TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações para TCC

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL-ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

CAMPO GRANDE/MS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

ORIENTAÇÕES E NORMAS TÉCNICAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)        5

MODELO DE FORMALIZAÇÃO E ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA DO TCC        13

INTRODUÇÃO

A Coordenação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial Atendimento Educacional Especializado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,UFMS apresenta aos cursistas orientações para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), trabalho este obrigatório à obtenção do certificado de Especialista em Educação Especial.

Após o trabalho ser liberado pelo orientador (a), será apresentado na forma escrita e oral, diante de uma Comissão Julgadora, em sessão pública, a partir do mês de abril de 2016, em Campo Grande, com data, hora e local a serem fixados e informados aos cursistas, pelo sistema, com antecedência de 01 (um) mês.

O TCC será elaborado como monografia, ou seja, texto dissertativo e argumentativo que trata, em profundidade e relevância de um único objeto de estudo. Seu título deve expressar a abrangência e a extensão da abordagem que será dada ao tema.

A elaboração do TCC será realizada pelos cursistas individualmente.

Este documento apresenta as diretrizes para a formalização de produção de uma monografia (texto dissertativo, argumentativo de um tema delimitado, pesquisado, fundamentado e evidenciado) de acordo com os padrões de exigência normativa para a elaboração de trabalhos acadêmicos especialmente a NBR 14.724/2011. Com base nesse texto os cursistas/pesquisadores acessarão os procedimentos recomendados para a elaboração de trabalhos de caráter monográfico.

Apresenta também um roteiro/modelo de formalização observando normas complementares da ABNT, tais como, a NBR 6023/2002 sobre Referencias; NBR 10520/2002 sobre Citações e NBR 6028/2006 sobre Resumo. Com base nesse roteiro, os cursistas elaborarão o TCC a ser avaliado e liberado pelo (a) professor (a) orientador (a) para a apresentação pública; após essa apresentação, o texto retornará ao (s) cursista (s) para as devidas reformulações, conforme indicação da Banca. O texto definitivo, resultante dessa reformulação, será reanalisado pelo (a) orientador (a) para a autorização de postagem da Versão Definitiva no sistema; além disso, o(s) cursista(s) encaminhará(ão) uma

cópia impressa dessa Versão Definitiva à Secretaria Acadêmica do Curso, para compor o processo de certificação. Estas orientações serão retomadas e detalhadas, posteriormente, em outro documento específico.

Desejamos bons estudos, trabalhos e realização de uma produção científica que possa contribuir para outros estudos na área da Educação Especial em Mato Grosso do Sul.

                                                                                          A Coordenação

ORIENTAÇÕES E NORMAS TÉCNICAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

        A Coordenação do Curso entende que na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os cursistas/pesquisadores devem considerar, com o apoio do (a) orientador (a), as seguintes etapas do processo de pesquisa, elaboração e formalização da monografia:

1ª) Explanação do tema e do problema investigado

O tema do TCC designa um objeto de estudo definido no Projeto de Pesquisa trabalhado na sala ambiente do curso. O TCC decorre de uma abordagem sistemática, mediante desenvolvimento de sínteses, interpretações de informações e análise dos dados coletados a partir dos estudos teóricos e empíricos, esboçadas no processo de pesquisa.

2ª) Levantamento bibliográfico, documental e sistematização dos dados de pesquisa

Refere-se à seleção de autores, obras e documentos (livros, revistas, trabalhos acadêmicos, documentos oficiais ou não da escola), cujos conteúdos devem ser pontuados e registrados para posterior citação, explanação e discussão do tema, relativamente à contribuição destes para a compreensão/fundamentação do tema do TCC, considerando-se a delimitação proposta para a sua abordagem. As referências bibliográficas utilizadas serão as trabalhadas no curso e as indicadas pelos orientadores de cada área temática.

O processo de documentação dos materiais selecionados implica na tarefa de registro sistemático de dados, informações, argumentos, ideias defendidas nas obras a serem estudadas para fins de uma exposição lógico-analítica que enseje a elaboração do TCC mediante esboços parciais ou gerais dos diferentes aspectos do tema tratado e processos discursivos tais que descrição de fatos e situações observadas durante a pesquisa, relatos de experiências, de entrevistas, explanação de processos argumentativos e de definições e conceitos úteis que darão sustentação ao tratamento do tema do TCC.

