TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 3 GESTAO DA QUALIDADE

Por:   •  25/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PROELETRONIC

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM III

LEONARDO FELIPE GERALDO PINTO

PARAISÓPOLIS MG 2019

PROELETRONIC

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Qualidade, apresentado à Universidade Paulista – UNIP

LEONARDO FELIPE GERALDO PINTO

PARAISÓPOLIS MG 2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................

3

1 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE ...................................................................

4

2 CONTABILIDADE ..............................................................................................

6

3 ESTATÍSTICA APLICADA ................................................................................

8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................

9

REFERÊNCIAS .................................................................................................... .

10

INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais antigos a qualidade faz parte das preocupações e exigências do homem. Fornecer ou consumir produtos e serviços adequados, que valham o valor a ser pago ou trocado sempre foi algo praticado pela humanidade.

Até o século XIX, tudo era fabricado por artesãos e seus ajudantes eram bem orientados e vigiados de perto, não existia um controle de qualidade como nas empresas atuais, porém com a sistemática antiga de produzir exatamente de acordo com a demanda, com orientação dos experientes que sabiam passo a passo de cada etapa da confecção, a qualidade estava assegurada, assegurando também a reputação dos produtos, que naquela época era recomendada pessoalmente pelos clientes satisfeitos.

Com o passar dos anos muita coisa mudou, com a Revolução Industrial  houve um aumento muito grande na produção, surgiram maquinários projetados capacitados a produzir em grandes quantidades. Segundo Marx (1984), a Primeira Revolução Industrial mudou a forma de pensar dos indivíduos, suas relações com a família e com o trabalho, uma vez que o artesão que trabalhava em todas as partes de um determinado objeto passa a produzir apenas uma parte desse todo, alterando sua relação com o objeto.

Marx (1992) ainda explicita que “devido à divisão de trabalho no interior dos diferentes ramos, assiste-se ao desenvolvimento de diversas subdivisões entre os indivíduos que cooperam em trabalhos determinados”. Sendo assim fez-se necessária a repaginação na forma de inspecionar e manter a qualidade. Mas somente após a Segunda Guerra Mundial é que de fato a indústria foi impulsionada ao controle de qualidade.

Atualmente as empresas como exemplo a Proeletronic, apresentam um setor especifico para o controle da qualidade de seus produtos, sendo de responsabilidade da chamada: Gestão da Qualidade, que atua na coordenação da equipe gerindo os processos relacionados à área, com objetivo de melhorar a eficiência dos processos produtivos, reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes.

  1. FUNDAMENTOS DA QUALIDADE

A Proeletronic utiliza o controle da qualidade como método para definir padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. Considera o grau de satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade, como um todo. As propriedades dos produtos são testadas, para a certificação de um padrão de qualidade. Além do controle interno, existem órgãos que regulamentam tais padrões e especificações técnicas.

A empresa possui a certificação ISO9001-2015 e recentemente foi aprovada com nota “A” pela certificadora Intertek na auditoria de responsabilidade social. Segundo Turrioni (2003), a obtenção da qualidade no setor de serviços pode ser visto como um processo contínuo e o cliente é membro fundamental para o reconhecimento das organizações  na  comunidade  que  esta  organização  serve. A gestão de qualidade da Proeletronic acontece de maneira contínua, iniciando-se no projeto. Nesta etapa são desenvolvidos fornecedores que devam atender os critérios exigidos pela empresa, com a finalidade de evitar transtornos,

como: devoluções, retrabalhos, atraso nas entregas, dentre outros.

Estes permanecem em monitoramento para constatação da sua eficiência através da inspeção do produto que acontece não só no momento final, mas garantindo que haverá precisão em todas as etapas. O controle do processo é articulado pela gerência, mas executado pelo pessoal da linha de frente com autonomia.

O sistema de garantia da qualidade é por meio do gerenciamento de dados e tecnologias que permitam compreender o processo produtivo tanto de forma macro, quanto identificar problemas pontuais que possam afetar o ciclo.

Resumidamente o setor que compreende a qualidade tem como objetivo, melhorar continuamente os produtos, processos e pessoas da organização para a satisfação do cliente.

Com uma simples implantação de planilhas de controle avaliativa de fornecedores, a empresa reduziu expressivamente gastos desta natureza destinando a lucratividade para investimentos em diversos setores.

A busca constante por melhorias, tanto de produto quanto de processo, tem elevado o nível do produto final e tornam os processos produtivos mais eficientes.

Tal prática eleva a qualidade do processo produtivo. Isso porque levar em conta a racionalidade econômica aumenta a capacidade competitiva.

  1. CONTABILIDADE

De acordo com o balanço patrimonial da Proeletronic, apresenta-se como bens ativos: maquinários, frota de veículos, unidades sede e filial, estoque de produtos acabados e matéria prima.

A empresa também apresenta aplicações financeiras. Com relação ao passivo, apresenta-se pagamentos referentes a terceirização de serviços, duplicatas a pagar, obrigações trabalhistas como: FGTS, GPS, salários, férias, décimo terceiro e impostos fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com