TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fichamentos de Antropologia

Por:   •  27/6/2020  •  Resenha  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 13

TARDE, Gabriel. [1895]. “Capítulo III – Que é uma Sociedade?”. In: As Leis da Imitação. Porto: Rés, 1979.

“Daí esta definição de grupo social: uma coleção de seres enquanto estão em vias de se imitar entre si, ou enquanto, sem se imitarem actualmente, se assemelham e os seus traços comuns são cópias antigas de um mesmo modelo.” (Pag. 93)

“Uma sociedade é sempre, em diversos graus, uma associação, e uma associação é para a socialidade, para a imitatividade, por assim dizer, o que a organização é para a vitalidade ou mesmo o que a constituição molecular é para a elasticidade do éter.” (Pag. 94).

“Uma quantidade de crianças educadas em comum, tendo recebido a mesma eduação no mesmo meio, e não ainda diferenciadas em classes e em profissões: tal é a matéria prima da sociedade.” (Pag. 95).

“[...] uma nação não é senão um acordo de tradições, de costumes, de educações, de tendências, de ideias que se propagam imitativamente por vias diferentes, mas subordinando-se hierarquicamente e ajudando-se fraternalmente.” (Pag. 96).

“Em resumo, para a questão que colocamos no começo: Que é sociedade? nós respondemos: é a imitação.” (Pag. 99).

Gabriel tarde, entra em debate com Durkheim pois, enquanto Durkheim tinha a pretensão de fazer da sociologia uma ciência e diferenciá-la da biologia e da psicologia, Tarde não defendia a natureza de ser livre da sociologia, tanto que, em seus exemplos sobre o modo de ser do social faz comparações de ordem biológica e psicológica, chegando ao extremo de defender que a dinâmica de invenção e de continuidade da sociedade nada mais é do que uma repetição e imitação espontânea de práticas da natureza. Basicamente, define que a sociedade se faz de ondas de propagação, para ele, a totalidade nada mais é do que uma grande imitação de todas as partes. Seu foco, é mais a transmissão (dada a ideia de imitatividade e transmissão hierárquica) do que o objeto, acredito que, por este motivo ele seja mais estudado nas áreas de comunicação, visto que a comunicação é a grande responsável pela formação da opinião das massas.

DURKHEIM, Émile e MAUSS, Marcel. [1903]. Algumas formas primitivas de classificação. Ensaios de Sociologia. Pp. 399-455. São Paulo, Perspectiva. 1990 (seminário)

“A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens” (p. 184).

“O que caracteriza as referidas classificações é que as idéias estão nelas organizadas de acordo com o modelo fornecido pela sociedade. Mas desde que esta organização da mentalidade coletiva exista, ela é suscetível de reagir à sua causa e de contribuir para modificá-la.” (p. 189)

 “As coisas não se encontram dispostas simplesmente sob a forma de grupos isolados uns dos outros, mas estes grupos mantêm uns com os outros relações definidas e seu conjunto forma um só e mesmo todo”. Seu objetivo não é, assim, tornar mais fácil a ação, mas tornar inteligíveis as próprias relações sociais existentes, dando luz a uma “primeira filosofia da natureza”, em que se ligavam as idéias, onde o conhecimento se tornava uno. (p. 197-198)

“Uma classificação lógica é uma classificação de conceitos”. (p. 202)

Ao comparar a organização das sociedades totêmicas Durkheim percebe que existe uma organização totêmica, um tipo de sistema de classificação com uma lógica comum a diversos clãs de diferentes lugares da Austrália.

Os clãs que antes estavam ligados pelos costumes e pelas representações foram, sofrendo fragmentações e dando origem a novos clãs e a novas formas de classificação. Os clãs multiplicados inicialmente possuíam uma relação hierárquica, mas foram se “autonomizando” de modo que mantiveram parte das características de sua origem e desenvolveram outras novas. Assim, obtém uma espécie de ramificação, onde os totens geram subtotens, estes se tornam novos totens e assim sucessivamente.

Existe então uma relação direta entre o sistema social e o sistema lógico que a sociedade utiliza para se conceituar. As classificações primitivas se ligam as primeiras classificações científicas. Mesmo que as classificações científicas pareçam extremamente diferentes das classificações primitivas, elas possuem características em comuns: uma classificação gera outra mais complexa e as classificações complexas mantêm vestígios da sua classificação inicial.

Portanto, para Durkheim, a história da classificação científica é a história do declínio da afetividade social que gradualmente proporcionou a livre reflexão dos indivíduos. Mesmo assim, mantem-se algumas influências que resultaram em formas de classificação.


MAUSS, Marcel e HUBERT, Henri. [1898]. Sobre o sacrifício. S. Paulo: Cosac-Naify, 2005. Introdução e cap. 1, 2, 5 e 6.

Introdução

“Propusemo-nos neste trabalho definir a natureza e a função social do sacrifício.” (Pag. 7).

“Não cogitamos pois empreender aqui a história e a gênese do sacrifício, e se chegamos a falar de anterioridade, trata-se de anterioridade lógica e não de anterioridade histórica.” (Pag. 14).

I. DEFINIÇÃO E UNIDADE DO SISTEMA SACRIFICIAL

“Antes de ir mais longe, convém dar uma definição exterior dos fatos que designamos por "sacrifício". (Pag. 15).

 “Chegamos então à seguinte fórmula: o sacrifício é um ato religioso que mediante a consagração de uma vítima modifica o estado da pessoa moral que o efetua ou de certos objetos pelos quais ela se interessa.

Para brevidade da exposição, denominaremos sacrifícios pessoais aqueles em que a personalidade do sacrificante é diretamente afetada pelo sacrifício e sacrifícios objetivos aqueles em que objetos, reais ou ideais, recebem imediatamente a ação sacrificial.” (Pag. 19).

“Há continuidade entre as formas do sacrifício. Elas são ao mesmo tempo muito diversas e muito semelhantes para que seja possível dividi-las em grupos muito caracterizados. Todas têm o mesmo núcleo, e é isso que faz a sua unidade. São os invólucros de um mesmo mecanismo que vamos agora desmontar e descrever.” (Pag. 24).

2 . O ESQUEMA DO SACRIFICIO

Sobre a entrada.

“Se os dois ritos analisados são de tal forma semelhantes, é que os objetos visados de parte a parte também são análogos. Nos dois casos trata-se de fazer que a força religiosa que as sucessivas consagrações acumularam no objeto sacrificado se comunique, de um lado, com o domínio do religioso e, de outro, com o domínio profano, ao qual pertence o sacrificante. Os dois sistemas de ritos contribuem, cada um num sentido, para estabelecer essa continuidade que nos parece ser, feita essa análise, uma das características mais notáveis do sacrifício. A vítima é o intermediário pelo qual a corrente se estabelece. Graças a ela, todos os seres que participam do sacrifício se unem, todas as forças que nele intervêm se confundem.” (Pag. 50).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com