TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudantes de Odontologia e a leitura de textos acadêmico-científicos no mundo virtual

Por:   •  2/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Os estudantes de Odontologia e a leitura de textos acadêmico-científicos no mundo virtual. Campinas: Revista da ABENO, 2009.

Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/viewFile/7/7. Acesso em 20 de mar 2018.

Objeto: Busca pela compreensão das práticas de leitura dos estudantes em relação a leitura de textos acadêmicos-científicos disponíveis no mundo virtual.

Objetivos:

  • Buscar refletir sobre como os estudantes vêm lidando com a leitura de textos acadêmicos-científicos eletrônicos;
  • Saber como os alunos interagem com novas tecnologias de leitura, compreendendo que a prática da leitura digital conduz às ações leitoras diferentes daquelas realizadas nos textos impressos;
  • Esclarecer como os docentes podem auxiliar a implementação da leitura de material eletrônico para o aprofundamento do conhecimento do aluno.

Metodologia: A metodologia nesse artigo foi um questionário respondido por alunos do curso de Odontologia matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso sob Orientação Docente, em 2009. Levou em conta idade, sexo, região de moradia e período matriculado.

Fontes: Um questionário aplicado em 46 estudantes do 7º e 8º períodos de uma universidade particular.

Principais conceitos utilizados pelo autor: Estratégias cognitivas de leitura; Links; Atitude responsiva; Cibercultura.

Principais conclusões do autor: O autor, por meio do questionário, demonstrou que no mundo digital as leituras acadêmico-científicas fazem parte do cotidiano do aluno. Porém, os mesmos ainda não demonstraram o letramento proporcionado pela tecnologia, pois dispensam links e apenas se importam com o tamanho do texto. Além disso, também não há clareza se os estudantes fazem uso das ferramentas disponibilizadas pelos programas. No que diz respeito aos aspectos físicos da leitura por meio eletrônico, as condições são negativas. Outra conclusão é que os docentes devem estar ativamente presentes para guiar os alunos em pesquisas, estudos e estabelecer espaços de discussão, executando com destreza seu papel de “mediador do conhecimento”.

Comentário pessoal: O artigo envolve o leitor, pois ao mesmo tempo que apresenta situações recorrentes atualmente, mostra como escritores de séculos passados (como Coracini e Orlandi) tinham a mesma visão do autor em relação a demonstrar como e porque algumas ferramentas e habilidades linguísticas, experiências e outros atributos, podem ser eficientes ou não para obter um melhor entendimento e benefícios da leitura de uma maneira adequada, ou seja, esses autores contribuem para a grandeza do texto. Além disso, o artigo faz o leitor reconsiderar as atitudes que toma em decisões acadêmicas e da a oportunidade de mudança nesse sentido da vida universitária.

Palavras-Chaves: Links, Escrita, Acadêmico-científico, Tecnologia, Leitura, Comunicação, Questionário, Ferramentas.

Fichamento elaborado por: Ana Beatriz Bedenik de Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com