TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento expresso de Ensaio sobre a dádiva - Sociologia e antropologia

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  1.867 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento expresso de Ensaio sobre a dádiva (Sociologia e antropologia - Marcel Mauss)

1ª parte: Introdução – A obrigação de retribuir presentes (§§1-6)

O autor retira um trecho de um poema escandinavo para compor a epígrafe, onde é possível observar como os contratos se fazem naquela civilização sob a forma de presentes. Ele destaca que essa característica é comum a muitas outras civilizações, e é sobre isso que irá discorrer ao longo do texto: na opinião dele, tudo que constitui a vida propriamente social diz respeito ao regime do direito contratual e ao sistema das prestações econômicas. Ele escolhe então destacar o caráter voluntário – aparentemente livre e gratuito e no entanto obrigatório e interessado – de tais prestações, que assumem na maioria das vezes a forma do presente. Segundo o autor, o oferencimento generoso de um presente não passa de uma mentira social, que tem como fins os interesses econômicos. Ele reflete então a respeito da força por trás da necessidade de retribuir, e sobre a presença da moral contratual na vida humana. Afirma que, enquanto fenômeno humano, o mercado não está alheio a nenhuma sociedade conhecida, e que certas formas e ideias sempre presidiram à troca.

2ª parte: O método e a prestação (§§7-13)

O autor define o método utilizado na obra como comparativo, na medida em que usará de diversos exemplos de civilizações anteriores bem como discorrerá sobre as economias e os direitos que nos precederam, destacando que escolheu denominar sistema das prestações totais esse modelo onde as comunidades se obrigam mutuamente, trocam e contratam o tempo todo. Por fim, destaca um tipo específico de prestação chamado potlatch – nutrir, consumir – onde a troca tem um caráter de rivalidade, presente a princípio somente na América do Norte.

3ª parte: A prestação total e os bens de Samoa (§§14-19)

O autor analisa, neste trecho, comunidades em Samoa que permitem atestar a presença do potlatch na Polinésia ao apresentarem dois elementos essenciais: o da honra e o da obrigação de retribuir as dádivas sob a pena de perder essa honra. Ele diferencia os tonga e os oloa – bens femininos e bens masculinos – que designam respectivamente bens imóveis e bens móveis, na medida em que os bens "uterinos" são adornos, talismãs trazidos para uma família pela esposa, e os bens masculinos são instrumentos que pertencem ao marido.

4ª parte: O espírito ou hau da dádiva dos maori (§§20-27)

O autor explora nesse trecho o significado do hau, espírito atribuido a todas as coisas que são dadas e, consequentemente, recebidas. No direito do povo maori, nunca se percebe uma coisa como inerte: todo taonga é animado por um hau da sua floresta, o que motiva esse espírito a querer sempre voltar para o solo nativo. O autor destaca que essa concepção esclarece dois sistemas de fenômenos sociais na Polinésia: a natureza do vínculo jurídico criado pela transmissão de algo, e a natureza da troca por dádivas, das prestações totais, do potlatch.

5ª parte: A obrigação de dar e a de receber (§§28-34)

O autor estabelece outras duas obrigações além da retribuição: a de dar e a de receber. Um clã, os membros de uma família, um hóspede são livres para negociar, receber presentes e pedir hospitalidade; ao passo que recusar dar, por sua vez, equivale a declarar guerra, é recusar a aliança e a comunhão. Segundo o autor, o donatário tem uma espécie de direito de propriedade sobre tudo o que pertence ao doador, o que força o ato de dar. Existe uma série de direitos e deveres de consumir e de retribuir, simétricos e contrários, que exprimem um regime social onde tudo é matéria de troca. O autor transcreve então um longo documento que trata dos elementos fundamentais do potlatch, onde a troca-dádiva é regra, e extende essa interpretação a diversas outras sociedades.

6ª parte: A moral (§§35-56)

O autor inicia o capítulo de conclusão com reflexões acerca da moral. Ele discute sobre como ela se encontra na mesma atmosfera em que se misturam a dádiva, a obrigação e a liberdade. Discorre sobre como a não reribuição da dádiva torna inferior aquele que a aceitou, fazendo inclusive da caridade um espécie de ofensa. Ele destaca a presença de traços de costumes antigos nessa dinâmica, traços estes que se fundem com "os motivos fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com