TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Segredos Da Cacau Show

Artigos Científicos: Os Segredos Da Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------3

Os segredos da Cacau Show------------------------------------------------------------------------4

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------------7

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------------8

INTRODUÇÃO

Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de 17 anos foi o grande criador de umas das melhores marcas do mundo de chocolate a chamada “Cacau Show”, onde teve o seu grande início no ano de 1989.

Na realização desse conteúdo, teve como fundamento para o aprimoramento dos conteúdos de Teorias da Administração, Introdução a Contabilidade, Introdução a Economia e Matemática visando em foco para o estudo do caso os Segredos da Cacau Show.

Hoje para que um empreendedor deseje abrir o seu próprio negócio e necessário conhecer o ramo que deseja aprimorar, para que assim futuramente não venha sofrer com problemas que poderiam ser resolvidos no presente. A empresa Cacau Show em certo momento sofreu um declínio no seu caixa, para que isso não pudesse causar o fechamento do seu negócio era necessária uma demonstração contábil, sendo que a mais propicia é o balanço patrimonial, onde as contas devem ser classificadas segundo os elementos do patrimônio, juntamente com a DRE. Sendo que a mesma estar inclusa na concorrência perfeita uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. No decorrer do texto haverá situações envolvendo a Cacau Show em fórmulas matemáticas.

Por fim, veremos que cada tema abordado no decorrer do texto, tem sua finalidade em casa questão apresentada no assunto sobre os Segredos da Cacau Show.

Os Segredos da Cacau Show

A partir do estudo de caso “Os segredos da Cacau Show” o empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade, um exemplo disso vem da mesma, onde o fundador tinha apenas 17 anos.

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de qualquer coisa. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. O empreendedor precisa aprender sempre, conhecer seu ramo de atividade e dominá-lo.

As principais características que um empreendedor deve ter, para se preza pelo sucesso de seu negócio. São elas:

1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;

2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes são solitários. Não se pode desistir;

3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever.

5. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

6. Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos;

7. Liderança: O empreendedor deve ser o líder na sua empresa. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida.

O fundador da Cacau Show Alexandre Tadeu da Costa começou seu empreendimento na primeira páscoa no ano de 1988, onde vendeu uma quantidade enorme de ovos de páscoa. Mas com a chegada do verão, a venda dos seus chocolates caiu acentualmente havendo assim um declínio no seu caixa. Para que esse fator não pudesse causar o fechamento do seu negócio era necessária uma demonstração contábil, sendo que a mais propicia é o Balanço Patrimonial, onde as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Podemos entender melhor com essa fórmula contábil:

- Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

- Aplicações = Origens

A DRE tem como objetivo apresentar ao gestor, na forma dedutiva, a composição do resultado de determinado período (exercício social) acompanhada dos detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou o prejuízo líquido do exercício, além de mensurar o lucro e reportar a situação patrimonial em determinados momentos.

Dois comentários ao longo do texto indicam que a empresa enfrenta concorrência sendo que os economistas distinguem quatro modelos teóricos, que se indicam por ordem decrescente de competição: Concorrência perfeita / pura, Concorrência Monopolística, Oligopólio e Monopólio.

O tipo de estrutura na qual a empresa Cacau Show está inclusa denomina-se concorrência perfeita. É uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos. Os motivos que inserem na referida estrutura pode ser destacada em uma empresa que vende um produto padronizado; são aceitantes de preço; os fatores de produção são perfeitamente móveis de longo prazo e as empresas e os consumidores têm informação perfeita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com