TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conceitos fundamentais de matemática financeira

Seminário: Os conceitos fundamentais de matemática financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Os conceitos fundamentais de matemática financeira:

Porque estudar?

A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na toma de decisões no dia-a-dia. O mercado esta estruturado para vender cada vez mais rápido, por impulso, para você consumidor.

Objetivo: o regime de capitalização simples é também chamado de juros simples, e o regime de capitalização composta, de juros composto.

A taxa básica de juros divulgada a cada reunião do Copom (conselho de política monetária) representa o custo básico do dinheiro na economia. Quanto mais alta for essa taxa, maior será o custo do dinheiro, tanto para o consumidor quanto para as empresas. A contra partia esta na remuneração das aplicações, que também s eleva e pode desestimar o cosumo e os investimentos na produção.

Noções de juros simples: o regime de juros será simples quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor principal ou simplesmente principal e o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Juro simples será propriamente estudar os casos fundamentais no senso comum.

Noções de juros composto: o regime de juros compostos e o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para calculas de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o calculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal.

A partir dos juros simples, se chega aos juros compostos. O que é comum tanto aos juros simples quanto aos juros compostos usamos tais principais itens:

i – que representa a taxa;

n – indica mês, ano ou dia;

VP – valor presente;

VF – valor futuro;

Onde usaremos tais formulas nas próximas etapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com