TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações como Sistema

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1

Atividade: AI

Título: Organizações como Sistema

Aluno: Aluana Cristina de Meira

Disciplina: Adm de Sistemas de Informação

Turma: GRSIEAD_T0048_0415

Introdução

Desde o início o indivíduo reconheceu a necessidade de viver em

comunidade, e que para melhorar andamento de suas atividades, processos teriam que ser desenvolvidos, e tão logo sistemas seriam criados, e futuramente essa vivência seria vista como sociedade.

A sociedade pode ser interpretada como um grande sistema, onde

cada um assume seu papel, e essa percepção temos na nossa interação pessoal, profissional e em outros meios de viver na sociedade.

O trabalho a seguir, fala um pouco sobre a análise desses sistemas

sob uma perspectiva empreendedora, ou seja, como a criação dos sistemas interfere em uma empresa, os papéis dos profissionais dentro do sistema e o uso do sistema de informação como uma excelente ferramenta.

Significado da palavra sistema

É possível filosofar por horas sobre a melhor definição para a palavra

sistema, mas podemos resumir como um conjunto de elementos, estes podem ser pessoas, processos, normas, que possuem características diferentes e que interagem entre eles e com o ambiente externo, fazendo isso de uma maneira natural ou organizada. O conceito de sistemas permite uma visão mais abrangente do todo, ou seja, de uma estrutura complexa, dando-lhe uma configuração total.

Em se tratando de sistema de informação segundo os Professores

LAUDON, Jane & LAUDON, Kenneth, pode-se definir como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.

Função do sistema de informação de uma organização

Trazendo todo o conceito de sistemas citado anteriormente para dentro

de uma organização, entendemos a necessidade de um sistema de informação. O mesmo deve ser entendido como uma ferramenta para auxiliar gestores na tomada de decisão.

Uma empresa que deseja ser competitiva no mercado, precisa ter um

excelente sistema de informação que supra suas necessidades.

A Função desse sistema dentro da organização pode ser entendida

como o responsável pelo recolhimento, armazenamento, tratamento e aproveitamento (uso) da informação, atendendo critérios específicos de clareza, acuracidade, assertividade e funcionalidade para que seja proveitoso e atenda às expectativas da mesma.

Abrindo um pouco mais alguns aspectos importantes dessas funções,

podemos observar que a fase de recolhimento, é preciso ter em mente que os dados são de extrema importância para aquela empresa e seus envolvidos na tomada de decisão. Os dados podem ser internos ou externos. Na fase do tratamento, ou seja, após adquirir os dados na fase primária, a organização precisa fazer uma avaliação e submeter a correções caso elas não estejam corretas ou nos padrões exigidos. Outra fase importante é o armazenamento dessas informações, uma vez que devem ser registradas em suporte magnético, permitindo a consulta de todos os que necessitem de maneira rápida e eficiente.

A função do sistema de informação ou SI, é considerada uma área

estratégica dentro da organização, sobretudo devido à importância da informação assimilada e ao poder proporcionado pelas tecnologias e sistemas de informação na resolução dos problemas organizacionais.

Características de um sistema de informação competente

Um sistema de informação competente é quando tudo que nele é

captado, transformado e aproveitado gera benefícios diretos ou indiretos para a organização. É vital que o acompanhamento dos avanços tecnológicos sejam feitos, adquirindo equipamentos que supram suas necessidades, implementando softwares que garantirão o suporte às atividades desempenhadas pelos profissionais da área.
Quando fica notório o aumento da produtividade da organização pós implantação do sistema e que o trabalho hora feito manualmente, agora já esta sendo realizado por meios modernos rápidos e seguros, podemos concluir sua assertividade.

Conclusão

Os sistemas de informação têm sido desenvolvidos para facilitar e

otimizar o fluxo de informações dentro e fora de uma empresa, ajudando a desenvolver um processo de conhecimento e de tomada de decisão.

De um modo geral, um sistema de informação deve ser estratégico e

contribuir para que uma organização possa alcançar seus objetivos (Rowley, 1995).

Com isso, é possível concluir que a empresa mais preparada para

enfrentar as constantes mudanças e oportunidades do mundo globalizado é aquela reconhecida como detentora da melhor informação, pois o sistema de informação já faz parte de sua vitalidade.

Referências bibliográficas

IDEIAS básicas da Teoria de Sistemas aplicadas à administração. FGV Online, 2010.

TEORIA Geral dos Sistemas. FGV Online, 2010.

ADMINISTRAÇÃO de Sistemas de Informação - Apostila FGV – Profª. Marinilza Bruno de Carvalho

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com