TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grandes Nomes Da Matemática

Trabalho Escolar: Os Grandes Nomes Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista a grande importância de um dos cientistas mais célebres da atualidade, tanto para o avanço da ciência como para o conhecimento sobre o universo e a origem da vida, mesmo assim contestado por muitos por acharem que não é merecedor de uma comparação a Einstein nem tampouco a Newton, vale o convite para que conhecam a trajetória dessa mente tão brilhante, que independente das dificuldades físicas que a doença o acometeu no início de sua vida adulta, ele aprendeu a lidar com isso de uma forma bem humorada, pois a mesma não afetou o seu cérebro, que dotado de um QI de 160, é considerado uma das pessoas vivas mais inteligentes do mundo. Estou falando de Stephen William Hawking, físico teórico e um dos maiores cosmólogos da atualidade, autor de diversas obras como “O Universo numa casca de noz (2001)” e “Uma Breve História do Tempo (1988)”, esse último vindo a se tornar um best-seller. Hawking também uniu áreas da Física que nunca haviam sido combinadas como: teorias quânticas, relatividade e a termodinâmica. Ele tem 12 títulos honorários e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o prestigioso prêmio Albert Einstein.

“Para os meus colegas de trabalho, sou apenas mais um físico, mas para o público em geral, me tornei possivelmente o cientista mais famoso do mundo”, diz ele em sua autobiografia intitulada “Minha Breve História (2013)”. Boa parte disso se deve a seu “estereótipo de gênio deficiente”, nas suas próprias palavras. Stephen Hawking é um Professor Xavier levado ao limite, um homem que escreve livros vendidos no mundo todo e artigos que revolucionam a ciência ao ritmo de até três palavras por minuto, por meio de uma parafernália que reconhece o movimento dos seus olhos. Ele não fala, ele mal se move na sua cadeira supermoderna.

2 BIOGRAFIA

Stephen William Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1942, exatamente aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans, estudou na St Albans High School for Girls (garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas) entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não um excepcional estudante.

Entrou, em 1959, na University College em Oxford, onde pretendia estudar Matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse Medicina. Como não pode, por não ser disponível em tal universidade, optou então por Física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram Termodinâmica, Relatividade e Mecânica Quântica. Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e, desde 1979, ocupa o posto de professor Lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton.

Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Seu segundo casamento realizou-se com sua enfermeira - Elaine Mason - em 16 de Setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus três filhos e um neto) e sua investigação em Física Teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

Hawking é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) [2], uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, esta é uma doença que ainda não possui cura.

A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Em 1994, participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".

A história de Hawking já foi adaptada ao cinema duas vezes, em 2004, a emissora inglesa BBC reproduziu no filme Hawking (2004), dirigido por Philip Martin, os primeiros anos da vida de Stephen Hawking enquanto tirava seu PhD na Universidade de Cambridge e lutava contra o avanço da doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica. No ano de 2013, foi lançado o documentário Hawking (2013), baseado na sua recente autobiografia Minha Breve História, que conta a história de vida de Stephen Hawking, desde seus primeiros anos até tornar-se um astrofísico mundialmente reconhecido.

Stephen Hawking já fez inúmeras aparições na mídia. Já participou de programas, como The Simpsons, Futurama, Dexter’s Laboratory, The Fairly OddParents, Family Guy e o Cartoon Dilbert. Além disso, já fez uma participação especial no sitcom The Big Bang Theory, em 2012, no qual conversa com Sheldon Cooper. Também apareceu num episódio de sua série de TV favorita, Star Trek: The Next Generation, em que ele está representado por um holograma, com Isaac Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.

Stephen Hawking virou personagem de HQ na revista “Stephen Hawking: Riddles of Time & Space” (Enigmas do Tempo e Espaço, em tradução livre), lançada em 2013 pela editora norte-americana Bluewater Productions.

3 CONTRIBUIÇÃO PARA A CIÊNCIA

A Obra de Hawking para comunidade científica, sem dúvida, é genial. Não é à toa que ele é considerado brilhante.

O seu trabalho realmente significativo começa em 1970, ainda no Instituto de Astronomia.

Hawking queria descobrir o sentido de tudo, queria saber o que é o universo e acabou focando seus estudos no trabalho de Einstein.

Hawking descobriu em 1974 que buracos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com