TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da visão de futuro

Resenha: A importância da visão de futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da visão de futuro

A visão de futuro é importante para as empresas porque ela é a base de todo o planejamento estratégico, que orienta as atividades cotidianas de seus sócios e funcionários. Através de exercícios de imaginação de futuro, as chances de identificar oportunidades de negócios e de desenvolvimentos de produtos e de antecipar as barreiras e tendências são maiores.

É importante destacar que a visão de futuro bem estabelecida e aceita na empresa amplia o leque de oportunidades de investimento em projetos inovadores. Caso contrário, os investimentos somente ocorrerão para projetos que apresentem retornos em curtos prazos, nem sempre os mais lucrativos.

A visão de futuro e inovação

A visão de futuro e inovação apresentam diversos componentes sinérgicos. Em primeiro lugar, para inovar rotineiramente, é necessário que se o identifique, antes, objetivos de longo prazo. Em segundo lugar, ambos estão direcionado para o desenvolvimento da empresa.

A Aceitação e entendimento do dilema entre o curto prazo e o longo prazo podem trazer alguns aprendizados para a construção do ambiente favorável à promoção da inovação tecnológica no país. Está claro que as agências de fomento e os centro tecnológicos falam a língua do futuro, do longo prazo, enquanto que as empresas percebem nessas interações somente oportunidades de curto prazo, dado que não possuem uma visão que alcance o futuro.

Construindo a visão de futuro

De acordo com o autor constatou-se que 73% das empresas que participaram do projeto Inova-CINCO não possuem uma clara visão do futuro. Também, constatou-se que em nenhuma delas o exercício de discutir o futuro era algo rotineiro e na maioria dos casos (quase totalidade) não havia uma discussão sobre o assunto com os funcionários.

O projeto inova cinco inclui basicamente a realização de dinâmicas e estudos envolvendo diretores, gerentes e funcionários de diversas áreas na busca de estímulos para desenvolver a imaginação do futuro. Nesses estudos, foram aliados diversos consensos de especialistas, que podem ou não se tornar realidade.

Para essa construção de visão de futura, é necessário levar-se em consideração diversos fatores como:

O conhecimento atual dos sócios e funcionários acerca da empresa e o feeling do empresário são de fundamental importância para a tomada de decisão acerca dos rumos que a empresa deve seguir.

Também devem ser levados em consideração os desejos e as necessidades individuais.

A análise histórica do mercado e da empresa, para obter e resgatar características sobre o direcionamento dos negócios, criando direcionadores de novas perspectivas.

Estudos setoriais e de prospecção são importantes ferramentas de identificação e estratégias de projetos para longo prazo.

Formadores de opiniões, de todos os setores podem apontar boas dicas sobre oportunidades de novos negócios ainda não vislumbrados pelas empresas.

Baseado nesses fatores é necessário estabelecer processos dentro das empresas para elaborar a visão. Estimulando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com