TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamentos Empresariais

Pesquisas Acadêmicas: Orçamentos Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 13

2 GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Toda atividade empresarial, a partir de um determinado porte, passa a necessitar da ampliação dos instrumentos de controle e de avaliação à forma pela qual o processo de decisão é estruturado. Um dos instrumentos de auxílio à gestão empresarial é o orçamento.

O Orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Das grandes companhias multinacionais, até as mais modestas, o orçamento pode ser utilizado, com as devidas adaptações, como ferramenta para controle e avaliação de desempenho das atividades empresariais visando alcançar seus objetivos (Passarelli & Bomfim, 2003a:12).

2.1 CONCEITOS DE ORÇAMENTO

O orçamento pode ser definido de várias maneiras. Basicamente, pode-se dizer que o orçamento é o plano financeiro de uma administração para determinado período.

Em contabilidade e finanças, orçamento, expressa de maneira detalhada todas as receitas e despesas previstas para certo período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros.

Sua função é direcionar as atividades da organização, apresentar previsões que podem ou não ser efetivadas, nortear a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial, bem como analisar os pontos fortes e as limitações de cada tipo de empresa, buscando alocar de maneira eficiente, os recursos utilizados com a finalidade de obter retornos satisfatórios.

O orçamento segundo Welsch (1983) é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido.

Acerca disso, Welsch (1986) declara ainda que o orçamento envolve a integração de numerosas abordagens técnicas de administração, tais como previsão de vendas, sistemas de quotas de vendas, orçamento de capital, análise de fluxo de caixa, análise das relações custo-volume-lucros, orçamentos variáveis, estudo de tempos e movimentos, custo padrão, planejamento estratégico, planejamento e controle de produção, controle de estoques, administração por objetivos, planejamento organizacional, planejamento de recursos humanos e controle de custos.

Para Frezatti (2007, p.46)

[...] o orçamento é o planejamento financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. È mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão.

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG00781_01_O.pdf

http://luizfabcruz.blogspot.com.br/2011/07/orcamento-na-gestao-empresarial.html

http://www.cfc.org.br/livre/17cbc/tema10c.pdf

2.1.1 ORÇAMENTO GERAL

Por orçamento geral, também conhecido como orçamento mestre, entende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa servindo de parâmetro para a elaboração de todas as previsões da organização. Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período específico, normalmente um ano e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.

O orçamento geral de uma empresa é subdividido em orçamento operacional e orçamento financeiro. O orçamento operacional lida com o uso de recursos escassos e demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes entre outras funções, ou seja, é a sustentação operacional da organização.

Padoveze (2001, p. 247) argumenta que no orçamento operacional “é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa”.

O orçamento financeiro, por sua vez, lida com como obter recursos e é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento do fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Aborda como as operações e os dispêndios planejados de capital afetam o caixa.

As empresas que costuma preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta para o controle de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo.

2.1.1.1 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O orçamento flexível é ajustado para refletir os custos que devem ser incorridos para um determinado nível de atividade.

Ao contrário dos cenários de projeção, que são realizados antecipadamente, o orçamento flexível possui uma margem de alteração, em função de mudanças que ocorrem no nível de atividades das empresas.

O orçamento flexível é usado normalmente no orçamento operacional, comparando-se os custos com os quais haverá comprometimento caso haja alterações no nível atual de atividades em função da aceitação de novos pedidos ou do cancelamento de pedidos por parte dos clientes.

Uma das características do orçamento flexível é possibilitar ao gestor atuar frente às incertezas de mercado, dentro de uma determinada margem.

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Uma importante responsabilidade do administrador é se preocupar em organizar a empresa que gerencia, ou seja, controlar seus gastos e suas receitas futuras. Para isso, se faz necessário um amplo conhecimento de cada item da sua organização, para melhor visualizar o futuro de seus negócios e, principalmente a projeção financeira de um período preestabelecido.

Assim sendo, o orçamento é de extrema importância para uma boa gestão, já que este é a expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período específico, ou seja, são planos, objetivos ou metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para suas subdivisões.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com