TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Animais em extinção

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                   FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: GEOGRAFIA

                                  Docente: Ms. Tânia Regina Pereira        

PLANO DE AULA

NOME Jacqueline Fernandes de Oliveira

RGM 11151505640

TURMA 6ºB

Tema: Animais em extinção

Público alvo: Educação Infantil

Faixa Etária: 4 a 5 anos 

Justificativa:

   O trabalho com as crianças do ensino infantil referente ao eixo Natureza e sociedade, envolve a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais. Dessa forma, por meio de algumas perguntas e colocação de dúvidas é possível estimulas as crianças a observar o seu entorno de forma intencional, relatando conhecimentos e formulando hipóteses  com relação aos seres vivos, e em particular nessa aula dos animais em extinção.

   Alguns animais estão deixando de existir o que significa que esses animais desaparecerão do planeta caso nada seja feito e existem alguns fatores que são responsáveis por esse problema, sendo um deles a ação humana que acaba por prejudicar os ambientes em que vivem esses animais desmatando, poluindo, ou até com a caça e perseguição desses animais.

   Dessa forma esse plano de aula busca apresentar e discutir com as crianças, meios de preservação desses ambientes e conservação dessas espécies. Lembrando-os das interações com o meio natural e social da qual vivem.

   

 

 

Objetivos:    

  • Conhecimento de algumas espécies da fauna brasileira
  • Percepção dos cuidados necessários á preservação da vida e do ambiente
  • Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas

Conteúdo:

             Geografia

  • Conhecer alguns tipos de animais em extinção no Brasil;
  • O quê é estar em extinção
  • Participar de brincadeira respeitando as regras e colegas.
  • Partilhar com os demais colegas suas aprendizagens.
  • Obter conhecimento sobre os animais selvagens e domésticos.
  • Desenvolver a socialização e a interação entre os alunos com realização das  rodas de conversa e atividades

Educação Física

  • Participar de brincadeira respeitando as regras e colegas.
  • Proporcionar a aprimorarão e desenvolvimento da coordenação motora e agilidade do corpo, bem como mobilizar e promover o trabalho em equipe.

Material e Recursos

Livro- Tainá pela preservação do Centro Oeste, folhas sulfite, lápis de cor ou giz de dera, cola e papel pardo para montar o cartaz, faixas de tecido ou TNT de três cores diferentes para a brincadeira de pega-pega.

Sequencia Didática

Aula 1: Geografia

   A professora irá fazer uma roda de conversa com o s alunos, questionando quais são seus animais preferidos, se todos os animais podemos ter em casa, os que têm em casa algum animal como é a forma que se cuida dele, dessa forma a professora explica aos alunos que nem todos os animais são possíveis de domesticar e que eles irão ver alguns animais que vivem nas florestas e o que estão acontecendo com eles.

   Em seguida a professora lê para os alunos o livro Tainá pela preservação do Centro Oeste, depois da leitura a professora socializa com os alunos o trabalho da Polícia florestal no Centro Oeste e o porquê dos animais estarem em perigo conversando com os alunos as impressões que eles pensam sobre quais seriam as ações dos seres humanos que fala no livro que está sumindo com esses animais. Depois a professora pede para que os alunos façam o desenho de um dos animais que aparecem no livro enfatizando suas características principais para que possa ser montado um painel com os desenhos dos alunos.

Aula 2: Geografia

  A professora começa com a roda de conversa retomando os conhecimentos da aula anterior em seguida apresenta para os alunos o vídeo: A Mansão Maluca do Professor Ambrósio - 1º Temporada - Episódio 09 – Animais em Extinção e em seguida o vídeo Jacaré de estimação (1987) | Turma da Mônica depois a professora discute com os alunos o que acontece se destruirmos o habitat desses animais ou caçá-los, que eles podem acabar desaparecendo ou vindo parar na cidade como no caso dos vídeos assistidos.

  Em seguida é feito a brincadeira de mímica com os alunos onde eles devem imitar um animal dos que estão em extinção, que a professora irá sussurrar para o aluno que irá imitar o animal, e quem acertar primeiro qual animal é, esse toma o lugar do aluno imitador.

 

Aula 3: Educação Física

A professora começa com a roda de conversa retomando os conhecimentos estudados até então conversando e ouvindo dos alunos quais atitudes ter para o cuidado e a preservação dos animais para que não venham ser extintos ou para que também não entre na classificação como perigo de extinção.

   Em seguida a professora explica que eles irão fazer uma brincadeira de pega-pega. A professora explica as regras do jogo para os alunos, a brincadeira será dessa maneira: a turma será dividida em três grupos os guarda florestais, os caçadores e os animais, cada criança colocará uma faixa de tecido colorido na cintura e para distinção, as faixas dos animais será de uma cor diferente das dos caçadores que também será diferente das dos guardas florestais. A professora divide a turma em caçadores guardas florestal e animais e leva os alunos para o pátio ou algum lugar com espaço para a brincadeira.

   Na brincadeira os guardas florestais devem capturar as faixas dos caçadores, e os caçadores devem capturar as faixas dos animai. Assim a professora estipula um tempo para a brincadeira, realizando a troca de papéis para cada rodada da brincadeira para que cada criança possa ser cada tipo de personagem pelo menos uma vez. Vence quem no final de cada rodada conseguir capturar mais faixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com