TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

                   

Disciplina:

Fundamentos da Educação

Tutor:      

Tiago Tadeu Contiero

RA:

1159728

Aluno (a):

Johnantan Cristian Sabino de Freitas da Silva

Turma:

  1. DGEFL1701BVTA0S

Unidade:

Boa Vista - Roraima

Mito de Aquiles

Aquiles era filho de Tétis (a ninfa marinha, e não a deusa do oceano) e de Peleu, rei dos mirmidões da Tessália. Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco.

Aquiles, reconhecido por sua força e bravura, desde cedo já estava predestinado a lutar pelo estado, pois apenas ele (junto com demais heróis), seria capaz de tomar Tróia, inclusive sua mãe pressentia que ele morreria em guerra, e o disfarçou de mulher com a intenção de lhe esconder.

Com objetivo na guerra Aquiles foi treinar e Quíron, o centauro, foi designado para isso e além disso educá-lo, Quíron em confiança de Peleu levou Aquiles para ser criado, alimentou-o com mel de abelhas, vísceras de leões e medula de ursos e de javalis. Praticou caça, adestramento, música, medicina, e sua virtude. Iniciado na vida rude Aquiles muito belo, loiro, de olhos vivos, intrépido, simultaneamente capaz da maior ternura e também da maior violência.

Seu segundo mentor foi Fénix, um homem de grande sabedoria, que instruiu o príncipe nas artes da oratória e da guerra, Pátroclo seu amigo também recebeu treinamento de Fénix.

Pátroclo morre pelas mãos de Heitor, um príncipe de Tróia. Então para vingar a morte do amigo, Aquiles matou o príncipe por último. Porém, foi atingindo por uma flecha envenenada por Páris, um dos mais novos filhos do rei troiano Príamo, em seu calcanhar – única parte vulnerável de seu corpo – e assim, veio a falecer. Aquiles morreu durante a Guerra de Tróia, que foi retratada na Ilíada de Homero.

Educação homérica X Aquiles

A educação homérica, arte de falar bem na assembleia e de guerrear, o mito de Aquiles retrata bem isto, mostrando o homem herói, que é um dos padrões para a época, e mostra ele sempre vencendo seus desafios em diversas áreas, inclusive em sua forma de aprender, para não só apenas defender o estado, mais ser o herói que todos acreditavam que ele fosse desde o começo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com