TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS DO DESCARTE DE REMÉDIOS NO LIXO

Exames: PROBLEMAS DO DESCARTE DE REMÉDIOS NO LIXO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

PROBLEMA1.0. INTRODUÇÃO

O uso de medicamentos tem se tornado essencial para melhoria da qualidade de vida do ser humano, pois produz cura e prolonga anos de vida. Logo temos que saber como usá-los e guardá-los para termos segurança e eficácia nos tratamentos.

Temos que ter a preocupação de como descartar de forma correta estes medicamentos vencidos, para evitarmos problemas ao meio ambiente e as pessoas que possam utilizar de maneira incorreta estes medicamentos descartados nos lixões e em outros lugares. A população desconhece a grande degradação que pode causar ao meio ambiente jogando medicamentos nos lixões, faltam divulgação e orientação nos meios de comunicação por parte do governo e dos responsáveis pela fabricação dos mesmos. O ministério do meio ambiente precisa informar à população que os insumos jogados na natureza podem contaminar os lençóis freáticos, rios e solos.

Logo se conclui que precisamos urgente de medidas dos órgãos governamentais e dos fabricantes de medicamentos para que se tenham lugares específicos para os descartes destes produtos, para que não acabem indos para os lixões, esgotos etc.. Causando assim poluição ao meio ambiente e causando sérios riscos a saúde de toda a população.

2.0. DESENVOLVIMENTO

Hoje se fala muito em preservação do meio ambiente, mais cada dia a população tem aumentado e com isso cresce o consumo de medicamentos e o descarte de maneira indevida dos mesmos no meio ambiente.

2.1. PROBLEMAS CAUSADOS

A medicina tem tido grandes avanços no decorrer dos anos e com isso tem solucionados muitos problemas de saúde, além disso, a população tem mania de auto medicar-se. Hoje a população tem fácil acesso a medicamentos e a maioria tem vários tipos guardados em casa para cura de gripes, dor de cabeça, dor de estômago etc., só que vem o grande problema, após o uso as pessoas não sabem como descartar as sobras, os que estão vencidos, nem imaginam que os mesmos têm alto poder de poluição do meio ambiente e que pode haver intoxicação caso sejam ingeridos indevidamente. Não há nenhum controle sobre os medicamentos estocados em residências, há uma grande falha da nossa legislação que direciona apenas para os estabelecimentos de saúde a fiscalização, deixando o restante da população sem informações ou conhecimentos de como deve ser feito os estoques de medicamentos em residências e como devem ser descartados.

2.2. GRAVES CONSEQUÊNCIAS

No senado a há um projeto de lei que determina que os medicamentos vencidos em residências devam ser devolvidos no próprio local onde foram comprados, mais a maioria da população joga as sobras ou os remédios vencidos nos lixos domésticos, ou seja, vão parar nos lixões, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são jogados no lixo entre 10 mil e 28 mil toneladas de medicamentos por ano onde existem as pessoas que catam lixos e que por falta de conhecimentos acabam fazendo uso dos mesmos e a utilização de medicamentos vencidos é muito perigosa, pois pode não exercer efeito correto e podem causar dano como a intoxicação outros males que muitas vezes levam a óbito. (ANVISA, 2009),

Outro caso que pode ocorrer com medicamentos jogados nos lixões é que logo entram em contatos com muitas bactérias e cria-se o Cho rume que dissolve e coleta as substâncias dos remédios que ali estão jogados e que na maioria das vezes vão direto para os lençóis freáticos contaminando-os, Há também as bactérias que se modificam quando em contato com certos medicamentos, que segundo o docente do curso de farmácia da Universidade de Araraquara Leonardo G. Nogueira (2008), os poluentes mais perigosos são os antibióticos que fazem surgir super bactérias, que são resistentes aos antibióticos e outros remédios.

Os hormônios podem causar alterações endócrinas nos seres humanos e animais.

Estudos mostram que várias substâncias existentes nos remédios são resistentes ao processo de tratamento, e permanecem no meio ambiente por longos períodos, causando assim sérios riscos socioeconômicos e ambientais.

Quando os remédios são jogados na pia de cozinha ou esgotos, podem causar contaminação dos recursos hídricos que provoca diversas doenças na população e extinção de várias espécies da fauna e flora do local.

Conforme estudos 80% a 95% dos remédios ingeridos pela população são eliminados em sua forma original através da urina e pelas fezes. Estes resíduos vão para os esgotos e redes de tratamentos e podem chegar aos rios, lagos e mares causando sérios riscos ao meio ambiente, uma vez que não se consegue eliminar alguns produtos tóxicos provenientes de várias substâncias químicas. (ANVISA,2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com