TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR COMO INFORMAÇÃO FINAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA LISTA DE AUDIÇÃO AUDITIVA

Projeto de pesquisa: PARTICIPAÇÃO FAMILIAR COMO INFORMAÇÃO FINAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA LISTA DE AUDIÇÃO AUDITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA COMO REFERENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTADOR DE DEFICIENCIA AUDITIVA.

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................04

2. Objetivos geral e específicos...................................................06

3. Justificativa.............................................................................06

4. Fundamentação Teórica..........................................................08

5. Metodologia..............................................................................11

6. Cronograma.............................................................................12

7. Referências Bibliográficas........................................................13

1.INTRODUÇÃO

Por não frequentarem as escolas, os surdos, no passado eram considerados incapazes de aprenderem. Também por não falarem eram excluídas da sociedade. Assim, privadas de seus direitos básicos, ficavam com a própria sobrevivência comprometida. E com isso que se construía cada vez mais exclusão, tendo inicio primeiramente na família.

Portanto, se a família é a responsável por transmitir os valores culturais e pela socialização com o meio que vive, então tem todo o papel de incluir seus filhos na vida em sociedade, mas para muito isso não acontece, pois surge o preconceito que por ter uma deficiência, a criança é diferente e não deve ir a escola. No entanto, a participação dos pais na vida escolar dos filhos é um fator importante para o desenvolvimento educacional da criança.

O papel da família especialmente dos pais, na vida do surdo é de fundamental importância, pois contribui para que o desenvolvimento dele tenha sucesso. Diante da situação, a família deve ser orientada e motivada a colaborar e participar do programa educacional, procurando uma interação maior ao surdo. Também é importante que a família incentive a prática de tudo que a criança assimila.

Inúmeros são os fatores que intervém na aceitação da surdez, e se revelam de diversas maneiras, desde a descoberta da deficiência, perseverando durante toda a vida. Por isso, é fundamental a família buscar informações, aconselhamentos, devendo considerar, sobretudo a natureza da informação, com o propósito de orientar o surdo sobre a natureza e a extensão da deficiência, quanto aos recursos e serviços existentes para a assistência tratamento e educação, e em relação ao futuro que se reserva ao surdo.

Diante dessas afirmações que se tem uma problemática a ser discutida no decorrer desse projeto, abordando assim este questionamento: Quais as dificuldades enfrentadas pelos filhos que é deficiente auditivo, na ausência dos pais na vida escolar?

Surgindo assim algumas hipóteses que serão analisadas no decorrer do desenvolvimento do projeto:

É possível que a ausência dos pais na vida escolar da criança com deficiência auditiva traga aos mesmos, dificuldades no processo de ensino- aprendizagem.

É possível que a parceria entre escola e família se tenha um melhor desenvolvimento na aprendizagem da criança surda.

É possível que a participação dos pais no planejamento pedagógico da escola traga contribuições importantes para o desenvolvimento escolar de seus filhos.

Através dessas problemáticas que podemos destacar a importância de desenvolver esse projeto, pois está centrado no empenho de caráter cientifico que tem como objetivo geral Investigar a participação da família no processo de ensino-aprendizagem dos filhos com deficiência auditiva, e quais benefícios que esta participação trará aos mesmos.

Entretanto, muito se discute sobre a importância da família na vida escolar de seus filhos, principalmente quando se fala de deficiências, logo surgem os preconceitos e os tabus, mas é uma discussão que precisa existe, pois vivemos hoje uma sociedade que aborda muito a inclusão, não só apenas de deficientes, mas de toda a sociedade.

A pesquisa será produzida com dados bibliográficos, em um período de um ano, desde a coleta de dados bibliográficos até a construção da monográfica.

2. OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Investigar a participação da família no processo de ensino-aprendizagem dos filhos com deficiência auditiva, e quais benefícios que esta participação trará aos mesmos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

▪ Identificar quais dificuldades os educandos com deficiência auditiva enfrentam com a ausência dos pais na vida escolar.

▪ Verificar de que maneira a escola está estimulando a participação dos pais na vida escolar dos alunos com deficiência auditiva.

▪ Analisar a importância que a família exerce no desenvolvimento escolar do portador de deficiência auditiva

3. JUSTIFICATIVA

Portanto, o papel da família é planejar oportunidades para ajudar o individuo a se desenvolver, no meio em que vive. Mostrando ao seu filho surdo que sua deficiência não impede que o ele cresça e tenha uma vida normal como qualquer outra pessoa. Para isso existe uma linguagem para as pessoas com deficiência auditiva a "Linguagem de Sinais"- LIBRAS.

A educação do aluno surdo começa no lar e prosseguir na escola. Para isso é importante para os alunos, pais e professores estarem atentos na comunicação, dando assim aos alunos surdos viver socialmente iguais às outras normais. A pessoa, seja ela diferente ou não, precisa desenvolver sua auto-estima, sentir-se segura e protegida num mundo físico e emocional aprendendo a conviver com os outros e interpretar por si suas capacidades e limitações.

Diante disso buscamos pesquisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com