TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Imobiliárias

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Operações Imobiliárias                                                      Aula 01

Atividades

Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail. lbogaz@unigran.br

1. Quais são os deveres do administrador mandatário?

Agir e praticar todos os atos para o bom desempenho do mandato de administração;

Indenizar qualquer prejuízo causado por culpa sua, ou daquele pelo qual se fizer substituir, sem autorização do mandante proprietário;

Prestar contas ao mandante;

Transferir para o mandante as vantagens de execução do mandato.

2. Fale dos riscos da eventualidade da visita a imóveis de pretensos locatários, não acompanhados pelo corretor.

A visita de pretensos locatários ao imóvel desacompanhados do corretor gera, indubitavelmente, alguns riscos. São alguns, dentre eles: a possibilidade de deixarem o imóvel exposto, com portas, janelas e portões abertos e, portanto, sujeito vandalismos e intempéries climáticas; a sujeição ao risco de invasão.

3. Pode ser cobrada taxa dos locatários quando da efetivação da locação? Se pode ser cobrada, quais? Se não pode, porque? E qualquer situação justifique a sua resposta.

Não podem ser cobradas taxas do inquilino para ser realizado um contrato de aluguel. O inquilino só deve pagar o aluguel e os encargos permitidos por lei. Não podem ser cobradas taxas de reservas de imóvel, nem é permitida a cobrança adiantada do aluguel, a não ser em contratos que não apresentam garantia ou alugueis de temporada.

4. Fale das providências iniciais da administração de locações.

-Cadastrar o cliente locador;

-Avaliar o estado físico do imóvel;

-Avaliar o valor da locação e mercado do imóvel;

-Obter procuração para administrar o imóvel;

-Elaborar a ficha técnica do imóvel;

-Elaborar o contrato de prestação de serviço.

Obter também copia original, do imposto predial (IPTU), da conta de agua e/ou saneamento, da conta de energia elétrica, da matricula do imóvel junto ao CRI-Cartório de Registro de Imóveis (recente), do ultimo recibo de condomínio e/ou declaração do Sindico-regularização do condomínio (quando for o caso) e cópia de apólice de seguro(quando for o caso).

5. Fale dos cuidados que devem ser tomados na aprovação dos cadastros dos pretensos locatários e dos fiadores.

  A ficha cadastral deve conter todos os dados dos pretendentes e seu(s) fiador(es) de forma a apresentar com transparência as informações necessárias para que se faça uma análise detalhada, criteriosa, minuciosa, parcimoniosa, pois, a relação locatícia normalmente depois de estabelecida, se prolonga por período invariavelmente de médio a longo prazo.

  Em virtude do prazo, do patrimônio imobiliário, do montante financeiro que resultará da operação de locação, a análise e o julgamento quanto ao deferimento ou aceitação do cadastro, deve ser realizada de forma criteriosa e com muito rigor, vez que o administrador está representando o proprietário do imóvel nessa relação e, irá disponibilizar o patrimônio deste para uso de terceiros, assumindo a responsabilidade de fazer dessa relação um negócio seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com