TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos Da Aula De Laboratório Facilitar A Aprendizagem E Compreensão De Conceitos

Por:   •  2/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

FLD101_2022_S2_T1 – INTRODUÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA

Atividade da Semana 04

Objetivos da aula de laboratório – Facilitar a aprendizagem e compreensão de conceitos

Título da Atividade: EQUILÍBRIO ESTÁTICO

Objetivo: Demonstrar o conceito de equilíbrio estático

Local de Realização: Sala de Aula 

Nível de dificuldade: Médio 

Tempo gasto: 15 min

Introdução:

De acordo com a 1ª Lei de Newton, a Lei da Inércia, todo corpo mantem-se em seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme a menos que, por forças exercidas sobre ele, seja obrigado a mudar de estado, ou seja, equilíbrio é a capacidade de um corpo manter-se em repouso ou em movimento com velocidade constante e em linha reta. O corpo estático ou em movimento retilíneo uniforme distingue o equilíbrio estático do dinâmico, mas ambos ocorrem devido ao fato das resultantes das forças e torques que agem sobre o corpo em questão serem nulas.

Esta prática propõe um experimento que aborda os conceitos de um equilíbrio estático de um corpo, onde o modelo que será apresentado deve ser utilizado pelos alunos, em grupo ou individualmente, para atingir o equilíbrio do conjunto.

Materiais:

  • 2 Garfos
  • 1 Copo
  • 1 Palito de Dente

Instruções de Montagem:

Para a montagem de um bom experimento, o aluno deve se atentar com os materiais escolhidos. Os garfos devem possuir pesos semelhantes ou aproximados. O copo deve ser grande o suficiente para que o conjunto não toque na mesa após a montagem.

Iniciar a montagem encaixando um garfo ao outro pelos seus dentes de forma que as partes côncavas de ambos fiquem voltadas para o mesmo lado. Os dois garfos encaixados devem formar um ângulo com cerca de 130° entre si (Figura 1). O palito de dentes deve ser encaixado entre o primeiro e o segundo dente dos dois garfos, voltados para o ângulo de 130°, de forma que passe por debaixo do primeiro dente e por cima do segundo (Figura 2).

Para finalizar a construção, o palito, através de sua extremidade livre, deve ser apoiado na borda do copo, onde os alunos precisam encontrar o ponto sobre a superfície do palito (o centro de massa) que quando apoiado na borda do copo possibilite que todo o conjunto fique em equilíbrio, sem que os cabos dos garfos toquem na mesa ou ao copo que está apoiado.

Ilustrações:

[pic 1]

Figura 1: Forma que os garfos devem ser encaixados um ao outro.

[pic 2]

Figura 2: Modelo final da disposição dos materiais do sistema.

Resultados e Discussão:

Ao encontrar o centro de massa do sistema, que será sobre a superfície do palito, e apoiá-lo sobre a borda do copo, pode-se observar que todos os componentes estão em equilíbrio, ou seja, todas as forças e torques que agem sobre o corpo estão se anulando, tornando todas as resultantes nulas. Este seria um ponto de equilíbrio estático estável ou instável?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (313.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com