TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA 2 SEMESTRE UNOPAR.

Trabalho Universitário: PEDAGOGIA 2 SEMESTRE UNOPAR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será feto uma análise criteriosa sobre um artigo sobre a infraestrutura das escolas dentro de uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização deste estudo, tivemos acesso a uma base de dados do Inep com 263.833 escolas, incluindo públicas e privadas, rurais e urbanas. Foram feitas filtragens nessa base, inicialmente por meio da variável Situação de Funcionamento.

Como base de estudo foi utilizado como critério para caracterizar a infraestrutura, se utilizaram dois blocos de itens, Caracterização e Infraestrutura e Equipamentos, que englobam desde a variável 32 (Água consumida pelos alunos) até a variável 41d (Acesso à internet).

Todos os dados recolhidos foram disposto em tabelas para se analisar de forma simples e criteriosa assim facilitando de forma significativa o entendimento do estudo.

DESENVOLVIMENTO

No artigo, o estudo inicialmente foi feito através de analise de quadros onde, variáveis dicotomizadas (divididos em partes) para a montagem do banco de dados utilizado para a análise da Teoria da Resposta ao Item (TRI) onde se conseguiu através de quadros analisar fatores, escolas tanto da rede publica estatuais e da rede particular tiveram os mesmo critérios de avaliação onde se pode com clareza estudar itens que vão desde ,Sanitário fora do prédio, Sanitário dentro do prédio, Quadra de esportes coberta e Quadra de esportes descoberta a infra estrutura em um contesto geral .

O grande aprendizado dentro da analise deste TCC sera entender como é feito um estudo ,como é feita a analise dos gráficos ,que fatores podem se utilizar como meio de busca de informações e como analisa-los.

Alguns itens foram retirados das análises por não permitirem

a dicotomização ou seja (Dividir em duas partes, classes ou grupos. Separar em várias partes). ou por exigirem um julgamento de valor relativo à quantidade no processo de dicotomização. Esse procedimento foi necessário devido à opção metodológica de se utilizar o modelo logístico dicotômico de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Todo estudo foi divido em partes ou categorias como, Elementar ,Básica, Adequada, Avançada, onde se juntou estes fatores para se criar um método de analise.

Com base na escala, foi feita uma análise dentro do artigo comparativa da infraestrutura escolar por região do país e por dependência administrativa.

Com o estudo vai se entendo como o senário politico utiliza a educação como desculpas ,e que no final a educação acaba sendo largada de lado, exemplificado a questão da eficiência e da ineficácia das politicas publicas com a educação, falam da relevância da infraestrutura das escolas para o aprendizado dos alunos, (onde se prega que o estado tem que investir e o município retruca que não tem condições),se não se tem investimento na formação e aperfeiçoamento de mão de obra, onde o estado empurra a responsabilidade para o município e o município pra o estado A divisão de obrigações de obrigações entre estado e município nada mais é do que um jogo politico ,para ninguém tomar a rédea da situação assim possibilitando e facilitando gestões fraudulentas e desvio de verbas que numa esfera de grandes proporções empurra a qualidade das intuições e do estudo no país para baixo.

Durante a pesquisa do artigo itens foram analisados de forma criteriosa sendo eles todos itens de infraestrutura escolar ou seja itens que fazem parte do dia a dia escolar e que estão dentro das instituições escolas independente se municipal estadual ou particular.

Alguns Itens pesquisados.

 Descrição

 Parâmetro

 Discriminação dificuldade

 Água

 Sanitário

 Cozinha

 Esgoto

 Energia elétrica

 Tv

 Dvd

 Sala de diretoria

 Computadores

 Impressora  Internet

 Sala de professores

 Parque infantil

 Laboratório de informática

 Copiadora

 Sanitário para educação infantil

 Biblioteca quadra esportiva

 Sanitário para deficiente físico

 Dependências para deficiente físico

 Laboratório de ciências

 Sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com