TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO PRESENTE ENTRE O CONSUMO O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  31/5/2017  •  Dissertação  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA

       

                         ANA CAROLINA PEREIRA DA SILVA

A RELAÇÃO PRESENTE ENTRE O CONSUMO O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

                           ITABIRA 2017

              ANA CAROLINA PEREIRA DA SILVA

 A RELAÇÃO PRESENTE ENTRE O CONSUMO O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ITABIRA 2017

INTRODUÇÃO

Atualmente no mundo que vivemos, cada dia mais estamos cercados pelo consumismo, dessa forma pode-se dizer que o consumismo afeta diretamente e indiretamente o meio ambiente pois cada vez mais que se consume, cada vez mais se produz fadando a sociedade a um ciclo interminável.

A natureza é extremamente tênue quando não há cuidado com a mesma, e conforme aumenta a humanidade, mais o meio em que estamos inseridos é desgastado com a poluição, a degradação do meio ambiente, a insolência planejada que contribui para deterioração do planeta.

O presente trabalho tem como objetivo explanar a relação presente que há entre o consumo o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável

DESENVOLVIMENTO

O meio Ambiente é o meio em que vivemos e habitamos. Na era antiga o ser humano acreditava que o planeta terra continha recursos infinitos para sua estadia, com o passar dos anos o mesmo percebeu que os recursos são finitos, mas ainda assim não buscava um meio de prolongar e preservar a fauna e a flora.

Em contrapartida conforme a humanidade foi evoluindo, com ela cresceu também a ciência e a tecnologia e o consumismo, o ser humano conforme foi crescendo, a sua vontade de querer obter coisas supérfluas também cresceu relativamente.

"Portilho (2005) disserta que o consumo da economia humana excede a capacidade de produção natural e a assimilação de dejetos da ecosfera, sendo feito uso das riquezas produzidas de forma socialmente desigual e economicamente injusta."

No vídeo que serviu como base para essa dissertação que se dá ao título de a história secreta da obsolência planeada é perceptível no momento em que a raça humana deu início ao consumismo desenfreado e como isso com o passar dos anos foi afetando o meio em que vivemos. O vide o foi uma crítica bastante clara para o consumismo desenfreado e o seus pós e contras.

É claro que não há como negar que com a vinda do capitalismo houve grande valorização do dinheiro (apesar da desigualdade econômica) mas em contrapartida cada vez a vontade de comprar coisas desnecessárias aumentou e isso foi prejudicial para o meio ambiente. Principalmente nos países com menos recursos financeiros que lamentavelmente serve como descarte de produtos que não há concerto, já que as empresas que fabricam determinados produtos intencionalmente reduzem sua vida útil para acelerar o processo de compra e venda mais rapidamente na vida do indivíduo.

Holthausen (2006) afirma que:

"O mercado consumidor teve seu grande desenvolvimento a partir da Revolução Industrial, assim entendida, como algo evolutivo, que durou décadas, mas que transformou, por completo, as relações entre consumidores, fornecedores e Estado. A Globalização, o encurtamento das distâncias, tecnologia, aparecimento e desenvolvimento da publicidade e marketing, foram alguns fatores que permitiram que os avanços dos ideais capitalistas e disseminação dos produtos acontecessem no mercado mundial. ”

O problema é que o ser humano precisa de suprimentos para a sua sobrevivência e dessa forma acaba por consumir desenfreadamente a fim de satisfazer suas necessidades pessoais e esquecendo que irão de vim gerações futuras que talvez não poderão desfrutar do mesmo meio ambiente que vivemos sem uma natureza abundante, sem uma fauna e flora diversificada.

O desenvolvimento sustentável é um meio alternativo e ecológico para o ser humano poder suprir suas necessidades sem causas sérios danos ao meio ambiente como ocorre atualmente.

"Para o desenvolvimento ocorrer de forma sustentável, deve ser adotado práticas de produção e de circulação de produtos que não afetem o meio ambiente, e quando afetarem, que seja de forma mínima e que possa vir a ser reparada. Uma vez o ciclo de produção de qualquer que seja o produto ou serviço gera de alguma forma algum impacto ambiental, devendo o consumidor dar preferência a produtos que gerem menos danos ao meio ambiente."

Inicialmente o desenvolvimento sustentável que em um primeiro momento foi introduzido por Maurice Strong, tinha como definição baseada na forma de vida e de desenvolvimento dos países de terceiro mundo assim como descreve Phillipe Pomier em seu texto Do Eco desenvolvimento ao Desenvolvimento Sustentável: Evolução de um Conceito:

" baseado na utilização criteriosa dos recursos locais, sem comprometer o esgotamento da natureza, pois nestes locais ainda havia a possibilidade de tais sociedades não se engajarem na ilusão do crescimento mimético"

Com o surgimento dos tempos modernos, o aumento da humanidade a evolução da tecnologia e da ciência o desenvolvimento sustentável passou a ser fundamental. Ciente disso a ONU (organização das nações unidas) em sua assembleia geral de 1983 criou a comissão mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento a fim de criar medidas para resolver o problema de poluição, degradação do meio ambiente, destruição da natureza, dentre outras palavras medidas protetivas que poderiam buscar diminuir o impacto causado pelo homem ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com