TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações De Terminais E Armazem

Ensaios: Operações De Terminais E Armazem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING

Canais de Distribuição

A Distribuição Física é o transporte dos matériais a partir do produto até o consumidor é responsabilidade da área de distribuição, que faz parte de uma administração intregada de materiais ou sistema de logística. Slack Chambers; Johnston,2002.

McCarthy e Perreault 1997; Define a distribuição física como:

O transporte e a estocagem de bens para atender às necessidades de consumidores-alvos com um composto de marketing.

Dizem eles: Logística é outro nome comum para distribuição física.

Os principais desafios e oportunidades de Distribuição físicas, segundo McCarthy e Perreault (1997) são:

• Coordenação das atividades de distribuição física entre as empresas,reduzindo os conflitos e obtendo vantagem competitiva;

• Reduzir custo usando a abordagem do just in time, apesar dos riscos de fornecimento; o just in time exige uma quantidade mínima de fornecedores, às vezes sendo único ou exclusivo.

• Evitar os problemas éticos que possam surgir,atuando com mais responsabilidade social.

O Cross Docking é um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida no armazém ou em um centro de distribuição não é estocada, mas , sim, imediatamente preparada para ser transportada para os varejistas.Uma sincronia perfeita do que entra e do que sai é crucial.

Há também o Merge in Transit., que é considerado como uma extensão do Cross Docking, combinado com o Just In Time, buscando -se evitar grandes estoques intermediários, mas exigindo esforços de planejamento e coordenação bem mais rigorosos.

Segundo Lacerda apud Fleury, Wanke e Figueiredo (2000) os transit. points: são instalações similares aos centros de distribuição, cuja diferença é a inexistência de grandes estoque.

Canal de Distribuição e o caminho particular pelo qual os produtos passam - por centro de distribuição (armazéns, depósitos), atacadistas e varejistas.

Em Batalha (2001), diz-se que , enquanto o canal de distribuição ocupa-se dos aspectos mercadológicos e comerciais, o canal logístico serve de suporte ao canal de distribuição, cuidando dos aspectos operacionais para atendimento da cadeia de suprimento.

Os canais de distribuição podem ser de dois tipos básicos:

1. Venda direta ao varejo (ou distribuição horizontal);

2. Venda indireta ao varejo (ou distribuição vertical).

De acordo com Churchill e Peter (2003), os fatores a avaliar ao selecionar um canal de distribuição são as características dos clientes dos produtos dos intermediários, dos concorrentes, ambientais e organizacionais.

Segundo Churchill e Peter (2003), as funções da distribuição mais típicas são de ordem transacional ( compra, venda e riscos), logística ( concentração , armazenamento, organização e distribuição física e transporte) e de facilitação ( financiamento e pesquisa de marketing).

McCarthy e Perreault (1997) reconhecem a importância de ser oferecer aos consumidores um bom produto a preço razoável como parte importante de uma estratégia bem sucedida de marketing.

Segundo eles, as decisões de distribuição têm efeito em longo prazo sendo mais difíceis de ser mudadas de que as decisões de Produto, Preço e Promoção, pois:

• Pode levar anos e muito dinheiro para o desenvolvimento e arranjos de canal eficazes;

• Os contratos legais com os participantes do canal podem também limitar as mudanças;

• É difícil a movimentação das instalações de distribuidores e varejistas, uma vez estabelecidas.

Dias (2003 ) diz que o objetivo da distribuição e fazer o produto chegar ao ciclo da venda( que abrange desde a saída do vendedor para a abordagem inicial do cliente até o eventual pós-venda ) de maneira rápida, segura, pontual e lucrativa para a empresa vendedora e de maneira acessível, confiável, pontual e segura para o cliente, buscando maximizar três utilidades: de tempo, de lugar e de posse.

Logística reversa

Churchill e Peer (2003 ) dizem que tradicionalmente, os canais de distribuição movem produtos do produtor para o usuário final. Às vezes, porém, os bens se movem na remição oposta. O canal de distribuição que vai do usuário final para o produtor e chamado de canal reverso.Isso ocorre em especial na área de reciclagem.

Leite, (2003 ) define a logística reversa como: a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

Canais de Marketing

A título de complemento, analisam-se agora os canais de distribuição sob o ponto de vista predominante da mercadologia.

Kotler (2002), define canais de marketing como um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviços para uso ou consumo. Segundo ele, as vantagens dos fabricantes, ao utilizar um intermediário, são:

• Muitos fabricantes dispõem de recursos financeiros para comercializar seus protudos diretamente;

Os membros dos canais de marketing realizam várias funções-chaves (Kotler, 2002), são:

• Reunir informações sobre clientes potenciais e regulares, concorrentes e outros participantes e forças do ambiente de marketing;

• Fornecer condições para o pagamento das faturas dos compradores por meio de bancos e outras instituições financeiras;

• Supervisionar a transferência real de propriedade de uma organização ou pessoa.

Um canal de marketing convencional é formado por um fabricante independente, varejista (s) e atacadista (s). Cada um é uma empresa independente que busca maximizar seus próprios lucros, mesmo que essa meta reduza o lucro do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com