TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos de Saúde

Por:   •  21/9/2020  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG

Nome:

Ana Karolina Meireles de Oliveira

Matrícula:

2015064472

Turma:

Biomedicina / Noturno

Disciplina: 

FAS012 - Politicas de Saúde

1º Semestre/2020

Data:

20/08/2020

[pic 1]

O SUS da Inglaterra

Após a Segunda Guerra Mundial, as autoridades governamentais viram a necessidade de reestruturação do país, gerar empregos e de criar um sistema único de saúde, com isso surgiu o National Health Service (NHS). O NHS é financiado pelo governo com recursos advindo de impostos e uma pequena parte do Sistema de Seguridade Social. Adotando o modelo de seguridade social, oferece cuidados médicos e serviços de promoção da saúde de forma universal e gratuita a toda população. Outro fator importante é que o sistema púbico de saúde inclui a administração de medicamentos que passam a assumir um preço único e, para cidadãos com idade superior a 60 anos ou inferior a 16, os medicamentos não são custeados e ainda oferecem assistência financeira para aquele que não possui condição de custear o transporte. Além de tratar as enfermidades, atuam com programas de medicina curativa e preventiva, pois acredita-se que é mais econômico e vantajoso custear programas para prevenir doenças do que gastar bilhões no tratamento delas. É mais barato para o país que seus cidadãos sejam saudáveis.

O NHS admite a forma de GP (General Practitioners), que são clínicos gerais, conhecidos com médicos de família. Estes, além de oferecer serviços ambulatoriais e hospitalares, são responsáveis pela assistência de prevenção às doenças e acompanhamento de pacientes previamente cadastrados, oferecendo serviços de qualidade, com maior proximidade entre médico e paciente. Os pacientes são direcionados a cada médico conforme localidade da residência. Esses médicos são funcionários do governo e recebem os proventos conforme a quantidade de pacientes assistidos e de acordo com o serviço oferecido, além de bônus para aqueles que consigam bons resultados com a medicina preventiva. Esse modelo permite a implementação de medidas de prevenção de doenças crônicas e incentivo para hábitos saudáveis, dessa forma, evita-se grandes gastos futuros com tratamento de doenças que poderiam ser evitadas, além de aumentar a expectativa de vida e obter melhores os indicadores socioeconômicos e de saúde.

O NHS tem se mostrado bastante eficaz quando se trata de política de saúde, mas em contrapartida aos benefícios, apresentam dificuldade em atender à população. Os cidadãos precisam passar pelo GP para qualquer consulta e para agendar essa consulta, encaram longas filas de espera, podendo demorar semanas para conseguir e estas podem durar apenas alguns minutos. Em casos de urgência, o usuário pode ser atendido por um plantonista, mas ainda sim, demora horas para conseguir tal feito. Outra desvantagem está relacionado ao fato de ser financiando pelo governo, pois muitas vezes apresenta algumas dificuldades em relação ao financiamento, escassez de recursos e demanda dos funcionários, muitos deles com sobrecarga de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com