TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 10 Mandamentos da Boa Administração

Por:   •  2/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores

MARIA RITA OLIVEIRA DA SILVA

RA 1712487

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

Os 10 Mandamentos da Boa Administração

POLO JACIARA

2017

RESUMO

O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico e identificar práticas executadas na organização de uma empresa selecionada e estabelecer relação com as teorias estudadas no Curso de Logística. Serão avaliados os recursos materiais e patrimoniais, a matemática aplicada e a economia e mercado, para apresentar a empresa técnicas que favoreçam melhor a tomada de decisões.

A empresa estudada é a COMAJUL (Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda) fornecedora de produtos de laticínio, que atua no mercado de Mato Grosso, especificamente nas cidades de Juscimeira, Varzea Grande, Rondonópolis, Dom Aquino, São José do Povo e Jaciara.

Através dos estudos prévios analisados nesta empresa e a contextualização do conteúdo dos estudos das disciplinas do Curso de Logística, observa-se pontos relevantes para serem investidos dentro da empresa.

Como vimos recentemente através das matérias do curso, competir no mercado de hoje é complexo, e a qualidade é questão de obrigação, não mais um diferencial, ela esta ligada em todos os setores dentro da organização. A empresa tem que ser eficiente para pensar como manter a produção atendendo a demanda do mercado, e ao mesmo tempo garantir a matéria-prima para produzir e vender.

Palavras-chaves: Logística; Recursos materiais e patrimoniais; Matemática Aplicada; Economia e mercado.

SUMÁRIO

1. Introdução .................................................................................................... 04

2. Descrição da Empresa ................................................................................. 05

3. Recursos Materiais e Patrimoniais .............................................................. 08

3.1.Recursos Materiais .................................................................................... 08

3.2.Recursos Patrimoniais ............................................................................... 09

4. Economia e Mercado ................................................................................... 10

5. Matemática aplicada .................................................................................... 12

6. Conclusão .................................................................................................... 13

7. Referencias .................................................................................................. 14

1. INTRODUÇÃO

Neste PIM II, referente ao 1º semestre de 2017, do Curso de Logística, apresento um estudo da empresa COMAJUL, baseado nas disciplinas Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada.

Tudo começou com a “Associação Amigos de Juscimeira”, idealizada e criada pelo Pe. João para resolver problemas comuns do grupo de produtores ligados a essa associação.  

Por ter se tornado insuficiente para a equação dos problemas ou devido ao sucesso da organização, parte deste grupo, liderados ainda pelo Pe. João, decidiram pela criação de uma cooperativa, surgindo daí a Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda, sigla “COMAJUL”, fundada em 06 de junho de 1978 no Distrito de Juscimeira, município de Jaciara, Estado de Mato Grosso.

Na área de FOMENTO, através de seu Departamento Técnico, a Cooperativa com área de atuação em vários municípios do estado, presta orientações técnicas de forma grupal e individualizada, buscando orientar os produtores de leite na parte nutricional do rebanho, melhoramento genético através de inseminação artificial, manejo e sanidade e melhoria da qualidade do leite produzido.

Para isso são desenvolvidas atividades junto ao produtor como: Dia de campo, Palestras periódicas nos núcleos e sub-núcleos, Demonstrações de novas tecnologias, Cursos em convênio com o Senar, etc.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A sede e administração da Cooperativa foram instaladas nas dependências da Paróquia Bom Jesus, situada à Rua Dr. Castilho, Distrito de Juscimeira, município de Jaciara, Comarca de Dom Aquino, no Estado de Mato Grosso. Com 58 associados fundadores, composto de pequenos agricultores que produziam basicamente arroz, foi realizada a Assembléia Geral de Constituição, elegendo para primeiro Presidente da Cooperativa o Sr. Pe. Johannes Berthold Henning e para Vice-Presidente o Sr. Álvaro Martins.

Eram tempos difíceis para os produtores, pois as lavouras eram em terras sem destocar e os implementos agrícolas, todos lembram, eram enxada, machado, foice e no máximo arado puxado a tração animal. Mesmo depois da Associação e da Cooperativa terem conseguido máquinas para auxiliar o produtor em sua produção, facilitado um pouco a luta, mas com a expansão da fronteira agrícola e com a mecanização do serrado, a produção de grãos pelo pequeno produtor tornou-se praticamente inviável, necessitando assim, a busca por alternativas que conseguisse manter o produtor no campo, produzindo o seu sustento.

A alternativa surgiu com a necessidade que Cuiabá, a capital do Estado, tinha de leite para o seu consumo, porque a Copleibá, cooperativa que supria a capital não conseguia atender a demanda. O agricultor viu aí uma oportunidade de acrescentar em sua atividade rural mais um produto, tendo logo em seguida dirigido sua atenção para este setor, quando a COMAJUL iniciou a busca de investimento nesta área.  Inicialmente a cooperativa foi beneficiada com recursos oriundos da Alemanha, trazidos pelo Pe. João, fato que contribuiu para o suporte e desenvolvimento da Cooperativa, mas devido a necessidade constante de investimento as dificuldades foram sempre grandes.

Em 1980, através do convenio com a COPLEIBA, a COMAJUL iniciava no setor leiteiro, com a criação de posto de resfriamento de leite em Juscimeira.   Nesse mesmo ano adquiriu o Laticínio São Bento no município de Dom Aquino-MT, no ano seguinte adquiriu o Laticínio Vale do São Lourenço no município de Jaciara-MT e incorporou totalmente a COPLEIBÁ. Com essas aquisições a COMAJUL além de tirar os concorrentes do mercado, passou a dominar totalmente a atividade leiteira, desde a coleta do leite in-natura, o resfriamento, o beneficiamento e produção de leite e seus derivados, compreendendo leite pasteurizado tipo C, queijo tipo mussarela, tipo prato, tipo parmesão, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com