TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Educacional

Por:   •  6/4/2015  •  Monografia  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 14

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:

um caminho para qualidade no ensino

Adiel Pereira da Silva[1]

Nome do outro[2]

Nome do outro[3]

RESUMO

O presente Artigo objetiva analisar as dificuldades encontradas para formação de profissionais da educação. Aqui, procura-se mostrar de forma mais simplificada as necessidades da docência e formação de profissionais da educação, pois os mesmos, em sua maioria não possuem a formação referida por falta de incentivo e aplicação dos recursos destinados a essa finalidade pelos governos Municipal, Estadual e Federal. Todavia, observa-se o esforço de muitos que, apesar dos baixos salários, tentam a todo custo e por conta própria, buscar uma graduação, especialização e capacitação profissional. Sintetizam-se as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições das Universidades para a formação de bons profissionais da escola básica. Observa-se o Programa de Formação continuada para professores. Sugere-se uma abordagem qualitativa junto a um grupo de profissionais, para investigar o possível alcance de uma graduação, bem como seus limites e incoerências. São verificados diversos obstáculos no que tange à qualificação, como falta de material didático adequado e necessário, pouco tempo para o desenvolvimento dos encontros pedagógicos, dificuldades da gestão e coordenação escolar entre outros. Diversos fatores externos também geram obstáculos no processo de formação profissional do educador.

Palavras-chave: Graduação, Qualificação, Aluno e Avaliação.

ABSTRACT

This present Article aims at to analyze the difficulties found to reach such expected quality in the teaching and it looks for to show that the professionals' of the education formation in specific areas and the development of a good training work can appear, in a simplified way, new horizons for the education, generating the so longed for quality in the teaching, because the same ones, in your majority don't possess the appropriate formation for incentive lack and application of the destined resources the that purpose for the governments municipal, State and Federal. It is worth to point out that a lot of transformations are happening in the education of our country and waking up in us the need to review several concepts, beginning of the idea that to educate it is to build in each to be a base for a new life, it is to create a path that light to the humanism and the elevation of the human being valorization. In that conjuncture, to determine the advisor's paper in the school space expresses the definition action parameters, probabilities that is possible to induce the situation in that meets the education system. It is understood that should have connivance among all the people that participate in the school atmosphere, so that committees can execute transformations. This article tries to show a space of discussion of the advisor's paper close to the teachers in order to promote the quality in the teaching.

Keywords: Education, Quality, Schoolboy and Examination.

INTRODUÇÃO

O Brasil deu marchas significativas na generalização oferecendo acesso ao ensino fundamental melhorando consideravelmente a absorção de matrículas e investindo perceptivelmente na qualidade no Ensino Fundamental e Médio. Nos últimos anos, adicionou-se a esse empenho o aumento do número de crianças de seis anos ao sistema educacional e a ampliação do ensino médio.

Essa repentina percepção na democratização do acesso e a melhoria da qualidade no ensino vêm calhando o avigoramento dos direitos à cidadania e a disseminação das tecnologias da informação, que abalroam as probabilidades educacionais ao expandir o prestígio da importância da educação na sociedade brasileira.

Após a LBB, Lei no 9.394/96, houve a unificação das experiências e lições aprendidas ao longo desses anos, iniciou-se uma nova etapa de aperfeiçoamento, a dos profissionais da educação, criou-se um regime de cooperação mútua entre os sujeitos da federação e autonomia dos sujeitos escolares, a nova “Lei”, houve a solidificação que tornou regra o aprofundamento da transformação dos processos de ensinar e aprender, prescrevendo um protótipo curricular no qual os teores usados na instrução deixam de ser importantes por si e passaram a ser percebidos como elementos para produzir uma aprendizagem e qualidade e estabelecer-se como competências nos alunos.

Neste trabalho se procura mostrar a situação dos profissionais da educação, seus direitos e deveres quanto a constante formação, a construção do conhecimento, o papel desses profissionais na construção da cultura escolar e como se gerar qualidade no ensino. Sobre a necessidade da formação adequado do professor, a reconstrução do conhecimento, as distorções e as oportunidades da formação, são apresentadas propostas de diretrizes pedagógicas e finalmente as considerações finais, encerrando o trabalho. As referências bibliográficas que serviram de suporte para este trabalho, também integram o presente texto.

2. PROFESSOR: A Construção do Conhecimento

Percebe-se que no processo de ensinar e aprender é preciso salientar a importância do papel do professor, colocando-o em evidência. O professor reflexivo aprende a partir da análise e da interpretação da sua própria atividade, constrói de forma pessoal seu conhecimento emergente institucionalizado.

O professor reflexivo atua como um pesquisador, na sua própria sala de aula, deixa seguir ordens impostas pela administração, entretanto, um professor capacitado com o seu esclarecimento do conhecimento não fica submisso pela administração da escola e nem a coordenação pedagógica, pois não necessita de regras impostas, de estratégias e receitas para desempenhar um bom trabalho, pois este professor é um produtor do próprio conhecimento profissional e pedagógico. Schon (1997, p. 36).

Nessa perspectiva, podem-se identificar diversas etapas nas quais o professor exercita seu processo de reflexão.  

Primeiramente, ele (o professor), se coloca como alguém que é capaz de surpreender-se com seus alunos. Num segundo momento pensar sobre essa situação, buscando compreender o motivo de sua surpresa. Em seguida, reformula o problema, provocado pela situação, a fim de que seus alunos pensem demonstrando quanto eles entenderam sobre a explicação. Nem todos os professores têm essa habilidade e nem leva em conta esse processo de transmitir o conhecimento para o aluno. Schon (1997, p 43).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com