TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Curso de Gestão em Recursos Humanos UNIP

Por:   •  19/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.076 Palavras (17 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMILA GONÇALVES DE ALMEIDA VICTORIANO

RA 1655415

SUPRIMED COMÉRCIO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA

PIM I

SÃO PAULO

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMILA GONÇALVES DE ALMEIDA VICTORIANO

RA 1655415

SUPRIMED COMÉRCIO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista.

Orientador: Profª Rosana Basilio

SÃO PAULO

2017

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma análise entre a teoria e a prática dos conceitos estudos nas disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e as Técnicas de Informática, com base em pesquisa de campo e levantamento de dados do funcionamento atual da empresa Suprimed Comércio de Produtos Agropecuários Ltda, presente no mercado de distribuidores de produtos agropecuários e veterinários desde 2005. Apontaremos as técnicas e teorias administrativas utilizadas nos departamentos que compõem a empresa, os tipos de comunicação interna e externa realizadas em seu dia a dia, bem como, as ferramentas de comunicação e informação presente em sua organização como um todo, desde os meios de contato até os sistemas integrados utilizados.

Palavras-chave: Teoria – Prática – Administração – Comunicação – Sistemas

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .......................................................................................................05

2.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO...............................................................07

3.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL..........................................................................09

4. TECNICAS DE INFORMÁTICA ............................................................................12

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................14

6.REFERÊNCIAS ......................................................................................................16


1. INTRODUÇÃO

O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM I) tem como objeto de estudo a empresa Suprimed Comércio de Produtos Agropecuários LTDA. No ramo de comércio e distribuição de produtos agropecuários e veterinários, empresa de pequeno porte, segue no mercado de distribuição desde 2005 sob essa denominação, distribuindo produtos na capital, regiões litorâneas e interior de São Paulo, bem como o Grande ABC, sob a administração dos sócios fundadores Gilvanio Bernardes de Faria e Anderson Amaral, que além de sócios são primos, naturais de Minas Gerais, denominados com a função  Gerente Administrativo e Gerente Comercial respectivamente.

Atualmente a empresa conta com 12 funcionários, distribuídos nas áreas administrativas, faturamento, estoque, vendas internas e financeiro, além de uma equipe de vendas de 20 representantes comerciais autônomos, responsáveis pelas vendas externas.

A empresa está estrategicamente situada na região da Mooca, bairro tradicional da cidade de São Paulo, próxima a importantes vias de acesso, o que facilita sua logística de recebimento e despacho de mercadorias para as demais regiões. Os principais produtos distribuídos são de medicamentos veterinários para animais de pequeno e grande porte, vacinas, produtos de higiene e de controle de pragas, por se tratar de uma empresa distribuidora, os produtos por ela distribuídos pertencem a laboratórios parceiros, com regiões de distribuição pré-determinadas e exclusivas, além de participação de pequenos laboratórios que permitem a distribuição por regiões diversas sem delimitação. Seus principais fornecedores atualmente são Alere SA, Chemone Industria Química do Nordeste, Hertape Saúde e Bem estar Animal, Laippe do Brasil, MSD Saúde animal, Real H Nutrição e Saúde Animal, Vansil Saúde Animal, Vet Bras Saúde e Nutrição Animal e Zoetis.

Atualmente os principais concorrentes da empresa Suprimed são Demarc Santo André Comércio de Produtos Veterinários, Biopet Distribuidor Vacinas e Medicamentos Veterinários, Global Vet Distribuidora de Produtos Veterinários, no entanto, por se tratar de um ramo com áreas de distribuição especificas, a concorrência ocorre de maneira respeitosa e de parceria com o intuito de resguardar o cliente-alvo e manter um ambiente amistoso.

O cliente-alvo da empresa objeto de estudo deste projeto, são veterinários proprietários de clinicas e/ou pet shops, além de pequenas e grandes lojas de produtos agropecuários podendo estender também a produtores rurais e veterinários autônomos.

        No decorrer deste projeto estaremos apresentando aspectos relacionados ao modo como a empresa em questão realiza sua administração, a base teórica utilizada como fundamento de suas práticas, a importância da área de comunicação empresarial e como se dá esse processo na empresa, além de verificarmos as técnicas de informática utilizadas em todos os processos desta.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Este projeto tem como principal função observar de forma qualitativa as técnicas e teorias administrativas utilizadas na prática dos processos gerenciais e decisóriais da empresa acima mencionada, no que tange, ao aprimoramento de habilidades e competências que um administrador de empresas necessita para ser efetivo em suas ações.        

De acordo com a pesquisa realizada, é possível verificar que a administração da empresa é apoiada em práticas apontadas pela Teoria Neoclássica, pois esta, embora se baseie em postulados clássicos da administração, como a divisão de trabalho, hierarquização, eficiência, tem em vista não apenas a eficiência, mas também o resultado, ou seja, a eficácia.  

        A Teoria Neoclássica tem como precursor Peter F. Drucker (1909-2005), Drucker entendia que as teorias clássicas não deveriam ser descartadas em face de suas problemáticas muito criticadas pelas escolas ou teorias posteriores, mas sim, utilizada como base para uma forma mais moderna de gerir, ou administrar uma organização, levando em consideração todas as contribuições não apenas desta, como de todas as outras teorias, com intuito de detectar o que efetivamente funciona e o que não funciona em cada um destes postulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com