TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem do desenho

Artigo: Origem do desenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  335 Visualizações

Desenho

O desenho é a arte de representar graficamente formas e idéias, à mão livre (esboço), como uso de instrumentos apropriados (instrumental) ou através do computador e software específico.

Pode ser:

• Desenho Livre (artístico)

• Desenho Técnico

O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a

representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidade requeridas pelas diversas áreas técnicas.

Utilizando-se de um conjunto constituído de linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da área técnica.

Origem do desenho

Sabemos que o homem já usava desenhos para se comunicar desde a época das cavernas.

O primeiro registro do uso de um desenho com planta e elevação está incluído no álbum de desenhos da livraria do Vaticano desenhado por Giuliano de Sangalo no ano de 1490.

Em 1795, Gaspar Monge, publicou uma obra com o título “Geometrie Descriptive” que é a base da linguagem utilizada pelo desenho técnico.

No século XIX com a revolução industrial, a Geometria Descritiva, foi universalizada e

padronizada, passando a ser chamada de Desenho Técnico.

Tipos de desenho técnico

O desenho técnico é dividido em dois grandes grupos:

• Desenho não-projetivo – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem aos desenhos de gráficos, diagramas, esquemas,fluxograma, organogramas, etc.

• Desenho projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e as perspectivas.

Exemplos no projeto de: máquinas; edificações; refrigeração; climatização; tubulações; móveis ;produtos industriais, etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com