custo logístico tem participação bastante relevante no custo final do produto, fator este que influencia diretamente na competitividade da empresa principalmente quando esta tem como foco principal alcançar as classes “C” e “D” de clientes, ou seja, para este segmento a preocupação se torna ainda maior em tem um processo logístico eficiente, mas que não agregue custos exorbitantes aos produtos, como é o caso da varejista Eletrosom S/A, empresa esta que aqui analisaremos parte de sua operação e sua administração dos custos com armazenagem de uma das suas diversas linhas de produtos, denominada Linha de Branca que tem como principais produtos Refrigeradores, Fornos Microondas, Lavadoras, Freezers e outros...

Atualmente nos mais diversos segmentos de mercados existem toda uma filosofia voltada para a reposição de mercadorias, movimentação de estoque e entrega ao cliente, onde todo este processo está diretamente relacionado com ganhos significativos e com a redução dos custos de estoque, além de influenciar diretamente no fluxo financeiro das empresas, mas algumas destas nem sempre analisam os custos que são agregados ao produto de forma sistêmica, pois analisam apenas os custos que estão diretamente voltados para a materialidade, ou seja, o valor da compra de um bem, quando colocada em questão a parte física do mesmo, o conceito de produto no dias de hoje vai muito além da materialidade, podemos definir produto como o resultado de um processo de transformação; algo a que se agrega valor e que está sendo manipulado para posterior oferta ao mercado ou como resposta a uma solicitação do mercado.

Outro grande fator quem tem participação altamente relevante nos custos logísticos de uma empresa, é o sistema de gestão de estoque com o qual a empresa trabalha, o tipo de alocação dos produtos deve ser analisado de forma minuciosa, de forma a analisar a viabilidade de operação com determinado tipo de armazenagem, tanto para entrada(recebimento) de produtos como também para expedição (carregamentos) até o cliente. Os custos com estoque são hoje uma das principais funções logística, e em termos de custo é representado em média de 30% de toda a operacionalização da Eletrosom S/A, custo considerado um pouco acima da média de algumas empresas varejistas, diante desta realidade a empresa busca hoje soluções para otimização e redução dos seus custos com uma das suas principais linhas de produto que é a Linha Branca.

2. Apresentação da Empresa

A Eletrosom S/A. constituída em 11 de julho de 1986 como Rede Eletrosom Ltda e transformada em sociedade anônima em 02 de janeiro de 2010 aprovada em Assembléia Extraordinária de 01 de julho de 2010, tem sua sede na Cidade de Monte Carmelo, Estado de Minas Gerais, a Rua Tito Fulgêncio, 255. Tem como atividades operacionais o comércio atacadista e varejista de maquinas, móveis e aparelhos de uso domésticos, equipamentos eletro-eletronicos, produtos para informática, artigos para presentes como brinquedos e utilidades domésticas.

3. Histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com