TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Por:   •  26/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 7

                           

AVALIAÇÃO TEÓRICA 1 – AV1

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA: PATOLOGIA

PROFESSORA: ANA CLÁUDIA VIEIRA

TURNO: Noturno              Turma: ARA0074                                              DATA:____/____/_____.

ACADÊMICO (a): _______________________________

  1. (0,5) Complete as lacunas a seguir e marque a opção CORRETA.

“A necrose ____________ é observada em casos de infarto cerebral e em inflamações mediadas por microorganismos. No entanto, em casos de isquemias em outros tecidos observa-se a necrose ______________. Em casos de pancreatite aguda identifica-se a necrose ___________ e calcificação ____________ (decorrente da combinação de cálcio com ácidos graxos). Diferentemente, a calcificação _____________ é observada em casos de hipercalcemia.”

  1. Coagulativa; liquetafiva; gordurosa; metastática; distrófica.
  2. Liquefativa; coagulativa; gordurosa; metastática; distrófica.
  3. Liquefativa; coagulativa; gordurosa; distrófica; metastática.
  4. Coagulativa; gordurosa; liquefativa; distrófica; metastática.
  5. Liquefativa; gordurosa; coagulativa; distrófica; metastática

  1. (0,5) Pigmentos são substâncias de origem exógena ou endógenas que acumulam nos tecidos conferindo-lhes determinada coloração. A respeito dos pigmentos, assinale a alternativa correta.
  1. Hemossiderose está relacionada aos cados de icterícia neonatal.
  2. Bilirrubina é um pigmento endógeno não relacionado ao metabolismo da hemoglobina.
  3. Hemossiderina é um pigmento exógeno que acumula ferro intracelular.
  4. Melanina em excesso pode ser identificada em lesão de melanomas.
  5. Lipofuscina é um pigmento que forma grânulos intracitoplasmáticos responsável pelo albinismo.

  1. (0,5) A cicatrização é o processo pelo qual um tecido lesado é substituído por tecido conjuntivo vascularizado semelhante, quer a lesão tenha sido traumática, ou ocasionada por necrose. Dentre os vários tipos de cicatrização, podemos caracterizá-las em cicatrização de primeira e por segunda intenção. A respeito desse assunto, podemos afirmar:

(     ) Cicatrização de primeira intenção temos uma ferida linear, pouco traumática, com perda mínima de substâncias.

(    ) Ferida irregular, traumatizada, com perda de substâncias (comum em úlceras), se caracteriza como de segunda intenção.

(       ) Ambas as vias de cicatrização produzem uma cicatriz final de pequeno tamanho e volume.

  1. V-F-V
  2. F-F-V
  3. V-V-F
  4. V-V-V

  1. (0,5) Um jovem de 16 anos de idade sofreu um trauma na região abdominal quando o veículo o qual estava dirigindo colidiu em alta velocidade em um poste. Devido ao trauma, uma pequena porção do lobo esquerdo do fígado teve que ser removido. Várias semanas depois ao procedimento realizado, o paciente foi submetido ao exame de tomografia computadorizada (TC), a qual constatou que houve recuperação quase que total do tamanho da parte do órgão que havia sido removida. Qual dos seguintes processos é o que melhora explica esse achado do exame de TC?
  1. Apoptose
  2. Displasia
  3. Metaplasia
  4. Hiperplasia
  5. Hipertrofia
  1. (0,5) Nas lesões reversíveis ocorrem alterações morfológicas e funcionais que regridem ao estado original caso o agente agressor seja removido. Principais causas de lesão celular:

(    ) Privação de oxigêncio (hipóxia ou anóxia) – asfixia, altitudes extremas.

(    ) Isquemia, como em obstrução arterial.

(    ) Agentes físicos – trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico, radiação.

(    ) Agentes químicos – álcool, medicamentos, poluentes ambientais, venenos, drogas ilícitas.

(    ) Agentes infecciosos – vírus, bactérias, fungos, protozoários.

(    ) Alterações nutricionais – obesidade, desnutrição.

  1. V-V-V-V-V-V
  2. V-F-V-F-V-F
  3. F-F-F-F-F-F
  4. F-V-F-V-F-V
  5. V-V-V-F-V-V

  1. (0,5) “A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorrexe e cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo para fora da célula, além do aumento da eosinofilia. Já a aparência morfológica da necrose resulta da desnaturação das proteínas intracelulares e/ou da digestão enzimática. A partir disso, esse processo de morte celular poder classificado em diversos tipos de necrose, apresentados a seguir.

Necrose de Coagulação: é característica da morte por hipóxia em todos os tecidos, à exceção do cérebro. Com isso a acidose intracelular desnatura proteínas e enzimas bloqueando a proteólise celular. O tecido, ainda, apresenta a textura firme e a manutenção da sua arquitetura, com preservação do contorno celular por pelo menos alguns dias.

Necrose de liquefação: é característica de infecção bacterianas ou fúngicas, pois estas estimulam o acúmulo de células inflamatórias, sendo as células mortas completamente digeridas por enzimas. O resultado é a transformação do tecido em massa viscosa.

Necrose caseosa: esse termo é derivado da aparência semelhante a queijo branco da área necrótica. É uma forma distinta de necrose de coagulação, encontrada comumente em focos de tuberculose, os quais são caracterizados por reação granulomatosa.

Necrose gordurosa: se refere as áreas de destruição de gordura que ocorre como resultado da liberação de lipases pancreáticas ativadas no parênquima pancreático.

Diante do exposto, dentre os mais diversos tipos de necrose, a que mais se apresenta devido a isquemia é a necrose de coagulação, nos tecidos em geral. No tecido nervoso, após uma isquemia, qual é o tipo de necrose observada? Assinale a alternativa correta:

  1. Necrose gordurosa
  2. Infarto isquêmico
  3. Necrose de liquefação
  4. Gangrena gasosa
  5. Necrose caseosa

  1. (0,5) A morte celular programada ou apoptose celular é imprescindível para o desenvolvimento dos animais. Nos tecidos de um ser humano saudável, a casa dia, bilhões de células ativam um programa de morte intracelular, por mecanismos celulares complexos e variados. Sobre a apoptose, indique a alternativa correta.
  1. Muitas células, no início do período de sua funcionalidade, entram em apoptose.
  2. A apoptose é uma morte celular não programada.
  3. O sinal que desencadeia a apoptose é intrínseco a célula.
  4. A apoptose nunca ocorre, por exemplo, no remodelamento de tecidos e órgãos durante o seu desenvolvimento.

  1. (0,5) As degenerações são lesões reversíveis e possuem como principal característica o depósito intracelular de substâncias que são consideradas inofensivas para as células. Sobre as degenerações, analise as afirmativas a seguir:

I.A esteatose é uma degeneração muito comum no fígado e é caracterizada por acúmulo de colesterol nas células que usualmente o armazena.

II.Uma das possíveis causas da degeneração hidrópica é a redução na produção de ATP, que pode ocorrer em situação de hipóxia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com