TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos Arranjos Familiares

Monografias: Os Novos Arranjos Familiares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................4

3. CONCLUSÃO.................................................................................................9

4. REFERÊNCIAS..............................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Ao analisar a família na sociedade contemporânea, percebe-se que a imagem da família composta pelo pai como chefe, tem sido substituída por um novo modelo, no qual a mulher se apresenta ocupando o papel do homem.

A maioria dos casos nos quais os filhos são criados por apenas um dos países. Acabam ficando sob a responsabilidade das mães, que precisa se desdobrar para suprir os cumprimentos, submetido os filhos a vida precária.

O grande número de mulheres que sustentam a família é assustador, mesmo aquelas casadas ou que tem um companheiro. Essas famílias vivem de forma desumana, a maioria se mantém da renda que recebe do Estado.

Alguns programas como a bolsa família têm como objetivo ajudar as famílias mais necessitadas, no entanto, o valor é insuficiente para o sustento de uma casa, contudo algumas famílias cujas mais sustentam e criam os filhos sozinhos, vivem com apenas esse benefícios.

Neste estudo, será abordado cerca dos novos arranjos familiares, englobando a família monoparental e os seus aspectos mais importantes.

2. DESENVOLVIMENTO

Significado de Família

A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.

O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.

Além de a tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares:

Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.

Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.

Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.

Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.

O cotidiano familiar revela uma inclinação correspondente aos valores atribuídos ao grupo dominante.

Um grande desafio decorrente do contexto atual sócio- econômico e político ganha uma dimensão cada vez mais complexa. Algumas dessas características apontam para a família monoparental, na qual a mulher se apresenta como responsável pela criação e sustento dos filhos.

A sociedade contemporânea traz mudanças significativas no contexto familiar, organizando as famílias conforme as novas tendências, dificultando a educação dos filhos, e subjugando a população carente á exclusão social, afetando vários aspectos da vida, que envolvem a competição e a precariedade do trabalho.

A família Contemporânea enfrenta várias dificuldades relacionadas aos valores e conceitos, tradicionais, que vem sendo substituídos por novos modelos que objetivam suprir os requisitos impostos pela sociedade industrial avançada.

Com isso, a mulher vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, e ocupando o lugar de chefe de família, criando filhos sem presença do pai e sem a ajuda de um companheiro ou da família.

Essas mudanças estão ligadas a mobilidade social, em resposta a problemas de coesão social, evidenciando as exigências de um mercado globalizado e pelos avanços tecnológicos.

O Governo Federal se organiza na tentativa de cumprir uma função social conforme as demandas sociais, com isso foram criadas programas como o bolsa escola e bolsa família, tentando tornar a sociedade mais igualitária. Dessa forma a criança recebe uma recompensa e incentivo para frequentar a escola.

Segundo pesquisa realizada no CRAS do município de Palmas – To no dia 03 de Junho de 2011 constatou-se que 10.314 famílias são beneficiadas pelo bolsa família apenas na capital de Palmas – TO, sendo que 9771 famílias são chefiadas por mulheres e 543 famílias são chefiadas por homens. Para serem incluídas no programa essas famílias precisam estar com os filhos matriculados e frequentando a escola e a renda per capita deve ser de R$140,00. Segundo a coordenadora entrevistada essas famílias enfrentam uma realidade difícil, as maiorias estão desempregadas e sem moradia própria, alguns deles vivem de trabalhos alternativos realizarem faxina e diarista, o que ganham é insuficiente para sobreviver. A situação social é de vulnerabilidade entre várias dificuldades destaca-se uma difícil tarefa que é associar o trabalho fora e cuidar dos filhos, pois destas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com