TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores Que Acarretam Nos Acidentes De Trabalho. E As Medidas Paliativas

Dissertações: Os Fatores Que Acarretam Nos Acidentes De Trabalho. E As Medidas Paliativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  2.725 Visualizações

Página 1 de 10

Acidentes de Trabalho

Acidentes de trabalho são determinados por múltiplos fatores dos quais não nos percebemos ou cujo efeito não entendemos em muitas situações. Dá origem a conseqüências vastas, com efeitos induzidos aos mais variados níveis. Para além da incidência econômica e da problemática dos custos, existe uma multiplicidade de conseqüências indireta dos acidentes. Em todos os casos qualquer acidente tem, sempre, conseqüências individuais, sociais e econômicas. O problema é que não temos um sistema de informação que nos permitam estimar e acompanhar o real impacto do acidente de trabalho sobre a saúde da população brasileira. Uma das conseqüências do desconhecimento do impacto do trabalho sobre a saúde é a inexistência de respostas organizadas por parte do SUS e do próprio Ministério do Trabalho e Emprego em relação à sua prevenção e ao seu controle. O princípio da integralidade, que deveria ser assumido como um dos pilares da estruturação dos sistemas de saúde locais, regionais e nacional, é atingido de modo frontal.

Acidente do trabalho acarreta prejuízos para vítima, familiares, colegas, empresas e até mesmo na economia de uma nação. Percebe-se que o próprio país é afetado com todo o conjunto de efeitos negativos. Um acidente do trabalho pode levar o trabalhador a se ausentar da empresa apenas por algumas horas, o que é chamado de acidente sem afastamento. É o que ocorre, por exemplo, quando o acidente resulta num pequeno corte no dedo, e o trabalhador retorna ao trabalho em seguida. Outras vezes, um acidente pode deixar o trabalhador impedido de realizar suas atividades por dias seguidos, ou meses, ou de forma definitiva. Se o trabalhador acidentado não retornar ao trabalho imediatamente ou até na jornada seguinte, temos o chamado acidente com afastamento, que pode resultar na incapacidade temporária, ou na incapacidade parcial e permanente, ou, ainda, na incapacidade total e permanente para o trabalho.

A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades normais. A incapacidade parcial e permanente é a diminuição, por toda vida, da capacidade física total para o trabalho. É o que acontece, por exemplo, quando ocorre a perda de um dedo ou de uma vista. A incapacidade total e permanente é a invalidez incurável para o trabalho. Nesse caso, o trabalhador não tem mais condições para trabalhar. É o que acontece, por exemplo, se um trabalhador perde as duas vistas em um acidente do trabalho. Nos casos extremos, o acidente resulta na morte do trabalhador.

Causas de Acidentes de Trabalho

Atos inseguros e as condições inseguras são apontados como causadoras de acidentes: como problemas com equipamentos, instalações e fatores organizacionais. Todo elemento envolvido no trabalho é potencial gerador de ocorrência, por isso deve-se estar atento para todas as atividades exercidas na empresa, sem descuido.

Os atos inseguros são todas as formas incorretas de trabalho e desrespeitos as normas de segurança, ou seja, ações conscientes ou inconscientes que possam causar acidente ou ferimentos.

Condições Inseguras: são falhas ou irregularidades no meio ambiente ou nos locais de trabalho que comprometem a segurança do trabalhador, expondo-o a riscos eminentes de se acidentar.

Fator pessoal de insegurança: A falta de concentração no trabalho por problemas financeiros, de saúde em família, problemas conjugais, monotonia e permanência excessiva do trabalhador desenvolvendo a mesma atividade.

Ambientes insalubres e perigosos: Os ambientes de trabalho ou atividades que geram condições insalubres ou perigosas que dependendo da concentração, tempo de exposição e ausência de sistemas de proteção. A falta de iluminação adequada em alguns pontos da fabrica pode ser causador de doenças.

Nos canteiros de obras mal planejados e mal dimensionados, a falta de qualificação dos trabalhadores, a falta de fiscalização, o longo trajeto dos funcionários do trabalho pra casa e de casa pro trabalho e a pressa para execução da obra devido a apertos em cronogramas, gerando trabalho sobre trabalho ou excesso de trabalho são responsáveis por acidentes na construção civil.

Consequências de um Acidente de Trabalho

Além do fato negativo da saúde em um acidente, eles deixam também um rastro de gastos. Como:

Transporte: Ambulâncias não são carros comuns, elas têm equipamentos médicos caros, de alto custo e que consomem muita energia, além do preço de manutenção. Dentro desses veículos, é necessário a existência de um motorista profissional, um médico e um técnico de enfermagem, o que nos mostra ser tão caro um serviço ambulatorial desses, que é acionado sempre que algum acidente de trabalho ocorre.

Hospital: Equipamentos necessários para cirurgia têm custos de milhões de reais, e mais caro ainda é o conhecimento necessário por parte dos profissionais, como os médicos. Se somarmos isso ao que é gasto para internar uma pessoa (leito, alimentação, medicação, cuidados de enfermeiros), vejamos o gasto público com os acidentes. Um dia em uma UTI, por exemplo, pode custar até R$ 20.000,00

Para o individuo que sobrevivem aos acidentes são atingidos por danos que se materializam em: Sofrimento físico e mental; cirurgias e remédios; próteses e assistência médica; fisioterapia e assistência psicológica; dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção; diminuição do poder aquisitivo; desamparo à família; desemprego; marginalização; depressão e traumas.

Familiar: Quem já cuidou de um enfermo, sabe o que é necessário comprar: remédios, soro, seringas, fraldas, lençóis, cadeira de rodas, gaze, esparadrapos dentre outros gastos. A família, ao ter um acidentado em casa muda totalmente sua rotina, passando a viver em função da vítima. Os cônjuges, muitas vezes, têm que deixar suas atividades profissionais para atender as necessidades do trabalhador vítima de acidente. E caso seja grave, o parceiro tem que trabalhar para prover o que está em falta, financeiramente falando, já que a vítima não irá mais ganhar o mesmo de antes.

Empresa: salário dos quinze primeiros dias após o acidente; transporte e assistência médica de urgência; paralisação de setor, máquinas e equipamentos; comoção coletiva ou do grupo de trabalho; interrupção da produção; prejuízos ao conceito e à imagem da empresa; destruição de máquina, veículo ou equipamento; danificação de produtos, matéria-prima e outros insumos; embargo ou interdição fiscal; investigação de causas e correção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com