TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVOS ARRANJOS FAMILIAR

Pesquisas Acadêmicas: NOVOS ARRANJOS FAMILIAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Serviço Social 2° Semestre – Turma A

Alana Georgia Costa de Aquino

Deise Norberto dos Santos

Gleice Mara da Silva Argolo

Lorena Mendes Melo

Maria Lúcia Souza Silva

Maryjara de Almeida Cardoso

Veraluci Gomes Santos Benevides

Os Novos Arranjos Familiares

Jequié

2013

Alana Georgia Costa de Aquino; Deise Norberto dos Santos; Gleice Mara da Silva Argolo; Lorena Mendes Melo; Maria Lúcia Souza Silva; Maryjara de Almeida Cardoso; Veraluci Gomes Santos Benevides.

Os Novos Arranjos Familiares

Trabalho apresentado aos Cursos de Sociologia e Serviço Social,

Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná do curso de Serviço Social noturno 2° semestre. Orientado pelos professores Adarly, Lineia, Márcia e Sérgio.

Jequié

2013

Introdução

A família ao passar do tempo sofreu novas configurações e isso varia de acordo a cultura, o setor financeiro, costume e tradições, hoje a sociedade impõe novos “valores” que são acoplados à estrutura familiar mudando assim alguns paradigmas que por muito tempo fez parte da construção afetiva entre as pessoas, mudanças essas que tem sido discutida de muitas formas e que também assusta quem já faz parte de uma família tradicional. Como conviver com certos modismos como o casamento gay entre outras estruturas familiar? A resposta é dada de uma maneira onde cada qual tem seu ponto de vista e suas opiniões e as expões como querem, mas o que é realmente válido é o respeito entre as pessoas e sua forma de se viver.

A família hoje vai muito além de pai, mãe e filhos, tornou-se agora um modelo de socialização entre pessoas de uma mesma comunidade que se unem em um laço afetivo dando assim uma nova definição familiar. Hoje já não vemos o homem como sendo o chefe da família aquele que toma as rédeas, que manda e desmanda ou que assumi todas às responsabilidades e que dita às regras, esses papéis se inverteram e a mulher com o passar dos anos assumiu esse papel sendo ela quem chefia a casa, os filhos e também trabalha devido a isso a família sofreu modificações que até certo ponto de vista são boas, mas em outras vertentes não são tão boas assim.

Qual é o papel da sociedade mediante a essas mudanças? Informar e ajudar essas novas famílias no seu desempenho social e econômico, pois já se ver muitos programas do governo para ajudar na economia programascomo a Bolsa Família, Bolsa Estudo entre outros vem com o intuito de amenizar uma situação crítica de muitos que não tem estrutura alguma pra se ter responsabilidade com outras pessoas, mas por conta das circunstancias acaba assumindo as consequências de seus atos impensados. Pois nota-se que muitas das famílias que hoje são formadas não se têm base e são desestruturadas por conta da falta de planejamento e responsabilidade.

Desenvolvimento

A modernidade tem tomado conta de muitos aspectos na vida dos seres humanos, a cada dia que se passa novas coisas vão surgindo como novas tendências, condutas, leis, formas de vivencia e convivência e tudo isso tem afetado diretamente na família. Ao se perceber tais mudanças sociais as famílias vêm apresentando novos arranjos tal qual tem mudado a maneira de ver e ser família, que nada mais é que uma instituição unida pelo afeto, proteção e cuidado por laços de parentescos e não parentescos independentes das novas formações existentes, embora essas novas condutas no lar sejam refletidas na sociedade ainda se ver com relação homem e mulher a existência de conflitos e desigualdades entre os sexos.A transformação no seio familiar tem proporcionado novas formas de aprendizado para as crianças o que antes era apenas tarefas dos pais na educação e disciplina tem se tornado de forma persuasivauma obrigação das escolas e educadores sendo que tais tarefas são específicas para os pais e as mães, é muito fácil passar as responsabilidades adiante deixando na mão de um estranho algo muito importante como a educação dos filhos, e quando certas coisas dão erradas fica mais fácil ainda achar a quem culpar, sendo que os maiores responsáveis pela orientação de seus filhos são os pais.

Com a ajuda do Governo Federalas famílias menos favorecidas têm uma saída para seus problemas financeiros, um dos programas mais usados é o Bolsa Família que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza ele integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70,00 mensais, segundo cálculos do governo mais de 13 milhões de famílias brasileiras são beneficiadas em todo o território nacional a “gratificação” acompanha um abono mensal que varia de acordo com a situação de pobreza, a seleção das famílias para o PBF é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil, em parte o programa ajuda a essas famílias, mas não é o suficiente pra manter o bem estar das pessoas que são beneficiadas.

Segundo Jarbas Passarinho Ex-Governador do Pará, Ex-Senador e Ex-Ministro da Educação, Previdência Social, Justiça e Trabalho, citada por Jornal Braziliense:

“No que tange à Bolsa Família, há o que fazer para consagrar o benefício, evitando transformá-lo em pensão vitalícia. O recadastramento de milhares de famílias pobres é um permanente desafio para evitar a imobilidade do número de pessoas que não mais precisam mais de ajuda, porque ascenderam à classe média inferior, e substituí-la por quem passa a merecê-la. É necessário impedir falsificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com