3ª) Explanação de conteúdos gerais e específicos do tema do TCC

É a exposição sistemática do tema fundamentada em bases teóricas existentes sendo suas partes textuais expostas na forma dissertativa, mediante construção de argumentos desenvolvidos com base em análises e sínteses elaboradas a partir dos dados da pesquisa realizada. Essa exposição visa expressar os conhecimentos apropriados sobre fatos, problemas e teorias a respeito do tema, visando esclarecê-lo e abordá-lo no TCC mediante a discussão dos dados levantados e dos princípios filosóficos, pedagógicos e políticos adotados, dando margem a induções, deduções e inferências pertinentes ao tema.

A elaboração lógica de um texto monográfico que expõe um conhecimento construído exige formulações das proposições explicativas dos diferentes aspectos do tema e devem apontar as evidências de maneira clara e objetiva, respondendo as questões propostas, apresentando aos leitores o ponto de partida, os encaminhamentos e resultados da pesquisa.

4ª) Estrutura formal do TCC: Componentes e Elementos

COMPONENTES DO TCC

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

CAPA (obrigatório)

NOME e SOBRENOME do autor.

TÍTULO DO TRABALHO, LOCAL, MÊS, ANO.

FOLHA DE ROSTO (ANVERSO)

(obrigatório)

NOME e SOBRENOME do autor.

TÍTULO DO TRABALHO.

Dados relativos à natureza do trabalho, do Curso, da Instituição e do(a) Orientador(a).

LOCAL, MÊS, ANO.

DEDICATÓRIA(s) (opcional)

Texto livre do especializando

AGRADECIMENTO(s) (opcional)

Texto livre do especializando.

RESUMO (obrigatório, em folha exclusiva (de 250 a 500 palavras).

Trata-se de texto elaborado pelo(s) autor(es) em um único parágrafo, contendo uma apresentação sintética do trabalho como um todo expondo sua finalidade, objetivos de conhecimento, delimitação da abrangência e extensão da abordagem incluindo a escola e a população participante da pesquisa, os principais referenciais teóricos citados e desenvolvidos, as questões teórico-práticas que pretendeu responder/esclarecer, os procedimentos teórico-metodológicos e os  resultados obtidos.

SUMÁRIO (obrigatório, em folha exclusiva)

Página do trabalho na qual se insere o termo SUMÁRIO no centro da folha a 3 cm da margem superior. Em seguida e por ordem de entrada no texto insere-se a partir da margem esquerda o TÍTULO e SUBTÍTULO de cada parte ou capítulo, antecedido pelo respectivo indicativo numérico (algarismo arábico). O correspondente número da página inicial da parte ou capítulo é inscrito a 2 cm da margem direita da folha.

INTRODUÇÃO (inicia a parte

textual do trabalho). O termo não recebe numeração em algarismo arábico, e é alinhado à margem esquerda da folha, grafado em letras maiúsculas e destacado em negrito.

Texto em que o(s) autor(es) do TCC introduzem o leitor a um maior detalhamento do trabalho, relatam como chegaram à escolha do tema e como justificam essa escolha, expõem evidências da problemática que envolve o objeto central do TCC, caracterizam sinteticamente realidades e situações que demonstram o perfil dos sujeitos envolvidos na problemática estudada, explicam as pesquisas realizadas no plano teórico e empírico, apresentam os objetivos de conhecimento que pretenderam alcançar, a extensão da problemática abordada, mencionam os autores que foram estudados para construir a base teórica indicando suas principais contribuições para a reflexão e a interpretação dos dados de pesquisa. Apresentam ao leitor os títulos dos capítulos por meio de um comentário sintético mostrando a articulação entre eles e sua localização na estrutura geral do trabalho.

Observação: Em relação ao conjunto do TCC (um trabalho com mínimo de 40 páginas), a Introdução poderá ocupar em torno de 10% do número total de páginas do TCC.

