TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Polímeros Sintéticos

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Polímeros sintéticos

- O que é borracha sintética?

Borracha sintética é aquela que pode ser feita da polimerização de uma variedade dos monômeros, incluindo o acetileno (1,3-butadieno), que forma o polibutadieno e o cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno), que produz o policloropreno, ou polineopreno ou, simplesmente, neopreno, as quais são as mais comuns atualmente:

[pic 1]

*Polimerização é a reação química que dá origem aos polímeros. As unidades estruturais que dão origem às macromoléculas são polímeros denominadas monômeros.

São consideradas elastômeros, isto é, substâncias que, quando são submetidas à tensão, passam de rearranjos desordenados a arranjos lineares, de maneira reversível.

*Os produtos têm as seguintes vantagens: Resistência Térmica; Resistência Fria; Resistência de Abrasão; Prova da Água; Boa Qualidade

Desvantagem: Não apropriado para solventes polares, por exemplo, as cetonas, o ozônio, os nitros-hidrocarboneto, entre outros.

- Onde é usada, aplicada?

O emprego da borracha é muito amplo, pois as características e propriedades que os elastômeros reúnem fazem com que alcancem praticamente todos os setores da economia: automobilístico, calçadista, construção civil, plásticos, materiais hospitalares e outros também de grande importância no dia-dia da sociedade, por serem as mais empregadas na produção.

Borrachas sintéticas são até mesmo mais resistentes a variações de temperatura e de produtos químicos. É por isso que as mangueiras de bombas de gasolina são de neopreno. Esse polímero também é usado em artefatos que ficam expostos à água do mar, como cabos de submarinos, correias transportadoras, roupas, luvas, revestimentos industriais e adesivos.

Essa borracha se torna resistente depois de passar por um processo denominado vulcanização, que é a adição de 2 a 30% de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um polímero tridimensional com o enxofre, servindo de ponte entre as cadeias carbônicas.

- De que forma se obtém?

As borrachas sintéticas são quase que na sua maioria, obtidas através de um algum componente derivado do petróleo, geralmente o gás chamado Butadieno.

[pic 2]

 

[pic 3]

                                             

                                                          Molécula do Butadieno

Além desses polímeros de adição, que são formados por monômeros iguais, existem borrachas sintéticas que são constituídas também de copolímeros, isto é, são formadas pela união de monômeros diferentes. Dessas, a borracha mais importante é a utilizada na produção de pneus. Esses polímeros são conhecidos como SBR e BR.

A SBR é formada pela união dos monômeros do eritreno (buta-1,3-dieno) e do estireno (C6H5CHCH2), conforme a reação de polimerização abaixo:

[pic 4]

O elastômero de estireno-butadieno (SBR) é sintético, mas bastante parecido com a borracha natural, embora menos elástico e mais homogêneo. É utilizada na fabricação das bandas de rodagem de pneus de carros médios e pequenos. Outras aplicações são em adesivos, solados e artefatos técnicos.

Existem vários tipos de SBR, que se diferenciam de acordo com o processo de polimerização utilizado. Ele também é considerado uma borracha de uso geral, onde quase todos os produtos podem ser fabricados total ou parcialmente com SBR em substituição ou em combinação com a borracha natural e outros elastômeros, excluindo-se alguns artefatos industriais, como pneus de aviões e caminhões pesados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com