TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Didática

Artigo: Organização Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

Organização Didática da Educação Infantil

1) A rotina está inserida no cotidiano, ela depende da cultura e tem como função a operacionalização do trabalho pedagógico, ou seja, o Projeto Político Pedagógico da instituição. A rotina é organizada pelas instituições e pelas crianças, engloba o planejamento diário, semanal, mensal e anual, e é a rotina a responsável por organizar o tempo/espaço.

2) Historicamente esses dois elementos estiveram relacionados, através da secularização das rotinas, desde a saída do ambiente religioso, constituída nos monastérios, mais tarde tarde transferida para instituições modernas em geral como hospitais, fábricas e quartéis, chegando nas escolas. A rotina está entrelaçada ao processo de escolarização das crianças, é constituído pela organização do ambiente, pelo uso do tempo, pela seleção e propostas de atividades e pela seleção e oferta de materiais, existem diferentes formas de rotinas, de acordo com a organização das instituições, e tem relação direta com a cotidianidade e com a socialização, trazendo elementos relacionados a normas, valores e hábitos, com a ritualização, promovendo a aprendizagem dos elementos de socialização. A rotina tem papel importante no processo de

3) escolarização das crianças, e deve ser pautada em reflexões e questionamentos para não tornar a rotina prescritiva, ou seja, como algo dado, acabado, a “rotina rotineira”. A rotina como categoria pedagógica central deve tornar-se consciente da sua operacionalização para questioná-la e transformá-la, assim o papel da criança como sujeito na rotina vai além da reprodução, para a criação e a transformação, para isso ela deve ser flexível.

4) A rotina tem relação direta com o aprendizado, produzindo subjetividades infantis no sujeito como disciplina e obediência, tornando-se até fonte de alienação através da repetição, da domesticação, da rigidez e da padronização.

5) O tempo está ligado ao espaço, pois é necessário que se decida previamente os e espaços em que serão realizadas as atividades, e em que momentos estas atividades serão realizadas. Estas organizações precisam ser coerentes e fazem referências a ritmo e seqüência, dando ênfase a um ambiente estressante ou sossegado. Espaço este que vai servir como componente do aprendizado, estimulante do desenvolvimento, os horários vão determinar as atividades desenvolvidas, ou seja, vão definir os atos das crianças, e geralmente de todas as crianças, bem como uma padronização de trajetórias.

6) A avaliação é importante na Educação Infantil para observar e refletir sobre as necessidades da criança, na concepção construtivista a avaliação é situada como acompanhamento no processo e nas etapas de desenvolvimento da criança, oportunizando novas vivências, desafios e diálogos, considerando a criança como ser político, social, autônomo, crítico, criativo e participativo do seu próprio desenvolvimento.

7) Registros Avaliativos, Observação, Avaliação do desenvolvimento, Brincadeiras e Portifólio (Fotografias, desenhos, registros escritos, gravações de áudio e vídeo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com