CAPÍTULOS E SUBCAPÍTULOS DO TCC

(constituem o desenvolvimento do tema enfocado no trabalho).

Capítulos: recebem numeração

sequencial em algarismo arábico, seguido do TÍTULO, grafado com letras maiúsculas e destacado com negrito e alinhado à margem esquerda da folha.

Subcapítulo(s) com dois dígitos.

Recebe numeração sequencial em algarismo arábico, seguido do Título do subcapítulo, grafado com letras maiúsculas, sublinhado e alinhado à margem esquerda da folha.

Subcapítulo(s) com três e quatro dígitos recebe numeração sequencial em algarismo arábico, seguido do Título do subcapítulo, grafado com letras maiúsculas e minúsculas, sublinhado e alinhado à margem esquerda da folha.

OBS: O DESENVOLVIEMNTO DO TRABALHO DEVERÁ SER FORMATADO EM TIMES NEW ROMAN, ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS DE 1,5

Refere-se à distribuição dos conteúdos temáticos do trabalho, expostos em capítulos e subcapítulos, cada um contendo subdivisões internas, conforme a necessidade da exposição ordenada e pormenorizada do assunto.

CAPITULO 1

TÍTULO ..................................

CAPITULO2

TÍTULO ..................................

CAPITULO3

TÍTULO ...........................................................

1.2 SUBTÍTULO DO TÍTULO 1

2.1 SUBTÍTULO DO TÍTULO 2

3.1 SUBTÍTULO DO TÍTULO 3

1.2.1. Subtítulo da divisão interna 1.2

2.1.1. Subtítulo da divisão interna  2.1

3.1.1. Subtítulo da divisão interna  3.1

1.2.1.1 Subtítulo da divisão interna 1.2.1

2.1.1.1 Subtítulo da divisão interna 2.1.1.

3.1.1.1 Subtítulo da divisão interna 3.1.1.

E assim, sucessivamente.

Observação: O quantitativo de capítulos e subcapítulos de um TCC depende da orientação do professor orientador e do cursista quando analisam o escopo geral do trabalho. Recomenda-se tratar no primeiro capitulo a base e o referencial teórico do trabalho; no segundo capítulo o desenvolvimento mais detalhado do tema trabalhado, expondo dados e análise da pesquisa realizada (qualquer que seja o tipo de pesquisa), incluindo a metodologia (técnicas e instrumentos utilizados)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Síntese comentada dos resultados do estudo que expressam e consolidam os conhecimentos pertinentes ao esclarecimento do tema, retomando os objetivos propostos e uma apreciação geral da base teórica e empírica apresentada e argumentada nos capítulos do TCC em relação ao tema e aos resultados obtidos na abordagem do tema. Expõe a visão dos cursistas/pesquisadores/autores do TCC em relação à (s) contribuição (ões) de seu TCC para ampliação e aprofundamento do tema.

Observação: nas Considerações Finais deve-se evitar introduzir novas citações e, sobretudo, não encerrar as considerações com citação. É possível, contudo remeter o leitor a uma citação feita em uma determinada página do trabalho.

REFERÊNCIAS

Obrigatória ao final do trabalho pelo sistema autor-data recomendado pela ABNT.

NBR 10520/ 2002, Citações.

Refere-se à enumeração por ordem alfabética de sobrenome de autores de obras ou documentos citados no trabalho, contendo os elementos que identificam cada obra com base nas orientações da NBR 6023/2002, Referências.

Todas as citações incluídas no texto do TCC devem ser elaboradas de acordo com o sistema autor-data de chamada da citação no texto conforme orientação da NBR 10.520/2002 - Citações. Todos os elementos que identificam a obra devem constar da Lista de Referências incluída no trabalho após as Considerações Finais.

ANEXO (Opcional)

Texto, tabela, quadro ou outras figuras que os autores do TCC importam de obras consultadas e citam, inserindo-os em seu trabalho ou incluindo-os integralmente como anexo ao final do trabalho. É usado para fundamentar, ilustrar ou confirmar idéias

APÊNDICE (Opcionais)

Texto elaborado pelo próprio autor do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com