TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orcamento Empresarial

Trabalho Escolar: Orcamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

As empresas que buscam obter uma boa administração sabem da importância de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aperfeiçoamento de seus processos de planejamento, avaliação e controle.

As empresas buscam na administração ferramentas que auxiliam a sua gestão com o objetivo de maximizar os seus lucros e obter os melhores resultados, onde podem ser alcançados através de pesquisas e estudos a serem realizados na área da administração financeira, as empresas podem

utilizar técnicas do orçamento empresarial para lhe servirem como suporte em sua administração.

O sucesso das empresas depende de uma administração eficiente, que sem planejamento não é possível, com o auxilio do orçamento as organizações podem direcionar os rumos de suas operações.“Uma abordagem adequada do

planejamento de negócios é aquela que considera o orçamento como a forma de controle do resultado futuro” (FREZATTI, 2000, p.36).

Com a atual velocidade que o mercado impõe, com as mudanças constantes

nas organizações e a crescente exigência de eficiência na elaboração do orçamento empresarial, é de primordial importância a implementação de mecanismos que possibilitem um controle das receitas, despesas e de custos, para se obter padrões que contribuam na elaboração de orçamentos adequados, proporcionando uma medição efetiva do desempenho da empresa.

De acordo com Padoveze (2006), o ponto fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de tal forma que todos trabalhem simultaneamente em busca dos planos de lucros.

Portanto, o orçamento como um instrumento de gestão utilizado para realizar o planejamento e o controle das operações empresariais de forma eficaz, pode

melhorar a segurança e velocidade na tomada das decisões e contribuir para o

sucesso das empresas.

A organização onde foi realizado este trabalho é a Transportes Dalçóquio Ltda, empresa familiar fundada em 1968, pelo Sr. Augusto Dalçóquio Neto, transportadora de grande porte, cujo faturamento a coloca entre as 500 empresas maiores do Brasil, atua no mercado de transporte rodoviário de produtos perigosos. Presta serviços para empresas de grande porte, como a Petrobras, Kraft Foods, Dow Química e Michelin.

História da Empresa Transportes Dalçóquio Ltda

A empresa surgiu no ano de 1968, com sua primeira razão social denominada Transportes Augusto Dalçóquio, com uma parceira formada junto a Petrobras Distribuidora, que nesta época estava expandindo seus negócios para o sul do Brasil na distribuição de derivados de petróleo e óleo combustível.

No início de suas operações a transportadora possuía uma frota de 5 caminhões, sendo dois Ford-600, um Mercedes-Benz, modelo LP 321, um FNM, modelo D 11000 e um Internacional a gasolina.

No ano de 1975 a Transportes Augusto Dalçóquio passa a se chamar Transportes Dalçóquio Ltda., permanecendo este nome até hoje, sendo o Sr. Augusto Dalçóquio Neto o sócio majoritário e fundador. Com a parceria junto a

Petrobras Distribuidora a empresa começou a se fortalecer no mercado.

Nessa época, a transportadora contava com uma frota de aproximadamente 50 caminhões.

No ano de 1978, buscando expandir-se ainda mais no mercado, a empresa começou a transportar produtos corrosivos e tóxicos, nascendo também sua primeira filial em Arapongas-Paraná.

No início da década de 80, a Transportes Dalçóquio iniciou suas operações de transportes de minérios e fertilizantes com caçambões de 30 toneladas entre os estados de Santa Catarina e São Paulo. Em 1983, numnperíodo marcado pelas grandes enchentes que castigaram todo o Vale do Itajaí, depois de um longo tempo de negociação, a Petrobras Distribuidora passa a sentornar sócia da transportadora com 40% das ações da empresa, com a abertura de seu capital a empresa passa a se chamar Transportes Dalçóquio S/A, com uma frota aproximada de 150 caminhões.

Alguns anos depois a Petrobras Distribuidora colocou à venda a participação acionária de todas as empresas coligadas, consecutivamente as ações que obtinha da Transportes Dalçóquio S.A. Efetuado o leilão pelo BNDES através da bolsa de valores mobiliários de São Paulo, as ações foram adquiridas pelo Sr. Augusto Dalçóquio Neto (95%) e pela sua cunhada, Maria Joana Dalçóquio (5%) tornando-se então os únicos donos da Transportes Dalçóquio S.A. e a empresa voltando a se chamar Transporte Dalçóquio Ltda. Esta mudança, de Sociedade Anônima para "LIMITADA" foi em 15 de junho de 2001.

Em 2002, a Transportes Dalçóquio iniciou operaçõesde transportes com a Kraft Foods Brasil, empresa subsidiária da norte-americana Kraft Foods Inc., a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos e a segunda maior do mundo. A kraft Foods tornou-se em pouco tempo, uma grande parceira no crescimento da empresa, atualmente é o segundo maior faturamento da empresa, ficando atrás apenas da Petrobrás Distribuidora, Hoje a Transportes Dalçóquio possui grande destaque nacional na área de transportes rodoviários de carga e também sendo reconhecida no âmbito do Mercosul. A empresa possui filiais em quase todos os Estados brasileiros e uma localizada na cidade de Buenos Aires na Argentina; todas em pontos estratégicos para melhor atender seus clientes.

Orçamento da Transportes Dalçóquio

O orçamento elaborado pela Transportes Dalçóquio é econômico (operacional) baseado no preço, ou seja, é projetado através do valor monetário das entradas e saídas da empresa, respeitando o princípio contábil do regime da

competência, a empresa está no terceiro ano do seu orçamento, onde o mesmo evolui a cada ano, ele é utilizado para análise gerencial de acordo com as informações necessárias para os gestores do negócio.

São utilizadas apenas as contas de resultado da DRE e não as contas do ativo e passivo, no entanto são observadas com total atenção as contas de estoque,

pois as mesmas influenciam diretamente no caixa da empresa. Na sua elaboração é considerado como um orçamento misto, sendo orçamento de tendências, utilizando dados do ano anterior para realizar projeções futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com