TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Do Espaço Educativo Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Monografias: Organização Do Espaço Educativo Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.

A escola é o ambiente da sociedade que certamente garante inúmeras aprendizagens para seus alunos e também aos professores. Pois é nela que os alunos desenvolvem suas habilidades, adquirem inúmeros conhecimentos e praticam seus exercícios nas diversas disciplinas. O trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Com essa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança se depara com diferentes percepções.

No pátio da escola poderão ser proposta duas atividades para as crianças, em um canto do pátio a atividade de artes com vista para toda a escola e no outro canto, em uma área livre a atividade de educação física, onde todos tenham espaços para se movimentar e por ultimo as crianças serão levadas para a sala de aula para serem desenvolvidas as atividades de português.

ATIVIDADES DE ARTES

Tema: Representações da Paisagem

A proposta das atividades de artes é que os alunos representem em uma folha de papel uma parte da escola, em que estejam observando. Cada aluno poderá escolher uma paisagem diferente para fazer sua ilustração. Esta atividade de Arte é importante observar características, cores, cada aluno poderá procurar sua melhor visão e poder criar seus desenhos conforme o que se observa. Toda criança tem potencial para criar coisas lindas, basta que haja materiais adequados.

Objetivos: Imaginar novas realidades a partir do desenho. Fazer com que o aluno perceba diferentes realidades sociais.

Materiais: Lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, papel A4.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Tema: Elementos da dança

A educação física é extremamente importante na vida escolar do aluno, pois é essencial no desenvolvimento da criança, passando melhores maneiras de cuidar do seu corpo e cuidar da sua saúde em geral. Através de diversas maneiras de conhecimento e também da prática de esportes e atividades que ajudem no seu desenvolvimento, é a contribuição que a área pode dar para a construção do conhecimento da criança, isto quer dizer uma atenção especial na autonomia intelectual, na ação moral, na relação social, afetivo e na relação motora.

O objetivo dessa aula é ampliar o repertório de movimento, ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo.

Procedimento: As crianças organizadas em uma área livre, descalços e concentrados todos devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com