TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Econômicos

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.535 Palavras (15 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 15

                          [pic 1]

          FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

            SISTEMAS ECONÔMICOS

                                                  CARLA SOARES RODRIGUES

Camaçari, BA

2018.

              Sistemas Econômicos

                                                 

Atividade solicitada como forma de avaliação parcial da disciplina Direito Econômico, ministrada pelo professor Quecio Carneiro pela FAMEC – Faculdade Metropolitana de Camaçari.

 

Camaçari, BA

2018.

                                               INTRODUÇÃO

Conceito de sistemas econômicos

        A forma como o homem vive em sociedade e a sua organização foi modificada de acordo com as necessidades apresentadas. O homem aprendeu a viver em sociedade e nesse tipo de aprendizagem, fez-se necessário uma organização econômica e social.

       Pode-se dizer que toda forma de economia utilizada nas relações sociais é um sistema. De forma mais precisa, um sistema econômico. Conforme Leonardo Vizeu, “ sistemas ou modelos econômicos é a forma pela qual o Estado organiza suas relações sociais de produção, na qual estrutura sua política, isto é, a forma adotada pelo Estado no que se refere à propriedade dos fatores de produção e distribuição do produto do trabalho”.

       Do conceito de sistema econômico, sabe-se também o conceito de forma econômica, onde neste último, há vários tipos de um determinado sistema, modos que se distinguem em função de critérios como o grau de desenvolvimento das forças produtivas, a forma e a dimensão das unidades de produção, a organização dos sujeitos econômicos e o modo de coordenação da economia, entre outros.

        Ainda cabe abordar que o conceito de forma econômica não existe separadamente do conceito de sistema econômico, porque a forma econômica é sempre a forma de um determinado sistema. De acordo com Vital Moreira, “os sistemas econômicos e as formas econômicas não existem. O que existe são as economias concretas que os efetivam”.  

       Na verdade, percebe-se que não há uma economia concreta que se apresente com a realização de um único sistema econômico ou de uma única forma econômica. Cada economia corresponde a uma série de combinações de vários sistemas, onde um irá ser mantido como o dominante.

      A princípio, o mundo adotou dois sistemas econômicos bem definidos: capitalismo e socialismo. Hodiernamente, mediante a necessidade de adaptações para as mudanças da economia mundial, surgiram modelos econômicos que trazem características capitalistas e socialistas.

  1. A Evolução dos diferentes Sistemas Econômicos

       As diferentes sociedades, junto aos diferentes modos de produção de regiões ou períodos distintos trouxeram sistemas econômicos diferenciados, cada sistema supriu a necessidade da época em que foi utilizado, fazendo com que a economia se desenvolvesse independente do meio ou da forma utilizados.  Seguindo a evolução desses sistemas econômicos, observa-se que todos foram de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade. Entre os quais podemos citar:

Sistema Primitivo

       Antes do aparecimento das sociedades organizadas, o Estado ainda não existia e a relação entre as pessoas de um determinado grupo eram baseados no coletivismo, ou seja, tudo o que caçavam, construíam ou encontravam pertencia a todos, de modo que o trabalho, as terras e conquistas eram coletivos.

Sistema Asiático

       Esse modelo representa as primeiras civilizações que formaram sociedades, quando o Estado era totalmente absolutista, gerido por um rei, imperador ou faraó, e tudo se baseava nas crenças religiosas, a maioria politeísta. Portanto a sociedade era estamental, as terras pertenciam somente ao Estado e a economia era basicamente agrícola e, posteriormente, também comercial.

Sistema Escravista

       Já esse sistema é característico das civilizações grega e romana. No período, já havia a formação de cidades e, consequentemente, a divisão de terras, ou seja, o surgimento da propriedade privada. A sociedade continuava estamental, e, deste modo, os mais nobres tinham muitas terras e os menos favorecidos muitas vezes não as possuíam. Portanto a desigualdade social foi crescendo. Também havia uma maior necessidade de escravos para trabalhar nas terras que foram fragmentadas, conquistadas por meio de guerras, fazendo com que eles representassem grande parte da população.

Sistema Feudal

       A sociedade desse sistema era baseada na relação entre senhores e servos. Os senhores eram os proprietários de terras e os servos trabalhavam em troca de proteção, moradia e alimento. A economia era agrícola e autossuficiente em cada feudo. Porém, com o aumento da abertura dos feudos em relação à cidade, com o comércio e a exploração cada vez maior dos servos, esse sistema entrou em crise.

Sistema Capitalista

    Este baseia-se no trabalho assalariado e no lucro. Surgiu na baixa Idade Média, mas teve um grande fortalecimento com a Revolução Industrial, e continua até os dias de hoje. Pode ser dividido em pré-capitalismo, que ocorreu logo no fim do feudalismo, capitalismo comercial, quando os grandes lucros eram gerados pelo comércio, industrial, pela indústria após a Revolução Francesa e financeiro, pelos bancos e instituições financeiras.

Sistema Socialista

       Com o crescimento desordenado da industrialização e, consequentemente, do capitalismo, surgiram questões relacionadas às péssimas condições de trabalho dos assalariados, estruturadas no início por Karl Marx. Ele propunha uma sociedade igualitária, com meios de produção públicos ou coletivos, diminuindo a desigualdade e concedendo a todos seus direitos. Este foi implantado na Rússia, na Revolução de 1917.

  1. Principais Sistemas Econômicos

        2.1- Capitalismo

      O capitalismo é um sistema econômico e social, onde o principal objetivo visa o lucro e a acumulação de riquezas, por meio dos meios de produção. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com