TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Pesquisas Acadêmicas: FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  8.605 Palavras (35 Páginas)  •  1.831 Visualizações

Página 1 de 35

1 INTRODUÇÃO

O trabalho proposto apresenta vários casos, quais dependeram de uma pesquisa aprofundada de cada matéria estudada no quarto semestre, a base para o tudo é ler muito todos os materiais passados em Tele aulas, Web-aulas, materiais do curso de administração e a internet, todos são fundamentais usando os conhecimentos até aqui aprendido.

Este trabalho consiste em reunir idéias, dados e informações através de pesquisa bibliográfica, para que através da reflexão, tragam noções reais sobre as relações das pessoas com as organizações, uma vez que é comprovadamente no ambiente coletivo que se materializam as aspirações individuais.

O enfoque das interações é aprofundado especificamente na área financeira empresarial, considerada variável de suma importância no rol de causas que levam as pequenas empresas ao declínio e desaparecimento involuntário do mercado brasileiro. Ressalta a importância da qualificação individual, em busca do profissionalismo pela educação financeira, que se refere ao trato com as finanças, tendo em vista que a intimidade com a moeda é o elo que gera conforto e segurança no âmbito das empresas, proporcionando-lhes garantias para que a trajetória seja duradoura, baseada em uma arquitetura sólida para vencer e durar.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1.1 Planejamento Financeiro

Um planejamento financeiro eficiente inclui a elaboração e cumprimento das metas de forma disciplinada. De fato não é fácil criar metas ambiciosas e ao mesmo tempo realistas, muito menos conseguir cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos, e por isso a proposta deste site é ajudar a todos que buscam um planejamento financeiro de sucesso.

Em suma, podemos dizer que o planejamento financeiro deve seguir os seguintes passos:

a) Identificação das metas e objetivos a serem alcançados: Conseguir comprar um imóvel, ampliar a empresa para um segundo escritório, poder se aposentar sem depender da previdência pública etc;

b) Coleta dos dados e informações necessárias: Em posse dos dados é possível definir prazos para as realizações. Seis meses, um ano, cinco anos;

c) Análise da situação atual e consideração de alternativas: Será possível atingir os objetivos dentro dos prazos determinados? Existem metas impossíveis de ser realizadas ou que vão levar uma vida inteira diante da sua realidade?

d) Desenvolvimento das estratégias para atingir as metas: Defina, por exemplo, o caminho A para a meta X, o caminho B + C para a meta Y, o caminho A ou D para a meta Z etc;

e) Implementação das estratégias: Colocar a teoria em prática e transformar metas em ações;

f) Revisão periódica do seu plano: Talvez uma ou mais metas não estejam se desenvolvendo conforme foi planejado inicialmente. Refaça as metas, revise os prazos ou mude o caminho para alcança-la.

2.1.2 Orçamentos, Previsões e Provisões

Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operação anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

PROVISÕES: São cálculos matemáticos feitos na maioria das vezes com embasamento histórico, e serve de base para se contabilizar uma variação patrimonial ocorrida, cujo valor exato ainda não conhecemos, ou seja, temos a certeza do acontecimento mas a incerteza do valor envolvido. Podemos aqui citar dois exemplos clássicos: Provisão para Férias e Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa: Provisão de Férias: Calcula-se mensalmente 1/12 sobre o salário dos funcionários, acrescido de 1/3 relativo ao abono pecuniário, e os encargos inerentes. Esta contabilização se justifica pelo direito adquirido pelo funcionário a cada mês trabalhado. Em respeito aos princípios de Competência e Oportunidade, temos que efetuar a contabilização a cada mês em que o funcionário adquiri o direito, e não o valor total das férias no momento em que do gozo de férias, pois assim estaríamos onerando um período com despesas que dizem respeito a outros períodos. A contabilização é feita por provisão, pois no momento em que se faz, não se tem o conhecimento do valor real a que o funcionário terá direito no momento de usufruir das férias, pois alguns fatores poderão alterar este valor, como por exemplo: Reajuste salarial; Faltas injustificadas e outros.

PREVISÕES: São também cálculos matemáticos, feitos com embasamento histórico ou não, de algo que se imagina que vai ainda acontecer, ou seja, é uma estimativa futura que poderá ou não acontecer. Resumindo, na previsão não temos certeza do acontecimento e tampouco do valor. As previsões normalmente são utilizadas para a elaboração de Orçamentos, onde os valores são projetados. Como exemplo podemos citar: Previsão de vendas; Previsão de produção entre outras.

2.1.3 Planejamento Financeiro a Curto e Longo Prazo

Segundo Gitman (1997, p.588) “os planos financeiros a curto prazo são ações planejadas para um período curto (de um a dois anos) acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros”.Não há uma definição globalmente aceita para finanças a curto prazo. A diferença mais significante entre finanças de curto prazo e finanças de longo prazo é a duração da série de fluxo de caixas.Segundo Ross (1998, p.609), “As finanças a curto prazo consistem em uma análise das decisões que afetam os ativos e passivos circulantes, com efeitos sobre a empresa dentro do prazo de um ano”. As finanças a curto prazo fazem a empresa ter uma abordagem mais técnica sobre aspectos no que dizem respeito ao nível de caixa a ser mantido num banco para pagamento de contas, quanto de matéria prima deve-se encomendar e quanto de crédito deve ser concedido aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com