TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco Aspectos Que Mais Me Incomodaram nos Experimentos Estão Listados Abaixo

Por:   •  25/8/2020  •  Exam  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

Os cinco aspectos que mais me incomodaram nos experimentos estão listados abaixo:

Tuskegee

- Os experimentos eram feitos em homens negros e pobres. O racismo, como fenômeno comportamental e social, mais uma ação do homem branco achando ser uma raça superior;

- Tinha apoio do alto escalão do governo. Uma ação que gerava consequências graves era de conhecimento do governo e tinha o seu apoio;

- As pessoas não foram informadas do tratamento com a penicilina, usada até hoje no tratamento da sífilis, já era de conhecimento que as mortes poderiam ser evitadas;

- Contavam mentiras, como a pulsão lombar;

- Segundo o vídeo do youtube o estudo não gerou quase nenhum ganho científico.

Nazistas:

- Assassinavam para oferecer peças de estudos, um das mais cruéis formas de “experimento”;

- Traíam sua formação ética. Violação dos princípios médicos – Os profissionais estavam fugindo de tudo que sua formação e seu “juramento” tinham lhe designado que é “cuidar das pessoas”;

- Experimentos terríveis;

- Trocavam ossos e músculos saudáveis por estilhaços, terra e bactéria;

- Quando não usavam para experimentos, faziam mão de obra escrava.

Na duas pesquias não teve autonomia dos participantes pois os mesmos não tomaram decisões sobre os experimentos que estavam sendo submetidos. Todos os tratamentos e utilização dos seres humanos eram feitos de forma inadequada e com justificativa de obterem novos conhecimentos.

Os pesquisadores não observaram adequadamente os princípios. Os profissionais não tinham a convicção e informação técnica possíveis que assegurassem que o ato médico seria benéfico ao paciente, muito pelo contrário.  Nenhum dos casos a ação do médico buscou causar o menor prejuízo à saúde do paciente. Os efeitos indesejáveis das ações no ser humano não eram reduzidos. No caso de Tukesgee os pacientes não foram informados do tratamento nem das consequências da sifilis e os Nazistas realizavam experimentos mortais em seres humanos.

Parte 2 - Um dos aspectos mais importantes nas pesquisas envolvendo seres humanos é a questão do consentimento livre e esclarecido dos participantes.

  • Por que o processo de consentimento é tão relevante? 
  • Considerando os casos de transgressão a ética nas pesquisas envolvendo seres humanos, em particular o caso de Tuskegee e dos experimentos nazistas, reflita sobre:

a- vulnerabilidades daqueles sujeitos;

b- autonomia dos sujeitos para decidir sobre a participação;

c- a observância dos princípios da justiça e da equidade.

  1. O processo de consentimento livre esclarecido é relevante, pois garante a compreensão adequada dos participantes, onde devem ser respeitadas as condições sociais, culturais e econômicas de cada indivíduo. O consentimento em uma pesquisa médica é particularmente importante, pois requer do paciente um nível de compreensão alto além dos cuidados que terão que ser tomados. Torna-se importante que toda dúvida deve ser esclarecida diretamente pela pessoa responsável pela pesquisa onde o paciente se sinta a vontade para fazer todos os questionamentos e assim evitar falhas no processo de compreensão.
  2. A vulnerabilidade das pessoas que estavam sendo usadas nos experimentos tanto em Tuskegee quanto dos Nazistas era total. No caso de Tuskegee por estarem expostos a doença e sem saberem do que estava acontecendo e o dos Nazistas por usarem judeus que eram maltratados naquela época. Também não teve autonomia em nenhum dos casos, pois as pessoas não tomavam decisões relacionadas a sua saúde, ou seja, não tinham liberdade de escolha. Todo indivíduo tem direito de consentir ou recusar propostas de caráter preventivo, diagnóstico ou terapêutico que tenham potencial de afetar sua integridade físico-psíquica ou social. Não houve justiça nem equidade nas pesquisas pois as necessidades de saúde não eram livres de preconceitos ou segregações sociais.

Parte 3-  Comece a pensar sobre seu trabalho de final de curso (monografia, TCC) considerando as resoluções CNS 466/12 e 510/16:

a- quais os dados que Você utilizará em seu estudo;

b- como os dados serão conseguidos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com