TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Os Segredos Da Cacau Show

Artigos Científicos: Estudo De Caso: Os Segredos Da Cacau Show. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas pôde-se observar um interesse crescente em estudos e pesquisas relacionados ao fenômeno empreendedorismo. As características dos empreendedores são estudadas sob o ponto de vista da criação de um negócio, das características do desenvolvimento organizacional e do sucesso destes empreendimentos, pois irá aumentar e estimular o seu conhecimento na área, porque abrange vários conteúdos e situações reais que um administrador terá que enfrentar na sua carreira profissional.

Um grande investimento a ser feito na cidade de Sobral no Ceará é na área de entretenimento e lazer aquático, sendo uma cidade Nordestina, há apenas um parque aquático dentro da cidade de Sobral sendo que o mesmo tem pequeno porte e outros que eram considerados parques aquáticos de prestígio faliram por má administração.

O principal motivo de desenvolver esse tipo de negócio foi por ser um potencial que é pouco explorado na cidade. Um grande ponto forte é a questão do próprio clima da região que é considerado bem quente, chegando atingir temperaturas de 37 a 42 graus Celsius registrado em 2008 pela Fundação Cearense de Meteorologia.

2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II

O Governo Federal vem incentivando cada vez mais a abertura de novos negócios a todos os brasileiros que sonham em ter o próprio negócio. E este é o momento perfeito para dizer adeus ao patrão e ser “dono do próprio nariz”. Mas, é preciso, também, tomar cuidados importantes para alcançar o sucesso. Um dos grandes detalhes que deve ser levado em conta é a escolha do ponto onde irá instalar seu negócio, pois vários detalhes devem ser levados em conta, que são eles: se há o fluxo de muitas pessoas e se o seu negócio vai ou não depender deste fluxo, o valor do metro quadrado dos locais onde pretende instalar sua empresa e veja se não há necessidade de estacionamento, talvez venha a precisar da escolha de um galpão ou até mesmo um ponto em ruas secundárias para resolver o seu problema de localização, mas sempre levando em conta o conforto dos clientes e a distribuição do seu produto. Sem esquecer que umas das grandes vantagens da venda pela internet.

Grandes partes dos empresários brasileiros que são inexperientes optam escolher atividades em um ramo que desconhecem e nunca tiveram experiência. Com a falta de informação sobre a atividade que irão exercer no mercado, não fazem planejamento, onde deveriam fazer uma análise de alguns conceitos, tais como: dos concorrentes, fazendo pesquisa de mercado como pontos de vendas, valores, demanda de produtos, público-alvo, caso não aja as finanças começam a ficarem ruins, as contas se atrasam e o novo empresário fica sem condições de saber como pagara os empréstimos. Ou seja: tentando corrigir um erro, comete outro e complica sua situação financeira ainda mais.

Para que o empreendedor saiba se seu negócio dará certo é preciso de um Plano de Negócio. O Plano de Negócio pode ser definido como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.

Nenhuma empresa irá prosperar por muito tempo caso não venha ser feito o planejamento. A empresa tem que se organizar como se fosse futuramente virar uma franquia. Documentando tudo, planejando o organograma, e a sua necessidade de capital e como mantê-los na empresa. Elaborar a missão e

visão da empresa é uma questão muito importante, pois a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão deve nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização e já a visão deve ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização. Não podendo esquecer que serão necessários alguns sócios ou líderes que irão auxiliá-lo nesse novo negócio. A nova empresa deverá realizar sonhos de muitas pessoas, os seus, o sonho de seus clientes, de seus colaboradores, seus fornecedores e até, das pessoas que você não conhece, todos precisam estar motivados ao relacionar-se com sua empresa, pois antes de tudo sua organização também tem uma missão social. Analisar e pesquisar o que essas pessoas desejam com o seu negócio, a sua atividade com a tentativa atender a esses anseios.

Para muitas pessoas, ir atrás deste sonho de abrir seu próprio negócio pode parecer um “bicho de sete cabeças”. Mas não é tão difícil assim. O ritual de abertura pode parecer complicado, mas está ao alcance de qualquer um, desde que o interessado tenha tempo disponível para cumprir todo o ritual de abertura do empreendimento será necessário alguém para auxiliar o empreendedor, de preferência um profissional da contabilidade, pois existem algumas opções tributárias. Uma microempresa (ME) é um empreendimento (comercial, de serviço ou indústria) com faturamento anual inferior ou igual a R$ 240 mil (R$ 22.000,00 por mês) cujo pagamento de impostos pode ser realizado de forma simplificada. Ou seja, optar pelo SIMPLES (forma de tributação que engloba oito impostos numa única alíquota com valores reduzidos, dentre eles, o IR, PIS, COFINS, INSS, ICMS e IPI). Nem todas as empresas podem optar pelo SIMPLES, principalmente as prestadoras de serviços que exigem habilitação profissional. Portanto, antes de fazer uma opção tributária, o profissional de contabilidade que lhe auxiliará em todo o processo deverá verificar se atividade escolhida se enquadra na alternativa tributária. Agora algumas das formas jurídicas mais comuns na constituição de abrir uma Micro ou Pequena Empresa, com comentários a respeito de empresas para compreendermos a participação de capital estrangeiro, produtor rural e autônomo.

Firma Individual

É aquela constituída por uma única pessoa responsável ilimitada e individualmente pela Empresa (ou pelos seus atos), onde o nome da firma será o do titular. Este tipo de forma jurídica se aplica a atividades de indústria e/ou comércio, sendo que o ativo e o passivo (estoques, máquinas, contas a pagar, etc.) podem ser transferidos a outra Pessoa Jurídica, porém a Empresa em si, por ser firma individual, é intransferível. Cabe destacar, portanto, que a Firma Individual não pode ser vendida nem admite sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com