TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Refugiados da Síria

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Refugiados da Síria

Para explicar de uma maneira simples o que acontece na Síria na atualidade, tenhamos em mente o início de tudo, em 2011, com o descontentamento da grande maioria dos cidadãos com o governo, iniciou-se uma rivalidade entre ambas as partes. A síria, apesar de ser um país pequeno geograficamente, possui sua população formada por diversos povos diferentes em questões religiosas, que não aceitam a forma laica e opção religiosa diferente das de seu grupo.

Após ataques do governo ao primeiro grupo de pessoas em protesto, a população resolveu revidar o ato do governo, porém as divergências religiosas resultou em ataques de povos contra povos, cada um lutando entre sí para defender seus próprios interesses, e todos contra o governo, nada democrático. O que acontece são 3 guerras simultaneas dentro do país (guerra pelo poder, entre os povos e religiosa) tudo isso em uma área menor que o estado do Paraná. E quem mais sofre com tudo isso, são os civis.

No meio de todo esse conflito, Sírios arriscam suas vidas imigrando na esperança de que os países estendam duas mãos para suas necessidades. Segundo dados da ONU de 2016, 13,5 milhões de Sírios dependem de ajuda humanitária, o que equivale a 3/4 da população síria. 70% desses não tem acesso a água potável e mais de 2 milhões de crianças não frequentam a escola.

Os países que mais servem de entrada para refugiados são a Grécia e Itália, adentráveis pelo mar Egeu e Mediterrâneo, já para adentrar na Europa as travessias são realizadas em embarcações precárias e superfaturadas, sem contar do alto risco à vida durante a jornada. Há também a fuga para Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito, com um total de aproximadamente 95% dos refugiados abrigados nestes países.

Ainda não há indícios de que a guerra está prestes à ter um fim, e o sofrimento deste povo permanece dia após dia, com tanta gente fugindo da guerra para países vizinhos, fez com que estivessemos em uma crise humanitária de refugiados, a maior do século segundo a ONU. Para nós, cidadãos comuns de fora de todo este conflito, nos resta a empatia em ajudar com o que for possível e se possível, com doações por exemplo para programas sociais destinados a ajudar refugiados, principalmente crianças como a Unicef, Acnur, Rescue International e a Cáritas, uma ONG para refugiados que atua no Brasil.

Fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_sirios_brasil_ajuda_rm

http://www.politize.com.br/crise-dos-refugiados/

https://g1.globo.com/mundo/noticia/numero-de-refugiados-sirios-supera-a-barreira-de-5-milhoes.ghtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com