TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conteúdos da Formação

Por:   •  18/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 2

4- OS CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO.

Sabendo que formação significa mais conhecimento e que os objetivos da formação docente é buscar novas ideias, estratégias, sugestões de práticas, evoluir e contribuir com a própria experiência, portanto, com a formação os docentes aprendem novos conhecimentos e habilitam-se para um contexto cada vez mais exigente no qual a inovação, a criatividade, a necessidade de mudança e a competitividade são uma constante.

Freire, com sua visão ampla e inclusiva, aponta que o exercício da docência na atualidade pede: Rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, ética e estética, corporificar as palavras pelo exemplo, assumir riscos, aceitar o novo, rejeitar qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática, reconhecimento e assunção da identidade cultural, ter consciência do inacabamento, reconhecer-se como um ser condicionado, respeitar a autonomia do ser educando, bom senso, humildade, tolerância, convicção de que mudar é possível, curiosidade, competência profissional. Portanto, somente quem atua em sala de aula sabe quantos obstáculos precisam ser vencidos todos os dias, principalmente, levando em consideração as transformações que vem ocorrendo na sociedade com o surgimento de novas tecnologias, que atinge diretamente as metodologias de ensino. Com a tecnologia o mundo se transforma rapidamente, enquanto a educação avança vagarosamente. Assim, os desafios enfrentados diariamente nas escolas evidenciam cada vez mais que devemos que refletir sobre os dilemas da nossa prática pedagógica.

Desta forma, os conteúdos da formação docente deve atender as necessidades formativas do professor. Alguns temas são relevantes debater na atualidade, como:

Educação especial: a demanda de discentes com necessidades especiais tem aumentado muito e precisamos saber lidar com cada uma.

Direitos da aprendizagem: há a necessidade do professor estar preparado para seguir as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Tecnologia no ensino: os professores precisam estar sempre se atualizando, para que através dos recursos digitais, proporcione um ensino mais dinâmico e multidisciplinar.

Ludicidade na educação infantil: Enfatizar a importância do lúdico e desenvolver novas habilidades.

Negligência da família: as famílias tem se ausentado das responsabilidades escolares de seus filhos, sobrecarregando os professores de responsabilidades.

Desenvolvimento de competências socioemocionais: visto a grande necessidade de estimular o desenvolvimento dessas competências no processo de ensino (autoconhecimento, empatia, autoestima, se relacionar com os outros, respeito, tomadas de decisões, ética, confiança, responsabilidade, criatividade).

O futuro da educação: quando falamos do futuro, pensamos imediatamente em inovação, tanto tecnológica como social e pedagógica.

Nesse contexto a formação necessita ser contínua, buscando o pleno desenvolvimento e aprendizado dos discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (25 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com